É permitido trabalhar em feriado municipal?
Perguntado por: Rui Gil de Sá | Última atualização: 7. Mai 2025Pontuação: 4.7/5 (28 avaliações)
Assim, de acordo com a Constituição Federal e a legislação trabalhista, o trabalho nos feriados, independentemente de ser nacional, estadual ou municipal, resulta no direito de receber o dia em dobro ou ter folga compensatória, sem prejuízo do recebimento do salário, de acordo com artigo 7º, incisos XV, da Carta Magna ...
O que acontece se trabalhar no feriado municipal?
Se o colaborador exceder a jornada normal de trabalho durante um feriado, as horas extras podem ser aplicáveis. De forma, as horas extras são remuneradas com acréscimo de, no mínimo, 50% sobre o valor da hora normal de trabalho, conforme estabelece a legislação trabalhista.
O que a CLT diz sobre feriado municipal?
Essa determinação é expressa no artigo 70 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) que diz: “Art. 70 – Salvo o disposto nos artigos 68 e 69, é vedado o trabalho em dias feriados nacionais e feriados religiosos, nos termos da legislação própria. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967).”
Como funciona feriado municipal para empresa?
Os feriados municipais não são considerados ponto facultativo, seguindo a mesma lógica dos feriados estaduais e nacionais. Assim, as empresas que operam na região são orientadas a conceder a folga remunerada aos seus colaboradores.
O que diz a lei sobre feriado municipal?
Os empregados tem direito de não trabalharem em dias feriados nacionais, estaduais e municipais. Se trabalharem em algum desses dias, terão direito a uma folga compensatória (além da folga semanal) ou ao pagamento pelo dia trabalhado, em dobro.
TRABALHO NO FERIADO: QUAIS OS DIREITOS ?
Qual a diferença entre feriado municipal e estadual?
Os feriados civis ou nacionais são declarados em lei federal. Já os feriados religiosos constam de lei municipal. Os feriados de âmbito estadual são aqueles correspondentes á data magna do Estado, e devem ser verificados junto á legislação estadual.
Quem pode decretar feriado municipal?
Cabe aos governadores e prefeitos a tarefa de declarar quais as datas que serão consideradas feriados em seus estados e municípios, dentro do limite legal.
Quais são os feriados que não pode trabalhar?
- 01 de janeiro: Confraternização Universal.
- 21 de abril: Tiradentes.
- 01 de maio: Dia do Trabalho.
- 07 de setembro: Independência.
- 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida.
- 02 de novembro: Finados.
- 15 de novembro: Proclamação da República.
- 25 de dezembro: Natal.
É permitido trabalhar em feriado municipal São Paulo SP?
O feriado deve ser estabelecido a partir da sede da empresa. Ou seja, se a empresa fica localizada na cidade de São Paulo, o trabalhador tem o direito ao feriado. Atividades consideradas essenciais têm autorização para trabalhar.
Sou obrigado a trabalhar no aniversário da cidade?
Em resumo, **não é obrigatório trabalhar no feriado municipal**, a não ser que haja um acordo entre empregado e empregador.
Quem trabalhar no feriado municipal e hora extra?
Mesmo que o dia do feriado seja considerado ponto facultativo, se o empregado trabalhar deverá receber em dobro. O artigo 9º, da Lei 605/49, disciplina que o trabalho nos dias de feriados civis e religiosos deverão ser pagos em dobro, portanto, não há dúvidas quanto ao pagamento.
O que é um feriado municipal?
Eles são, na verdade, dias de descanso obrigatórios determinados pelos prefeitos, baseados na legislação específica de cada município.
O que acontece se eu me recusar a trabalhar no feriado?
Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), faltar sem justificativa ao trabalho durante o feriado é considerado um ato de indisciplina, sujeito a punições. As punições podem variar de acordo com as políticas internas da empresa e com o tipo de contrato de trabalho estabelecido entre o empregador e o empregado.
Quais são os feriados que a empresa tem que pagar?
- 01 de janeiro: Confraternização Universal.
- 30 de março: Paixão de Cristo (data conforme calendário 2018)
- 21 de abril: Tiradentes.
- 1º de maio: Dia Mundial do Trabalho.
- 7 de setembro: Independência do Brasil.
- 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida.
Quando é feriado no município e o funcionário trabalha em outro?
Se o profissional reside em uma cidade onde é feriado local, mas trabalha em outra, deve comparecer ao trabalho normalmente. Em caso de descumprimento do acordo, ambas as partes podem sofrer sanções trabalhistas, como o desconto do dia trabalhado se o funcionário não comparecer ao trabalho.
Qual o limite de feriados municipais?
Feriados municipais
Os municípios podem declarar, em lei municipal, até quatro feriados religiosos, de acordo com a tradição local, entre eles a Sexta-Feira da Paixão.
Como fica os feriados com a nova lei trabalhista?
Lei não proíbe o serviço nesses dias, mas determina a necessidade de convenção coletiva para os estabelecimentos funcionarem; medida deve entrar em vigor em março de 2024. O governo federal vai voltar a exigir algumas medidas para permitir o trabalho em feriados em diversos segmentos do comércio.
Pode trabalhar em feriado santo?
Segundo o advogado trabalhista Leonardo Lage da Motta, quem tiver que cumprir jornada em feriado nacional, como na Sexta-feira Santa, tem direito a receber em dobro, ou seja, mais um dia trabalhado no pagamento. Outra alternativa é acordar um dia para uma folga compensatória.
Pode aplicar advertência por falta no feriado?
O QUE ACONTECE SE O EMPREGADO FALTAR NO TRABALHO NO DIA DO FERIADO? Se a empresa estiver incluída no rol de atividades indispensáveis pela lei ou pelas normas coletivas e o empregado deveria ter trabalhado no feriado, mas faltou ao trabalho sem justificativa, poderá levar uma advertência.
Sou obrigada a ir trabalhar no feriado?
Em regra, a CLT proíbe o trabalho em feriados nacionais e religiosos.
Quais feriados pagam em dobro?
Feriados devem ser pagos dobro para quem trabalha em regime de escalas? Sim, normalmente, o domingo e o feriado trabalhado deve ser pago em dobro, veja a seguir.
Quais feriados é obrigatório fechar?
Os feriados existentes para fins trabalhistas são os feriados religiosos, os dias de guarda, declarados em lei municipal, de acordo com a tradição local e em número não superior a quatro, neste incluída a Sexta-Feira da Paixão. Não esquecemos de mencionar exceções previstas em leis temáticas (ex.
São Paulo feriado municipal?
O dia 25 de Janeiro é considerado feriado municipal, ou seja, apenas na cidade de São Paulo.
Quantos feriados são permitidos por lei?
Art. 1º São feriados nacionais os dias 1º de janeiro, 1º de maio, 7 de setembro, 15 de novembro e 25 de dezembro. Art. 2º Só serão permitidas, nos feriados nacionais, atividades privadas e administrativas absolutamente indispensáveis.
Pode trocar feriado municipal?
A legislação trabalhista não determina quais as datas podem ser negociadas, portanto, todos os feriados previstos em lei, seja federal, estadual ou municipal, podem ser trocados por dia útil.
Quanto tempo dura passaporte?
Como acabar com o barulho do ventilador?