Quais profissionais compõem a equipe de saúde da família?

Perguntado por: Mafalda Loureiro  |  Última atualização: 15. November 2024
Pontuação: 4.9/5 (8 avaliações)

Equipe de Saúde da Família (ESF) Composição mínima de 01 (um) profissional médico, enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde, cumprimento de 40 horas semanais para todos os profissionais membros da equipe.

Quais os profissionais da Saúde da Família?

A Equipe de Saúde da Família (eSF) é multiprofissional, composta no mínimo por médico, preferencialmente da especialidade medicina de família e comunidade, enfermeiro, preferencialmente especialista em saúde da família; auxiliar e/ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde (ACS).

Quem faz parte da equipe de Saúde da Família?

Composição das equipes

É recomendável que a equipe de uma unidade de Saúde da Família seja composta, no mínimo, por um médico de família ou generalista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Quais os profissionais que são contemplados na equipe de Saúde da Família?

As possibilidades de profissionais para composição do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) são: assistente social; profissional de educação física; farmacêutico; fisioterapeuta; fonoaudiólogo; profissional com formação em arte e educação (arte educador); nutricionista; psicólogo; terapeuta ocupacional; médico ...

Fazem parte da equipe de Saúde da Família os seguintes profissionais?

Poderão compor o NASF profissionais das seguintes categorias: médico acupunturista, pediatra, ginecologista/obstetra, homeopata, psiquiatra, geriatra, internista (clínica médica) ou médico do trabalho; assistente social; profissional/professor de educação física; farmacêutico; fisioterapeuta; fonoaudiólogo; ...

RESUMÃO ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA - ESF SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

36 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre equipe de Atenção Básica e equipe de saúde da família?

Equipe de Atenção Primária - eAP: a eAP difere da equipe de Saúde da Família - eSF em sua composição, de modo a atender às características e necessidades de cada município, e deverá observar as diretrizes da Política Nacional da Atenção Básica - PNAB e os atributos essenciais da Atenção Primária à Saúde, como acesso de ...

Qual é a diferença entre UBS e USF?

Geralmente a unidade básica atende um bairro inteiro, já a USF tem um médico generalista, um médico do Programa Saúde da Família e mais uma equipe multidisciplinar que atende até 3,5 mil habitantes em uma área definida”, diz.

Quantas pessoas a equipe de Saúde da Família é responsável?

Cada equipe de Saúde da Família (eSF) deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a média recomendada de 3.000 pessoas, respeitando critérios de equidade para essa definição.

Quantos ACS por equipe de Saúde da Família?

COMPOSIÇÃO DA ESF

O número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 750 pessoas por agente e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe.

O que são profissionais da atenção primária?

Na sua essência, a atenção primária à saúde (APS) cuida das pessoas, em vez de apenas tratar doenças ou condições específicas. Esse setor, que oferta atendimento abrangente, acessível e baseado na comunidade, pode atender de 80% a 90% das necessidades de saúde de um indivíduo ao longo de sua vida.

Qual o principal objetivo do Programa Saúde da Família?

Para o Ministério da Saúde, o PSF é uma estratégia que visa atender indivíduo e a família de forma integral e contínua, desenvolvendo ações de promoção, proteção e recuperação da saúde.

Quais são as principais características do Programa Saúde da Família?

Caracteriza-se pela sintonia com os princípios da universalidade, eqüidade da atenção e integralidade das ações. Estrutura-se, assim, na lógica básica de atenção à saúde, gerando novas práticas e afirmando a indissociabilidade entre os trabalhos clínicos e a promoção da saúde.

Quais os 5 cinco princípios gerais da Estratégia Saúde da Família?

doutrinários, que são os da universalidade, da equidade e da integralidade, e organizacionais, que são os da regionalização e hierarquização, da resolubilidade, da descentralização e da participação da sociedade.

Quais as equipes que atuam na Atenção Básica?

As equipes que realizam ações de Atenção Básica deverão selecionar um dos tipos de equipe que se seguem: 55 - Equipe de Atenção Básica (eAB), 56 - Equipe de Atenção Básica com Saúde Bucal Modalidade I (eABSBM1) e 57 - Equipe de Atenção Básica com Saúde Bucal Modalidade II (eABSBM2).

O que significa saúde familiar?

A saúde familiar, como o nome indica, abrange o bem-estar físico e mental de todos os membros de uma família. Essa área vai olhar para a saúde do núcleo familiar como um todo, pensando na situação de cada pessoa e como isso afeta o grupo.

Como montar uma equipe de eSF?

A eSF deverá ser composta por médico generalista ou especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade; enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família; auxiliar ou técnico de enfermagem; e agentes comunitários de saúde.

Quem são os agentes comunitários de saúde?

Tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS.

Quem pode ser coordenador da Atenção Básica?

Profissional de nível superior, preferencialmente com experiência em Atenção Primária à Saúde, que atue com carga horária semanal de 40 horas e que não seja integrante das equipes vinculadas à Unidade de Saúde da Família (USF) em que exercer a função de Gerente de Atenção Primária.

Qual o papel do ACS para o trabalho da equipe de Saúde da Família?

Nesse sentido, o ACS tem um papel fundamental no cuidado em saúde no contexto da atenção primária. Ele está, centralmente, envolvido no conjunto de ações desenvolvidas no âmbito da ESF, especialmente, no que tange à promoção e à proteção da saúde, assim como à prevenção de agravos.

Quantas pessoas o médico do PSF tem que atender por dia?

cada turno de 4 horas no PSF, considerando que, segundo a consulente, "o médico profissional, por lei, tem o dever de atender apenas 16 (dezesseis) pacientes por cada 04(quatro) horas de trabalho".

O que o agente de saúde não deve fazer?

O que o agente de saúde não deve fazer? O agente de saúde não deve realizar diagnósticos médicos, prescrever medicamentos, realizar procedimentos médicos invasivos ou administrar tratamentos. Também não deve interferir nas perspectivas culturais ou pessoais dos atendidos.

Quantos ACS por área?

Área, na Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde - é o conjunto de microáreas cobertas por uma equipe de ACS (01 instrutor/supervisor e, no máximo, 30 Agentes Comunitários de Saúde) dentro de um mesmo segmento territorial.

Qual é a composição mínima da equipe de saúde da família?

Equipe de Saúde da Família (ESF)

Composição mínima de 01 (um) profissional médico, enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde, cumprimento de 40 horas semanais para todos os profissionais membros da equipe.

O que compõem a UBS?

As unidades contam com uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, cirurgião-dentista, técnicos de higiene dental e de enfermagem, agentes comunitários de saúde e profissionais de apoio administrativo.

Qual é a carga horária de trabalho das equipes de Saúde da Família e da atenção básica e como deve ser o funcionamento das unidade de saúde US De acordo com a Pnab?

Recomenda-se que as Unidades Básicas de Saúde tenham seu funcionamento com carga horária mínima de 40 horas/semanais, no mínimo 5 (cinco) dias da semana e nos 12 meses do ano, possibilitando acesso facilitado à população.

Artigo anterior
Quanto tempo a injeção Dexalgen faz efeito?
Artigo seguinte
Por que o PIB do Brasil diminuiu?