Quais são as 6 camadas de um condutor de média tensão?

Perguntado por: Guilherme Rocha de Freitas  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (37 avaliações)

A maioria dos cabos de média tensão possuem seis camadas, as quais vamos falar a seguir.
...
Cabos de Média Tensão: Constituição
  • Uma camada semicondutora interna, que serve como a blindagem do condutor.
  • Uma camada de isolação em XLPE ou TR XLPE.
  • Uma camada semicondutora externa, que serve como a blindagem da isolação.

Quais são os fios de média tensão?

As linhas de média tensão são aquelas com tensão elétrica entre 2,3 kV e 44 kV, e são muito fáceis de serem vistas em ruas e avenidas das grandes cidades, frequentemente compostas por três fios condutores aéreos sustentados por cruzetas de madeira em postes de concreto.

Qual as principais características de um cabo de média tensão?

Características do cabo de média tensão

O condutor é feito de Cobre nu, têmpera mole, ou alumínio, com mínimo de 105 MPa, encordoamento classe 2, redondo compacto. Sua espessura de isolação é muito maior comparando-se aos cabos de baixa tensão justamente para suportar as altas tensões.

Onde e como os cabos de alta e média tensão são utilizados?

Os cabos elétricos de alta tensão são amplamente utilizados nos mais diversos segmentos para a ligação de equipamentos em: Subestações; Edificações comerciais; Edificações industriais e outros segmentos que funcionam em alta tensão.

O que é classe de tensão de um cabo?

A classe define se o condutor é um fio, cabo (rígido) ou cabo flexível. A Classe 1 destina-se somente a condutores sólidos (fios) e a Classe 2, a condutores encordoados (cabos rígidos). Para condutores flexíveis existem as Classes 4, 5 e 6, sendo a Classe 6 mais flexível que a 5, e a Classe 5 mais flexível que a 4.

Cabo de MÉDIA TENSÃO, detalhes INCRÍVEIS! ?

18 questões relacionadas encontradas

O que é encordoamento Classe 5?

Classe de encordoamento

Vamos as classificações: Classe 1: fios sólidos. Classe 2: cabos rígidos. Classes 4 ou 5: cabos flexíveis.

O que é cabo Classe 2?

Encordoamento Classe 2 – Fios encordoados, caracterizando-se pela rigidez do conjunto; Encordoamento Classe 4, 5 e 6 – Fios bem finos encordoados, caracterizando-se pela flexibilidade do conjunto.

Qual tipo de cabo é utilizado nas redes compactas de distribuição de energia?

Cabo Mensageiro - cabo utilizado para sustentação dos espaçadores e separadores, e para proteção elétrica e mecânica na rede compacta.

Qual o tipo de condutor é normalmente utilizado nas redes de distribuição convencionais?

Utilizam-se condutores de alumínio com alma de aço CAA, ou sem alma de aço CA, nus ou protegidos. 3.1 – Tipos de Redes Aéreas. A rede aérea é constituída de um conjunto de alimentadores urbanos de distribuição e seus ramais que alimentam os transformadores de distribuição e os pontos de entrega na mesma tensão.

O que é um cabo coberto?

Condutor recomendado para instalações em redes compactas aéreas de distribuição de energia.

Como dimensionar cabos de média tensão?

Uma das etapas mais simples do dimensionamento de instalações elétricas de média tensão é a definição da seção dos condutores por capacidade de condução de corrente, utilizando as tabelas da norma ABNT NBR 14039 [1].

O que é considerado baixa média e alta tensão?

O sistema de distribuição é composto pela rede elétrica e pelo conjunto de instalações e equipamentos elétricos que operam em níveis de alta tensão (superior a 69 kV e inferior a 230 kV), média tensão (superior a 1 kV e inferior a 69 kV) e baixa tensão (igual ou inferior a 1 kV).

Qual é a tensão dos fios dos postes?

A tensão encontrada nos postes variou entre 38 e 110 volts.

O que é cada fio no poste?

Nos postes, os três fios que ficam na parte de cima são os de média tensão, que alimentam os transformadores. Os quatro fios que vão embaixo são de baixa tensão e saem dos transformadores para alimentação das casas: são três fases e um neutro.

É característica da rede de distribuição convencional?

Rede de Distribuição Aérea Convencional: É o tipo de rede elétrica mais comum no Brasil, onde os condutores elétricos não possuem isolamento e por isso essas redes estão mais vulneráveis à ocorrência de curto-circuito.

Quais os tipos de rede de distribuição?

As redes de distribuição de energia elétrica no país possuem basicamente três tipos de linhas: de alta, média e baixa tensão.

Quais são os três sistemas de ligação das redes de distribuição primária?

Na Figura 1.8, vemos três diagramas utilizados em redes de distribuição primária, a saber: sistema radial; sistema em anel; sistema radial seletivo.

O que é rede de distribuição compacta?

Basicamente, a rede de distribuição aérea compacta é um conjunto formado por cabo de aço e cabos cobertos ou protegidos, fixados em estruturas compostas por braços metálicos, espaçadores losangulares ou separadores de fase confeccionados em material polimérico.

O que é uma rede compacta?

A Rede Compacta é formada por um conjunto de acessórios. Essa estrutura é composta por: cabos de aço, isoladores de ancoragem, condutores cobertos e espaçadores (losangulares ou verticais) confeccionadas em material polimérico. Além disso, sua sustentação é feita através do cabo de aço, chamado de mensageiro.

O que é uma estrutura compacta?

São estes complexos argiloso-húmicos que determinam a estrutura do solo. A estrutura designa-se compacta se os elementos argilo-húmicos estão dispersos e os elementos do solo são envolvidos numa massa argilosa e constituem um bloco.

O que é cabo Classe 4?

CLASSE 4: Composto por 45 condutores (Flexível). CLASSE 5: Composto por 75 condutores ( Extra flexível). Emendas. Não é possível se obter uma boa emendar de cabos flexíveis e fios sólidos pelo fato de o fio conter apenas um condutor e o cabo vários fios finos.

Como especificar cabo?

Para especificar os fios e cabos adequados, é necessário conhecer as cargas do sistema, a extensão do circuito e os tipos de dutos, ou seja, se serão eletrocalhas, eletrodutos fechados, abertos, entre outros.

Quando usar cabo PVC ou XLPE?

O PVC (Cloreto de Polivinila) é um termoplástico que suporta temperaturas de até 70 °C no condutor. O HEPR (Etileno Propileno) é um termofixo que suporta temperaturas de até 90 °C no condutor. O XLPE (Polietileno Reticulado) é um termofixo que suporta temperaturas de até 90 °C no condutor.

Artigo anterior
O que é crédito presumido de PIS e Cofins?
Artigo seguinte
O que significa preservar o solo?