Quais são os principais produtos do alto forno?

Perguntado por: Emanuel Santos de Matos  |  Última atualização: 10. August 2024
Pontuação: 5/5 (23 avaliações)

O alto forno produz ferro gusa como seu principal produto, contendo cerca de 4,5 % de carbono, 0,3 a 0,7 % de silício, 0,01 a 0,04 % de enxofre, no máximo 0,1 % de fósforo e cerca de 0,1 5 de manganês.

Quais são os produtos de alto-forno?

Os produtos das reações que ocorrem no alto-forno são o ferro-gusa e a escória, escoados no estado líquido para a base do reator e separados por diferença de densidade. O ferro-gusa é conduzido por canais refratários para os carros torpedos para ser transportado para as aciarias.

Quais são os subprodutos do alto-forno?

Seus subprodutos são: chapas grossas e finas, vergalhões, arames, perfilados, barras, entre muitos outros.

Quais são as 3 Matérias-primas principais utilizadas no alto-forno?

Para a produção do ferro gusa em alto forno, são necessárias as seguintes matérias-primas para cada tonelada de material produzido:
  • Minério de ferro: cerca de 1700 Kg;
  • Coque (um tipo de carvão): cerca de 500 Kg;
  • Óxido de cálcio (CaO) ou óxido de magnésio (MgO): cerca de 140 Kg;
  • Ar quente: cerca de 1800 Kg.

Quais os componentes irão oferecer é manter a alta temperatura dentro do alto-forno?

Em resumo, sinter, pelotas, coque e material fluxante serão carregadas para dentro do alto-forno através do topo do forno. O gás para redução é criado na região das ventaneiras pela reação do coque com o ar quente injetado pela parte inferior do alto-forno, e que está a uma temperatura de 1000 °C à 1200 °C.

Funcionamento de um Alto forno

44 questões relacionadas encontradas

Quais produtos são feitos com a escória do aço?

  • Bases de estrada.
  • Asfalto.
  • Aterro/Terraplanagem.
  • Agregado para concreto.
  • Cimento (grande utilização da Escória de Alto-Forno granulada devido a sua hidraulicidade)
  • Aplicações especiais (lã mineral, lastro ferroviário, material para cobertura, isolamento, vidro, filtros, condicionamento de solo e produtos de concreto)

Quais são os principais produtos siderúrgicos derivados do minério de ferro?

As formações ferríferas compostas de hematita e sílica, denominadas itabiritos, se constituem nos maiores depósitos de ferro. Cerca de 99,0% do minério de ferro produzido são utilizados na fabricação de aço e ferro fundido. Outras aplicações são as indústrias de ferro-ligas e cimento.

Como é o processo de alto-forno?

O alto-forno é um reator vertical, com formato de cuba, que opera em regime de contracorrente, isto é, a carga sólida (minério de ferro e/ou pelota e/ou sínter; carvão vegetal ou coque; e fundentes) descende do topo do forno até a região do cadinho, enquanto que os gases ascendem desde as ventaneiras até a goela do ...

Para que é usado o calcário no alto-forno?

O calcário atua como fundente, ou seja, ele reage pela sua natureza básica com as substâncias estranhas ou impurezas contidas no minério e no carvão – geralmente de natureza ácida – diminuindo o seu ponto de fusão e formando a escória, subproduto do processo clássico do alto-forno, em outras palavras, o calcário reage ...

Quais são os tipos de calhas utilizadas no alto-forno?

No mercado estão disponíveis quatro tipos de calhas: de PVC, alumínio, aço galvanizado e de aço inoxidável. A principal diferença entre esses modelos está no material utilizado.

Qual é o combustível do alto-forno?

No alto-forno podem ser utilizados dois tipos de combustível/redutor sólido: o coque de carvão mineral e o carvão vegetal. A grande maioria das usinas integradas utiliza coque como redutor. A produção de ferro-gusa à base de carvão vegetal persiste em escala relevante apenas no Brasil.

Qual a temperatura média do alto-forno?

Forno alto ou quente: a temperatura é de 200°C em média. Forno forte ou bem quente: temperatura de 250ºC.

Qual é a matéria-prima do ferro gusa?

O ferro gusa é um tipo de ferro fundido que é produzido a partir de minério de ferro, coque e calcário em altos-fornos. É um material bruto e é usado principalmente como matéria-prima na produção de aço.

O que é alto-forno?

Forno destinado à fundição de minerais de ferro, sob alta temperatura. Plural: altos-fornos |ó|. Origem etimológica:alto + forno.

O que é produzido na aciaria?

No caso, na aciaria, o metal fundido passa pela modificação da composição química, para ser vertido na máquina de lingotamento contínuo, aonde vai se solidificando e assumindo a espessura desejada para posterior laminação ou forjamento [4].

Qual o material do forno?

A maioria dos materiais refratários para fornos são feitos em cerâmica, que além de suportar o alto grau de calor também suporta grandes esforços mecânicos e ainda mantém as propriedades físico-químicas, dentre as quais estão a resistência, a baixa condução elétrica e a baixa condução térmica.

Quais são os combustíveis usados no alto-forno para produção do ferro gusa?

Na produção de ferro gusa, o carvão cumpre duas funções: como combustível para gerar o calor necessário à operação do alto-forno da siderúrgica e como agente químico para retirar o oxigênio durante o processo. O ferro gusa da Amazônia é considerado o melhor do mundo porque usa o carvão vegetal e não o mineral.

Qual é o papel do coque no alto-forno?

O coque metalúrgico, produto da coqueificação, desempenha três funções principais no alto-forno: fornecimento de calor, gerar calor queimando na ponta das ventaneiras (papel térmico); fornecimento de gás redutor, fonte de carbono que provoca redução direta e indireta do minério de ferro (papel químico); fornecimento de ...

Como é a produção de ferro gusa e aço?

O gusa é vertido diretamente a partir do cadinho do alto forno para contentores para formar lingotes, ou usado diretamente no estado líquido em aciarias. Os lingotes são então usados para produzir ferro fundido e aço, ao extrair-se o carbono em excesso. Os chineses produziam gusa nos finais da Dinastia Zhou.

Quais são os produtos siderúrgicos?

Segundo a Norma ABNT NBR 6215, alguns exemplos de produtos feitos na siderúrgica são:
  • Ferros chatos;
  • Cantoneiras;
  • Quadrados;
  • Barras;
  • Tubos;
  • Bobinas;
  • Lingotes;
  • Cantoneiras;

Quantos Alto-fornos tem no Brasil?

O tombo é reflexo direto de outro fato inédito: a parada simultânea de seis dos 14 altos-fornos das grandes usinas integradas do País, fato impensável antes do agravamento da crise financeira global. O alto-forno é o coração de uma siderúrgica.

Qual é o nome do minério de ferro?

Minérios de ferro

Os principais tipos de minérios conhecidos são: magnetita; hematita, limonita e siderita. Entre todos estes tipos de minério, a hematita, que constitui a maioria dos minerais brasileiros, é o mais importante em função da sua relativa abundância e alto teor de ferro.

O que é feito para o ferro se tornar líquido?

No alto forno é introduzido o minério de ferro sob a forma de sínter ou pelotas (o minério inicialmente contendo cerca de 99 % de Fe2O3, que após ser submetido à sinterização ou pelotização, que reduz o teor de Fe2O3 para cerca de 80 %), é transformado em ferro gusa líquido com teor de fero da ordem de 95 %.

Quais são os produtos feitos de aço?

Utilidades no cotidiano - O ferro e o aço são aplicados em diversos materiais que fazem parte do nosso dia a dia, incluindo panelas, caldeiras, mesas, portões, grades, rodas de automóveis, pontes, pregos, parafusos, ferramentas e muito mais.

Quais tipos de agregados podem ser obtidos a partir da escória de alto forno e como são produzidos?

altos-fornos, constituído basicamente de compostos oxigenados de ferro, silício e alumínio. A escória simplesmente resfriada ao ar, ao sair do alto forno (escória bruta), uma vez britada, pode produzir um agregado graúdo. A escória granulada é usada na fabricação do cimento Portland de alto-forno.

Artigo anterior
O que é Harmonização no bumbum?
Artigo seguinte
Qual seria o planeta mais quente?