Quais são as 3 fases básicas da vida útil de um documento?

Perguntado por: Diogo Marques  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (51 avaliações)

As fases de produção, manutenção e uso e destinação final).

Quais são as 3 respectivas fases de um documento?

Os documentos passam por três fases de arquivamento para cumprirem seu ciclo vital: fase corrente, fase intermediária e fase permanente. Essas fases são definidas conforme fatores como frequência de consulta, nível de importância e vigência administrativa.

Quais são os 3 tipos de arquivo?

Tipos de arquivo
  • Os arquivos podem ser divididos em:
  • Ativo ou temporário – São os que contêm documentos em uso constante;
  • Inativo ou intermediário – São os que contêm documentos de menor frequência de uso. ...
  • Morto ou permanente – São os que contêm os documentos de frequência praticamente nula.

Quais são as etapas que constituem o ciclos de vida do documento?

As fases do ciclo de vida de documentos
  1. Fase corrente. A primeira fase do ciclo de vida de documentos, a fase corrente, é quando o documento tem a sua maior importância. ...
  2. Fase intermediária. ...
  3. Fase permanente.

Quais são as fases de um arquivo?

Os documentos passam pelas etapas de elaboração, revisão, aprovação, treinamento e distribuição, registrando o responsável por cada uma destas etapas. Também conta com um controle de distribuição de documentos por versão, considerando permissões de acesso específicas e logs de atividades a cada documento.

Arquivologia - Ciclo de vida dos documentos: teoria das 3 idades

45 questões relacionadas encontradas

Quais são as funções de um arquivo?

Objetivo do arquivo

No entanto, qualquer que seja a finalidade de um arquivo, as suas funções básicas são as mesmas: guardar e conservar os documentos, de modo a serem utilizados para atender a interesses, seja esses administrativos, pessoais e/ou históricos.

Quais os métodos de arquivo?

Conheça algumas técnicas de arquivamento de documentos eficientes para utilizar
  1. Arquivamento por assunto. Uma das técnicas mais utilizadas para a gestão de documentos é o arquivamento por assunto. ...
  2. Método alfabético. ...
  3. Método numérico. ...
  4. Método eletrônico. ...
  5. Método geográfico. ...
  6. Método temático.

O que significa ciclo de vida de um documento?

O ciclo vital dos documentos é definido como uma “[...] sucessão de fases por que passam os documentos (corrente, inter- mediária, permanente), desde o momento em que são produzidos até sua destinação final (eliminação ou guarda permanente)” (BRASIL, 2004a).

Qual o ciclo vital dos documentos ou teoria das três idades?

A Teoria das Três Idades corresponde às fases de um documento, compreendidas desde a sua produção até o destino final, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente. Saiba tudo sobre essa teoria.

Quais são as três idades?

Teoria das Três Idades
  • Corrente: É arquivo ativo, de uso frequente, geralmente uso administrativo. ...
  • Intermediário: É arquivo semi-ativo, de uso administrativo. ...
  • Permanente: É arquivo inativo, de valor histórico, que será recolhido.

Quais são as classificações dos arquivos?

Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato.

Quais são os tipos de arquivo na administração?

Os tipos de arquivos e suas diferenças
  • Arquivo ativo. O arquivo ativo é aquele que é acessado com frequência, por isso, deve sempre estar em um local de fácil acesso e visibilidade. ...
  • Arquivo inativo. O Arquivo inativo é acessado esporadicamente, não é alimentado e não é usado para consulta com frequência. ...
  • Arquivo morto.

Quais são os tipos de arquivamento?

Existem diversos métodos de arquivamento que podem ser utilizados, sendo que 4 tipos são considerados básicos e mais comuns. São eles: alfabético, numérico, geográfico e ideográfico.

Quais são as três fases básicas de um processo de gestão?

A seguir, destacamos as cinco principais fases do processo de gestão empresarial:
  1. Pré-análise. Este primeiro passo tem como foco gerar um profundo conhecimento sobre o negócio, sobre sua proposta e sobre o mercado dentro do qual ele se insere. ...
  2. Planejamento. ...
  3. Execução. ...
  4. Checagem. ...
  5. Ação.

O que é a fase de tratamento de documentos?

O que é o tratamento de documentos? Podemos definir o tratamento de documentos como o conjunto de procedimentos que envolve a preparação dos itens para o armazenamento e gestão. Pode ser dividido em 4 etapas: avaliação, classificação, descrição e indexação.

Como é feita a classificação de documentos?

Existem 4 principais formas de se classificar documentos: por espécie, gênero / formato, assunto e relevância.

Quais são os documentos de Primeira Idade?

Arquivo de primeira idade ou corrente: Constituído por documentos que são consultados frequentemente, e estão em setores de trabalho, ou seja, próximos do seu produtor. Ainda estão vigentes, cumprindo funções administrativas e auxiliando na tomada de decisões.

Qual o tempo de vida de um documento?

Nela são definidos os prazos para guarda de documentos e a destinação. Alguns documentos, por exemplo, como notas fiscais, extratos bancários e comprovantes de pagamento, tem um prazo prescricional de 5 anos, conforme a lei.

O que seria o ciclo de vida de um arquivo dentro de uma tabela de temporalidade?

Ciclo de vida

Essa coluna avalia a fase do documento, considerando o trajeto que começa na produção e termina na destinação final.

Quais as idades de um arquivo?

1- Arquivo corrente ou primeira idade; 2- Arquivo intermediário ou segunda idade; 3- Arquivo permanente ou terceira idade.

O que são métodos de arquivamento?

Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (ARQUIVO NACIONAL, 1992), Método de Arquivamento é uma sequência de operações que determina a disposição dos documentos de um arquivo ou coleção, uns em relação aos outros, e a identificação de cada unidade.

O que são técnicas de arquivo?

As técnicas de arquivamento são um conjunto de regras a serem seguidas para garantir ainda mais a ordem na documentação de uma empresa. Dentro das técnicas de arquivamento existentes, há diversas alternativas que podem servir para organizar documentos.

Quais os tipos de arquivos e suas diferenças?

Os arquivos físicos são aqueles organizados em pastas, que são guardados em gavetas e armários, impressos em papel. Já os arquivos digitais são aqueles que são gerados em computador, e ficam arquivados em dispositivos como tablets, celulares, etc.

O que é um documento e qual sua função?

Um documento é qualquer registro de informações, independentemente do formato ou suporte utilizado para registrá-las. Instituída pela ciência arquivística, a definição supra possui caráter generalista, o que significa que certas ciências ou alguns de seus ramos especializados podem adotar definições mais específicas.

Qual a importância de um arquivo?

a principal finalidade do arquivo é servir à administração, constituindo-se, consequentemente, em base de conhecimento da história. As funções básicas dos arquivos são a guarda e a preservação dos documentos, visando a sua utilização.

Artigo anterior
Quando eu abro o Google Chrome a barra de tarefas some?
Artigo seguinte
Como criar suspense em uma narrativa?