Quais os tipos de transferência psicanálise?

Perguntado por: Joaquim Pedro de Leal  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 5/5 (33 avaliações)

Há portanto, que se considerar a distinção entre dois tipos de transferência , dentre os quais pode-se citar: a transferência positiva caracterizada por sentimentos amistosos e afetuosos e a transferência negativa por sentimentos hostis.

Como se dá a transferência na psicanálise?

Na psicanálise, a transferência ocorre na relação entre paciente e psicanalista, analista ou terapeuta. Nela, o desejo do paciente, advindo de sua infância, se apresenta atualizado durante o processo de terapia. Então, ocorre a repetição de modelos infantis, como figuras parentais.

O que é transferência positiva na psicanálise?

Na transferência positiva estariam todos os sentimentos amorosos, afetos e desejos eróticos, sob a forma de amor não-sexual, referindo-se as pulsões relativas à libido. A transferência positiva não representaria, portanto, um papel de resistência sobre a pessoa do analista.

O que é transferência positiva e negativa?

A transferência pode se apresentar de três maneiras A transferência positiva, conforme definiu Freud (1912, p. 31), é constituída de sentimentos amorosos que são admissíveis à consciência, e a negativa é composta de sentimentos hostis e agressivos em relação ao terapeuta.

Qual a diferença entre transferência e contratransferência?

A transferência e a contratransferência são uma forma de projeção típica da relação terapêutica entre paciente e terapeuta e pode-se caracterizar de forma positiva, com sentimentos de afeto e admiração, ou negativa, com sentimentos de agressividade e resistência, dependendo dos laços inconscientes e emocionais que ...

O que é a transferência? | Christian Dunker | Falando nIsso 30

34 questões relacionadas encontradas

O que é a contratransferência?

A contratransferência é definida como um fenômeno relacional da clínica analítica, pois surge "como resultado da influência do paciente" e, portanto, está intimamente vinculada à transferência, aspecto central do método analítico.

Onde normalmente ocorre a transferência e a contratransferência?

No caso da transferência, ocorre uma projeção de conteúdos inconscientes positivos ou negativos no outro – do cliente para o profissional --, enquanto na contratransferência é o profissional que faz transferências ou projeções para o seu cliente.

Quais são os tipos de transferências?

Existem dois tipos de transferência: DOC e TED. Muitas pessoas ficam em dúvidas sobre a diferença entre elas e qual é a mais indicada. Para realizar a transferência bancária, seja DOC ou TED, são necessárias apenas algumas informações básicas do destinatário, como nome completo, CPF ou CNPJ, o tipo e os dados da conta.

Quando a transferência para o analista se torna uma resistência?

No tratamento, o analista deve tentar controlar esses fenômenos da transferência, esses fenômenos em que a transferência se torna uma resistência – ou quando ela é erótica ou quando negativa - e possibilitar que a transferência seja utilizada a serviço da recordação, da fala, da tomada de posição pelo paciente.

Quando o paciente se apaixona pelo psicólogo o que fazer?

“Apaixonar-se” pelo Psicólogo às vezes é um processo normal de terapia. Significa apenas que o paciente está tendo sentimentos positivos e intensos por outra pessoa que o está ajudando em questões importantes. Não fuja desses sentimentos, ou de seu Psicólogo com medo.

Para que a transferência surja claramente e possa ser analisada dizia Freud em 1912 o analista deve ocupar?

Para que a transferência surja claramente e possa ser analisa- da, dizia Freud em 1912, o analista deve ocupar o lugar de um espelho que só reflete o que lhe é mostrado (hoje, diría- mos o que lhe projeta o paciente).

Por que a transferência é um paradoxo no tratamento analítico?

Desta maneira, o analista deve ocupar um lugar vazio de significação a fim de provocar e sustentar um trabalho do sujeito via transferência. ... Sendo assim, a transferência analítica se funda numa falha de saber no Outro, no caso, o analista. Este momento específico da transferência é o ponto de partida da análise.

Por que Freud afirma que a transferência poderá comparecer como exemplo de resistência a análise?

Ele observou que o sujeito pode ter a capacidade e a vontade consciente de deixar de renunciar ao seu sintoma e ainda assim não conseguir abandoná-lo, em função de determinados fatores inconscientes. São justamente esses fatores que Freud denominou de resistências.

Como lidar com transferência?

A transferencia amorosa, ou de qualquer origem, é uma excelente oportunidade para a evolução psiquica do paciente. Revele seus sentimentos, pensamentos e principalmente, os devaneios e as fantasias, e o seu analista poderá ajudar você a se conhecer melhor.

O que é transferência para a psicanálise e como este conceito se aplica ao contexto de sala de aula?

A Transferência não é um termo da psicanálise. É um vocábulo utilizado em diversos campos, denota-se, sempre uma idéia de transporte, de deslocamento, de substituição de um lugar para o outro. Freud aponta-o como um fenômeno psíquico que se encontra presente em todos os âmbitos das relações com nossos semelhantes.

Qual é a diferença entre projeção e transferência?

Para Jung a transferência acontece em todos os relacionamentos humanos e é definida com tal, para diferenciar a projeção que acontece dentro do encontro analítico, já que qualquer relação possui aspectos projetivos.

Como funciona a resistência na psicanálise?

A resistência na clínica psicanalítica

Deschamps (2007), com muita propriedade, utiliza a seguinte metáfora: “a resistência na evolução da análise deve ser vista como algo a ser direcionado, como segurar com força uma rédea, não exercendo um freio exagerado, nem a deixando frouxa demais”.

O que é a transferência e como ela pode se manifestar como resistência ao tratamento?

Freud (1912) dizia que se a necessidade que alguém tem de amor não é inteiramente satisfeita pela realidade (e nunca o é), ela está fadada a aproximar-se de cada nova pessoa para tentar realizar isto que suspostamente existiu, mas agora falta.

O que significa a resistência no tratamento psicanalítico?

Numa síntese das definições de dois dicionários psicanalíticos, podemos dizer que o conceito de resistência, na psicanálise, designa "o conjunto das reações de um analisando cujas manifestações, no contexto do tratamento, criam obstáculos ao desenrolar da análise" (Roudinesco & Plon, 1998, p.

Quais são os três tipos de transferências bancárias?

Diferença entre Pix, DOC, TED e TEF em transferências bancárias
  • DOC. O Documento Eletrônico é uma transferência entre contas correntes de bancos diferentes com valor de até R$ 3 mil reais. ...
  • TED. A sigla TED significa Transferência Eletrônica Disponível. ...
  • TEF. ...
  • Pix.

Qual a diferença entre TED DOC e TEV?

O cliente pode optar por fazer uma TED, que se destina às transferências de dinheiro entre instituições bancárias diferentes; um DOC, que também serve para transações interbancárias; e a TEF, mais comumente usada nas máquinas de cartão, mas que possibilita as transferências feitas em canais eletrônicos.

Qual a diferença entre TEF TED e DOC?

A principal diferença entre DOC e TED é o prazo para o valor ser creditado na conta do favorecido. Esse tipo de transação serve para fazer transferências para outro banco. Para transferência entre contas Itaú, é feita a TEF, e o valor é creditado na hora.

Como a contratransferência pode ser utilizada no trabalho clínico?

Os resultados revelaram que a contratransferência foi considerada como uma ferramenta que auxilia na compreensão do paciente e daquilo que se passa na sessão. É utilizada como recurso terapêutico, mas seu uso suscita cuidados. ... Palavras-chave: Contratransferência, Psicanálise, Psicoterapia.

Qual a importância da transferência e da contratransferência na clínica psicanalítica?

A compreensão da contratransferência surge na psicanálise com o mesmo estigma, como um mecanismo de resistência do analista em função de aspectos infantis recalcados e não elaborados, causando interferência na escuta analítica e na sintonia entre analista e paciente. Portanto, um problema a ser resolvido.

O que é transferência na psicoterapia?

O contexto da transferência, como o próprio nome sugere, remonta uma troca de papéis entre as pessoas nesta relação. Algo normalmente exposto a partir dos traumas do nosso paciente e potencializa ao ser acessado por nós, psicólogos, independentemente do sexo.

Artigo anterior
O que aconteceria se alguém caísse em Júpiter?
Artigo seguinte
Como o lema Ordem e Progresso vindo do positivismo acabou na bandeira do Brasil?