Quais recursos tem juízo de retratação?
Perguntado por: Clara Reis | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.6/5 (39 avaliações)
- Indeferimento da petição inicial, artigo 331 caput CPC .
- Improcedência Liminar do pedido, artigo 332 § 3º CPC.
- Sentença sem resolução do mérito, artigo 485 § 7º CPC.
Quais recursos cabe retratação?
QUAIS RECURSOS ADMITEM JUÍZO DE RETRATAÇÃO? RECURSO EM SENTIDO ESTRITO,AGRAVO EM EXECUÇÃO E CARTA TESTEMUNHÁVEL.
Quais recursos cabe juízo de retratação CPC?
De acordo com o CPC/73, o juízo de retratação pode ser exercido nas seguintes hipóteses: a) indeferimento da petição inicial, no prazo de 48 horas. Nesse caso, se não houver reforma, os autos serão encaminhados imediatamente do tribunal, sem contrarrazões (art.
Quais recursos criminais admitem juízo de retratação?
O recurso em sentido estrito, muitas vezes chamado de recurso criminal, permite o juízo de retratação por parte do juiz, que pode reformá-la ou mantê-la, encaminhando o recurso à instância superior para que e proceda ao seu reexame. Previsto no art.
O que juízo de retratação?
O juízo de retratação é a oportunidade conferida à autoridade julgadora de rever, parcial ou totalmente, sua decisão, seja por razões de mérito (conveniência e oportunidade), seja por razões de legalidade.
COMO FAZER O JUÍZO DE RETRATAÇÃO NOS RECURSOS
Quando é cabível o juízo de retratação?
Nesse sentido é o entendimento da doutrina: "Da sentença que extingue o processo sem resolução do mérito cabe apelação. Essa apelação possui um efeito peculiar: permite o juízo de retratação, pelo órgão jurisdicional, no prazo de cinco dias (art. 485, §7°, CPC).
O que é juízo de retratação no processo penal?
No recurso em sentido estrito, há previsão de juízo de retratação (art. 589, caput, CPP), pondendo o juiz reformar sua decisão, após o oferecimento das razões e das contrarrazões. Deverá, pois, o recorrente, colocar uma fórmula pedindo a retratação, nas razões do recurso.
Quais recursos criminais admitem a possibilidade de efeito de retratação efeito regressivo?
494 do CPC. Como dito, denomina-se efeito regressivo a faculdade que alguns recursos atribuem ao órgão a quo de reconsiderar a decisão atacada. Por excelência, os recursos dotados desse efeito são o agravo de instrumento, o agravo interno e o agravo no recurso extraordinário ou no recurso especial.
Quais recursos penais têm efeito suspensivo?
Regra geral: os recursos não têm efeitos suspensivos. Obs.: A apelação, quando interposta de sentença condenatória, terá sempre efeito suspensivo. Efeito Regressivo, diferido ou iterativo: trata-se do efeito do recurso que autoriza o órgão prolator da sentença da decisão a se retratar.
É cabível a desclassificação nos termos do art 419 do CPP?
419 DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL - Verificado que a conduta do agente não se subsume a tipo penal previsto no rol de crimes dolosos contra a vida, a sua desclassificação é medida que se impõe, nos termos do art. 419 do Código de Processo Penal, cabendo a remessa dos autos ao juiz competente que não o Tribunal do Júri.
Quando cabe juízo de retratação CPC 2015?
486, caput e respectivo § 1.º, do CPC/15. De outro lado, uma vez interposto referido recurso de apelação, cabe ao juízo de primeiro grau, prolator da sentença apelada, o juízo de retrata- ção no prazo (impróprio) de 5 (cinco) dias.
Quais recursos permitem que o juiz volte atrás em sua decisão após intimar a parte fazendo o denominado juízo de retratação?
JUÍZO DE RETRATAÇÃO
Em RESE, é possível que o juiz que proferiu a decisão se arrependa e volte atrás após as contrarrazões do recorrido. Como é uma peculiaridade da peça, a FGV sempre pontua o pedido de retratação, que deve ser fundamentado no art. 589 do CPPArt. 589.
O que acontece se o juiz não se retratar?
§ 1o Se não houver retratação, o juiz mandará citar o réu para responder ao recurso. § 2o Sendo a sentença reformada pelo tribunal, o prazo para a contestação começará a correr da intimação do retorno dos autos, observado o disposto no art. 334.
Quais hipóteses de recurso com efeito regressivo?
O efeito regressivo está presente em todas as espécies de agravo. No recurso de apelação o Novo Código de Processo Civil prevê tal efeito em três hipóteses: na sentença de indeferimento da petição inicial, na sentença de improcedência liminar e no caso do artigo 485, § 7º.
O que pode ser alegado na apelação criminal?
g) ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: As teses alegadas no recurso de apelação podem envolver: a) nulidades; b) extinção da punibilidade; c) absolvição (art. 386 do Código de Processo Penal); d) redução de pena; e) direitos subjetivos do acusado.
Quando a apelação criminal tem efeito suspensivo?
Efeito suspensivo da apelação criminal
O efeito suspensivo é excepcional e só ocorre quando a lei estipular. Ele impede que a decisão produza consequências imediatas em virtude da interposição do recurso de apelação. A apelação criminal não tem efeitos suspensivos quando a sentença absolve o réu — conforme o art.
O que é um recurso com efeito suspensivo?
Significa que foi recebido um recurso e a decisão proferida anteriormente não terá efeito até que ocorra o novo julgamento.
Quando a apelação não tem efeito suspensivo CPP?
III – Dos Efeitos do Recurso de Apelação
O efeito suspensivo da Apelação em caso de condenação é a regra. Todavia, há exceção para evitar a manutenção do réu preso ou ser recolhido. Outrossim, se a sentença é absolutória a Apelação não terá efeito suspensivo, não impedindo a imediata colocação do réu em liberdade, cf.
É admissível o juízo de retratação no recurso de apelação?
Em regra o juiz não pode se retratar da sentença proferida, exceto para corrigir de ofício ou a requerimento, inexatidões materiais ou erros de cálculo, ou por meio de embargos de declaração (provocação da parte), nos termos do disposto no artigo 494 do CPC.
É possível o juízo regressivo no agravo interno?
É importante apontar que o parágrafo 2º do artigo 1.021 mostra que o agravo interno admite juízo de retratação. Isso quer dizer que ele pode causar efeito regressivo na decisão interlocutória, caso o relator perceba que o recurso apresenta fato e direito para tal.
Quando o juiz pode se retratar CPP?
Direito processual penal 2
(juízo de retratação) -art. 589 , cpp -: O juiz só pode retratar-se uma vez e nem sempre vai gerar RESE, mas uma retratação (art. 589). c) Suspensivo: Não existe no agravo em execução....
Que denegar a apelação ou a julgar deserta?
XV - que denegar a apelação ou a julgar deserta; A denegação se refere à inadmissibilidade do recurso de apelação, quando decretada pelo juízo que proferiu a sentença. A deserção diz respeito somente à falta de preparo, em se tratando de ação penal privada.
É possível o juízo de retratação no agravo de instrumento?
No caso do agravo de instrumento, não há previsão legal do momento próprio para que o juiz a quo exerça o juízo de retratação. A lei dispõe, tão-somente, que "se o juiz comunicar que reformou inteiramente a decisão, o relator considerará prejudicado o agravo" (art. 529 do CPC).
Quando o juiz pode alterar a sentença?
Publicada a sentença, o juiz só poderá alterá-la: I – para corrigir-lhe, de ofício ou a requerimento da parte, inexatidões materiais ou erros de cálculo; II – por meio de embargos de declaração.
Pode o juiz anular a própria sentença?
Ao juiz é defeso anular a própria sentença, devendo o inconformismo do agravante ser manejado na via recursal da apelação ou, eventualmente, por meio de ação rescisória.
O que fazer para diminuir a ascite?
Como é dividida a pensão militar?