O que são interferentes laboratoriais?

Perguntado por: Afonso Paulo de Barros  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (19 avaliações)

Entendendo os Interferentes em Imunoensaios
Interferência é o efeito de uma substância presente em uma amostra que altera o valor correto de um resultado. O potencial de interferências afeta todos os testes laboratoriais, como também todos os fabricantes.

O que são interferentes?

✓ Interferente: é uma espécie que causa erro na análise pelo aumento ou diminuição da quantidade que está sendo medida.

Quais são os interferentes na coleta?

Interferentes e motivos de reconvocação
  1. 1 – Hemólise. ...
  2. 2 – Anticoagulante inadequado. ...
  3. 3 – Temperatura inadequada. ...
  4. 4 – Tempo decorrido entre a coleta do material e o recebimento da amostra. ...
  5. 5 – Medicamentos. ...
  6. 6 – Transfusão sanguínea. ...
  7. 7 – Contaminação.

O que são erros laboratoriais?

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o erro laboratorial pode ser definido como a “falha de uma ação planejada que não se completou como foi proposta, ou o uso de um plano incorreto para alcançar uma meta, que pode ocorrer em qualquer parte do ciclo do laboratório (desde o pedido da análise até o ...

Quais os interferentes da fase analítica?

Em relação à coleta de amostras, vários fatores atuam como interferentes na qualidade das amostras de sangue, como o tempo de contato prolongado do soro ou plasma com as células, a existência de hemólise em proporção variável, a temperatura incorreta de armazenamento das amostras, o uso incorreto dos anticoagulantes, o ...

Interferentes analiticos no hemograma - Biomedicina

32 questões relacionadas encontradas

O que pode interferir na coleta de sangue?

6 fatores que alteram os resultados de exames de laboratório
  • Postura. ...
  • Jejum. ...
  • Hábitos alimentares. ...
  • Álcool e tabaco. ...
  • Prática de atividade física. ...
  • Uso de medicamentos.

São fatores que afetam a coleta de sangue exceto?

São considerados fatores que afetam a coleta de sangue, EXCETO: A)Falta de garroteamento prolongado. B)Escolha do anticoagulante. C)Local da punção. D)Calibre da agulha.

Por que o sangue não sai na coleta?

Há muitos fatores que podem influencia no fato do profissional conseguir ou não coletar a amostra de sangue para exame, como, por exemplo, a condição das veias do paciente, a experiência do profissional, a angulação da inserção da agulha, o calibre da agulha, a preparação do membro para a correta visualização e ...

Quais os fatores de interferência na fase Pré-analítica?

As condições pré-analíticas comumente abordadas no laboratório clínico incluem variação cronobiológica, gênero, idade, posição, prática de atividade física, dieta, jejum e uso de drogas para fins terapêuticos ou não.

Quais são os principais interferentes nos exames hematológicos e bioquímicos?

A interferência endógena é originada por substâncias encontradas naturalmente na amostra do paciente. Podem ser substâncias naturais ou fatores relacionados à saúde: hemólise (hemoglobina e outras substâncias), bilirrubina, lipídios, proteínas, anticorpos, etc.

Quais são as fases Analiticas?

Fase analítica: corresponde à etapa de execução do teste propriamente dita. Fase pós-analítica: inicia-se no laboratório clínico e envolve os processos de validação e liberação de laudos, encerrando-se após o médico receber o resultado final, interpretá-lo e tomar sua decisão.

Quais os tipos de erros laboratoriais?

9 erros mais comuns em laboratórios de análises clínicas
  • Recepção inadequada. ...
  • Coleta imprópria. ...
  • Armazenamento incorreto de amostras. ...
  • Análise rigorosa das amostras coletadas. ...
  • Interpretação incorreta dos laudos. ...
  • Erros de digitação. ...
  • Controle do faturamento. ...
  • Controle de estoque.

Como evitar erros no laboratório?

Assegure o preparo adequado do paciente e a identificação de informações importantes que podem impactar no diagnóstico correto: medicamento em uso, data da última menstruação, problemas metabólicos, etc. 5. Automatizar etapas do processo, sempre que possível.

Quais são os tipos de exames laboratoriais?

9 tipos de exames laboratoriais que você não pode ignorar
  • Hemograma.
  • Colesterol.
  • Ureia e Creatinina.
  • Papanicolau.
  • Exames de urina.
  • Exames de fezes.
  • Glicemia.
  • Transaminases (ALT e AST) ou TGP e TGO.

Quais fatores podem interferir nos resultados da urinálise?

O transporte inadequado da amostra de urina pode impactar diretamente na sua qualidade. Idealmente, amostras sem conservantes e não refrigeradas devem ser processadas em até 2 horas após a coleta para evitar a lise de hemácias e piócitos e a intensa multiplicação bacteriana.

Quais os cuidados preliminares devemos ter antes da coleta?

É necessário que o paciente siga as orientações do laboratório:
  1. Jejum de 3 horas;
  2. Pausa sexual por 2 dias antes de realizar o exame;
  3. Não andar de bicicleta ou praticar equitação nos 2 dias que antecedem o exame;
  4. Após ser submetido a alguns exames o paciente tem que aguardar um prazo maior para fazer a coleta de sangue.

O que são interferências químicas?

= [M+] [e-] /[M0] Page 34 34 Chama química – interferência química Reação entre um concomitante da matriz com o elemento de interesse alterando a taxa de formação de átomos no estado fundamental.

O que é mascarar o interferente?

O que significar mascarar uma espécie interferente? R: Mascarar a resposta eletroquímica da espécie de interesse, isto é, descartar a espécie que interfere na análise.

O que é uma amostra química?

Amostra: porção representativa da espécie ou composto a ser analisado. Analito: produto químico de espécies já analisadas. Técnica: conjunto de informações escolhidos para definir a análise de uma amostra. Método: conjunto de operações e técnicas para definir o composto de interesse.

O que é uma fase Pré-analítica?

Saiba o que é: A fase pré-analítica é o período entre a solicitação do clínico até a realização do exame no laboratório e inclui a requisição do exame, a orientação sobre a coleta, a preparação e a coleta do material ou amostra do paciente, o transporte até o laboratório clínico e o cadastramento.

O que são variáveis pré analíticas?

A fase pré-analítica laboratorial é um conjunto de processos que antecedem a realização dos exames e é de extrema importância na interpretação correta dos resultados.

Quais são as principais interferências analíticas que a amostra do paciente pode sofrer gerando resultados insatisfatórios?

Fatores como coleta inadequada, armazenamento e transporte das amostras contribuem para erros nas análises laboratoriais, sendo que estas amostras insatisfatórias devem ser descartadas, pois geram resultados equivocados, tendo como consequência uma interpretação falsa pelo médico.

O que acontece quando não sai sangue da veia?

O sangue grosso pode levar à formação de coágulos, o que pode levar ao entupimento de uma veia, impedindo a circulação do sangue e aumentando o risco de trombose, o que provoca sintomas como dor e inchaço no local, mais frequentemente nas pernas e alterações na coloração do local na pele.

Porque não acha veia?

As vezes por estresse desencadeado pelo medo da punção venosa, pode haver liberação de adrenalina na circulação e as veias ficarem menores por um determinado período. Chamamos este fenômeno de vasoconstrição. O frio também pode ajudar a diminuir o tamanho das veias.

Quando não consegue pegar a veia?

Faça uma compressa de calor na área. O calor faz com que as veias dilatem e fiquem mais fáceis de achar. Apalpe com a técnica adequada. Ao contrário do que diz a cultura popular, você deve tocar o braço, não dar tapinhas nele, pois fazê-lo pode causar hematomas.

Artigo anterior
Qual é a base mais forte?
Artigo seguinte
O que é uma luz linearmente polarizada?