Quais os tipos de usucapião existentes no ordenamento jurídico brasileiro?
Perguntado por: Liliana Miranda Soares | Última atualização: 21. April 2022Pontuação: 4.7/5 (69 avaliações)
- Usucapião Extraordinária. A usucapião Extraordinária diz respeito aos Bens Imóveis, previsto pelo Código Civil. ...
- Usucapião Ordinária. ...
- Usucapião Rural. ...
- Usucapião Urbana. ...
- Usucapião coletiva. ...
- Usucapião Familiar. ...
- Usucapião de Bens Móveis.
Quantos tipos de usucapião existe no Brasil?
A usucapião pode recair tanto sobre bens móveis quanto sobre imóveis, sendo a usucapião sobre bens imóveis ficará discriminados em três espécies: extraordinário, ordinário e especial (rural e urbana).
Quais os tipos de usucapião previstos no ordenamento jurídico e quais os requisitos de cada um?
Os pressupostos da usucapião, basicamente são cinco: coisa hábil ou suscetível de usucapião, posse, decurso do tempo, justo título e boa-fé. Ressalva-se que os dois últimos são exigidos apenas na usucapião ordinária, enquanto os outros três são necessários em todos os outros tipos.
Quais as espécies de usucapião e os prazos?
- Usucapião Ordinária posse ininterrupta por 10 anos. ...
- Usucapião Extraordinária posse ininterrupta por 15 anos. ...
- Usucapião especial rural posse ininterrupta de 5 anos;
- Usucapião coletiva posse ininterrupta de 5 anos;
- Usucapião Especial Familiar posse ininterrupta de 2 anos;
Quais os tipos de usucapião urbano?
- I) Usucapião Ordinária (art. ...
- II) Usucapião Extraordinária (art. ...
- III) Usucapião Constitucional ou Especial Urbana pro misero (arts. ...
- IV) Usucapião Constitucional ou Especial Urbana por abandono do lar (art.
Direitos Reais - Modalidades de Usucapião
Quais são as espécies de usucapião?
- – USUCAPIÃO EXTRAORDINÁRIA: ...
- – USUCAPIÃO ORDINÁRIA. ...
- – USUCAPIÃO CONSTITUCIONAL OU ESPECIAL URBANA. ...
- – USUCAPIÃO CONSTITUCIONAL OU ESPECIAL RURAL. ...
- – USUCAPIÃO POR ABANDONO DE LAR. ...
- – USUCAPIÃO COLETIVA.
Qual a diferença de usucapião ordinário e extraordinário?
ORDINÁRIO E EXTRAORDINÁRIO
O usucapião ordinário, sempre irá ter como requisito, tempo de posse mínima no bem inferior ao extraordinário, devendo para se propor este tipo de usucapião que a parte comprove a posse mansa e pacifica no bem por pelo menos 10 anos de maneira ininterrupta, boa fé e justo título.
Quantos usucapião existem?
- Usucapião extraordinária: 15 anos, podendo ser reduzido para 10 anos. - Usucapião ordinária: 10 anos, podendo ser reduzido para 5 anos. - Usucapião especial urbana: 5 anos. - Usucapião especial rural: 5 anos.
Quais são os 5 requisitos que devem estar presentes em todas as espécies de usucapião?
e) Usucapião especial urbano coletivo (arts. 10 a 12 do Estatuto da Cidade[3]): os requisitos são os seguintes: (a) Prazo de 5 anos; (b) requisitos obrigatórios; (c) imóvel urbano superior a 250m²; (c) posse coletiva de população de baixa renda; (d) finalidade de moradia.
Quais são as modalidades de usucapião extrajudicial?
Usucapião Extrajudicial:
Prevista pelo novo Código de Processo Civil (Lei 13.105/15), no seu artigo 1.071, a usucapião extrajudicial para bens imóveis tem por objetivo regularizar a situação de posse por intermédio apenas do advogado, via cartório. Trata-se de um processo mais simples e ágil.
O que é usucapião na modalidade judicial?
Usucapião judicial
Nessa modalidade, o possuidor do imóvel precisa requerer a propriedade do bem por meio de uma ação judicial, apresentando todos os documentos necessários para o processo, como comprovante de tempo no local, planta do terreno, entre outros.
Quais são os requisitos da usucapião extraordinária?
- Posse do imóvel por 15 anos ininterruptos. ...
- Inexistência de oposição à posse. ...
- Possuir o imóvel como dono. ...
- Justo título. ...
- Boa-fé ...
- Prazo da posse. ...
- Imóvel de até 250m² ...
- Não ser proprietário de outro imóvel, urbano ou rural.
Quais os requisitos da usucapião agrária?
a) não ser o usucapiente proprietário de imóvel rural ou urbano; b) que a área seja exclusivamente rural; c) que a área a usucapir não seja superior a 50 hectares; d) que o usucapiente investido na posse esteja tornando a terra produtiva por seu trabalho ou de sua família; e) que o usucapiente tenha na terra a sua ...
Qual o melhor tipo de usucapião?
1) USUCAPIÃO EXTRAORDINÁRIA
Esse talvez seja um dos tipos de usucapião mais comum presente no Código Civil. É aquele em que alguém está na posse contínua, mansa e pacífica de algum bem imóvel por 15 anos, por exemplo, com intenção de se tornar proprietária e atuando como dona dela.
Quanto custa fazer usucapião no cartório?
Por mera estimativa, o valor de uma ação de usucapião, varia entre 10% a 30% do valor do imóvel, dependendo de cada caso. Por outro lado, é praticamente impossível padronizar quanto custa fazer usucapião. É bom lembrar, que após a regularização da documentação do imóvel, o seu valor tende a se elevar de 30% a 60%.
O que é usucapião extrajudicial?
Usucapião extrajudicial é uma das formas de aquisição de alguns direitos reais, como o direito de propriedade, sem interferência do Poder Judiciário. Ocorre quando há concordância entre os envolvidos e cabe ao Oficial de Registro de Imóveis verificar os requisitos legais para a transferência do imóvel.
Quais as duas fases do usucapião?
- 4.1. Usucapião especial urbana. A usucapião especial urbana encontra-se disposta no art. ...
- 4.2. Usucapião especial rural.
É possível usucapir mais de uma vez?
Além disso, uma mesma pessoa não pode usucapir mais de uma vez qualquer que seja a propriedade, e áreas públicas não são objeto de ação de usucapião.
O que é a posse mansa e pacífica?
a posse seja mansa e pacífica, ou seja, exercida sem oposição. Assim, se o proprietário do bem tomou alguma providência na área judicial, fica descaracterizada a posse ad usucapionem.
É possível usucapião entre parentes?
Então, neste caso, é possível usucapião contra parentes? A resposta é sim, este possuidor poderá utilizar deste meio para regularizar a situação fática vivenciada, mesmo que não tenha sido realizada o inventário do bem quando.
Quando cabe usucapião ordinário?
Usucapião ordinário
É aplicável para casos em que o possuidor tenha algum documento que sugira acreditar ter tido a propriedade do bem, mas não a obteve de fato. Neste sentido, exige a boa-fé do possuidor, que é o desconhecimento de sua irregularidade.
Qual usucapião é mais rápido?
A usucapião realizada em cartório, ou extrajudicial, é mais rápida e econômica que o procedimento realizado pela Justiça.
Como provar usucapião extraordinário?
– A usucapião extraordinária exige a comprovação dos requisitos: posse mansa e pacífica, ininterrupta e com animus domini, ou seja, com se dona fosse, tudo o que restou provado.
Qual a diferença de aluvião e avulsão?
AVULSÃO é o deslocamento, por força natural, súbita e com violência, de uma porção de terra que se desloca de um imóvel e se junta a outro. ALUVIÃO é o processo de aumento paulatino de um terreno pelo depósito sedimentar que um rio ou mar fazem, ou por aterros naturais, ou pelo desvio de um curso de água.
São espécies de usucapião conjugal?
A lei 12.424, de 16 de junho de 2011 incluiu no sistema uma nova espécie de usucapião que vem sendo chamada pelos juristas de Usucapião Familiar ou mais apropriadamente Usucapião Especial Urbana por Abandono do Lar Conjugal.
Qual o tempo de vida de uma mosca varejeira?
O que é força de atração magnética?