Qual é o tipo de desenvolvimento direto ou indireto borboleta?

Perguntado por: Neuza Iris Pinheiro de Torres  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (1 avaliações)

A borboleta, por exemplo, é um organismo com desenvolvimento indireto. Ao observar o ciclo de vida desses animais, percebemos que há uma fase inicial de ovo. Em seguida, desse ovo eclode uma lagarta, que, então, entra em uma fase de pupa até que o desenvolvimento seja completado e seja liberada uma borboleta.

Como é o desenvolvimento de uma borboleta?

SÃO QUATRO AS FASES DA METAMORFOSE DAS BORBOLETAS: OVO, LARVA, PUPA (OU CRISÁLIDA) E A FASE ADULTA (OU IMAGO). AS BORBOLETAS FÊMEAS ADULTAS DEPOSITAM SEUS OVOS NAS FOLHAS DAS PLANTAS.

Quais animais têm desenvolvimento direto?

O desenvolvimento é dito direto quando o ser vivo mantém o mesmo aspecto ou estrutura desde seu nascimento até a fase adulta. Vários seres vivos possuem desenvolvimento direto, além dos seres humanos. Podemos citar, por exemplo, tartarugas, coelhos, cães, gatos, morcegos, bois e tantos outros.

Quais animais têm desenvolvimento indireto?

Os dois exemplos mais conhecidos de desenvolvimento indireto são a borboleta e os anfíbios, como o sapo. Nesse último caso, a mudança é tão radical que os indivíduos jovens (girinos) não possuem pernas e vivem na água, e os adultos não possuem brânquias, vivem no ambiente terrestre e possuem pernas.

Qual o tipo de desenvolvimento direto ou indireto?

O desenvolvimento pode ser direto ou indireto. No desenvolvimento direto do ovo eclode um indivíduo já semelhante ao adulto, ou seja, não há metamorfose (insetos ametábolos). Existem dois tipos de desenvolvimento indireto: com metamorfose incompleta (insetos hemimetábolos) ou completa (insetos holometábolos).

Desenvolvimento Direto e Indireto

30 questões relacionadas encontradas

O que é um desenvolvimento direto?

É um simples processo de crescimento, já que o ser que nasce ou eclode é morfologicamente muito semelhante ao adulto. Este tipo de desenvolvimento ocorre nos animais ovíparos com uma grande quantidade de vitelo de nutrição no ovo (répteis, aves e alguns insetos como os apterigogénios) e também nos mamíferos vivíparos.

O que é desenvolvimento indireto de um exemplo?

A borboleta, por exemplo, é um organismo com desenvolvimento indireto. Ao observar o ciclo de vida desses animais, percebemos que há uma fase inicial de ovo. Em seguida, desse ovo eclode uma lagarta, que, então, entra em uma fase de pupa até que o desenvolvimento seja completado e seja liberada uma borboleta.

Quais insetos são Holometábolos?

Insetos Holometábolos

São insetos que apresentam metamorfose completa em seu desenvolvimento. Desta forma, o inseto adulto é totalmente diferente da larva, pois sofre profundas transformações. Exemplos: borboleta, mosca, abelha e besouro.

Qual o desenvolvimento da Joaninha?

Metamorfose da Joaninha

A joaninha passa por metamorfose completa como a borboleta. Portanto inicia no ovo que ao eclodir libera larvas ativas; a seguir se tornam pupas imóveis e por fim as joaninhas adultas com asas.

Qual é o animal que sempre traz a casa nas costas?

A espécie animal mais conhecida por levar sua casa nas costas é, sem dúvida, a tartaruga. Na verdade, o casco é uma estrutura que atua como uma forma de proteção para os animais contra os predadores. Essa estrutura tem ligação direta com a coluna vertebral das espécies.

Quais animais realizam a metamorfose completa?

Besouros, borboletas, moscas e vespas estão entre os insetos que passam pelas quatro fases da metamorfose. Alguns insetos, como gafanhotos e cupins, passam por menos fases. A metamorfose também ocorre com os anfíbios. Um sapo, por exemplo, começa a vida como girino, de corpo oval e curto, com cauda e sem patas.

Quais são os tipos de desenvolvimento dos seres vivos?

Depois do nascimento, os animais podem sofrer dois tipos de desenvolvimento: direto, ou indireto. No desenvolvimento indireto os animais que nascem diferem significativamente da forma adulta, assim os indivíduos passam pela metamorfose.

Quais são os tipos de desenvolvimento?

Tipos de desenvolvimento
  • 7 – Tipos de desenvolvimento.
  • Desenvolvimento direto.
  • Desenvolvimento indireto.
  • Desenvolvimento indireto ou metamorfósico.

Como se chamam as etapas do desenvolvimento de uma borboleta?

A transformação passa por quatro fases até a borboleta chegar à idade adulta. A transformação acontece em quatro fases: o ovo, a larva, a pupa e o estágio adulto.

Qual a sequência correta das etapas do desenvolvimento da borboleta?

A metamorfose da borboleta é caracterizada pela presença das seguintes fases: ovo, larva, pupa e adulto.

Quais são as fases do ciclo de vida da joaninha?

Diferentes estágios da metamorfose de uma joaninha
  • Estágio do ovo. Stockbyte/Stockbyte/Getty Images. ...
  • Estágio larval. O segundo estágio ocorre quando os ovos chocam. ...
  • Estágio da pupa. A pupa é a terceira fase da metamorfose da joaninha. ...
  • Estágio adulto.

Quais são as fases do ciclo de vida de uma joaninha?

O ciclo de vida de uma joaninha
  • Ovos. As joaninhas fêmeas adultas depositam os ovos na parte inferior das folhas, no meio das colônias de pulgões. ...
  • Larvas. Quando as joaninhas emergem dos ovos, elas não se parecem com joaninhas adultas em miniatura. ...
  • Pupa. ...
  • Adultos.

Como a joaninha se transforma?

Após um período que pode variar de uma semana até cerca de 20 dias, a larva se fixa a um substrato, geralmente caules ou folhas, e se transforma na pupa. ... Após este período, a parede da pupa se abre e, finalmente, emerge a forma adulta da joaninha.

Como são classificados os insetos?

Os insetos são animais invertebrados artrópodes, pertencentes ao Filo Arthropoda e Classe Insecta. Eles representam o grupo com a maior diversidade entre todos os animais do planeta. ... São exemplos de insetos: besouros, borboletas, percevejos, mosquitos, gafanhotos, entre tantos outros.

São artrópodes?

Artrópodes são animais pertencentes ao Filo Arthropoda, um filo que agrupa organismos que se destacam pela presença de apêndices articulados e um exoesqueleto quitinoso, que protege o corpo do animal contra perda de água e predadores.

O que é um inseto social?

O que são insetos sociais? Divisão de trabalho, com um sistema de castas envolvendo indivíduos estéreis auxiliando àqueles que reproduzem. Cooperação de todos os membros da colônia para cuidar dos jovens. Sobreposição de gerações capazes de contribuir para o funcionamento da colônia.

Como também é chamado o desenvolvimento indireto?

Quando falamos em metamorfose (do grego metabole = mudança), referimo-nos às mudanças que ocorrem na estrutura, na forma do corpo e até mesmo na forma de vida de alguns organismos durante seu desenvolvimento. ... Quando um organismo apresenta metamorfose, dizemos que ele possui desenvolvimento indireto.

Qual a vantagem do desenvolvimento indireto?

Animais com desenvolvimento indireto

Simplesmente libertam os gâmetas na água, não exibindo qualquer cuidado parental adicional. Normalmente, a libertação de gâmetas nestas espécies é sincronizada entre os indivíduos da população que libertam, assim, um elevado número de células sexuais.

Como ocorre o desenvolvimento indireto com metamorfose completa?

Holometábolos (metamorfose completa) → os insetos que passam por esse tipo de metamorfose possuem desenvolvimento indireto. Da eclosão do ovo surge uma larva que se transforma em pupa (crisálida), em seguida imago, atingindo o estágio adulto após sucessivas mudas (crescimento gradual com troca do exoesqueleto).

O que é Ovuliparos?

Os animais ovíparos são aquelas espécies que nascem e se reproduzem através de ovos. Parte do desenvolvimento embrionário acontece fora do corpo materno, na água ou na terra. As espécies de animais ovíparos depositam ovos no meio externo com o embrião ainda se desenvolvendo.

Artigo anterior
Quanto custa uma Montana 2005?
Artigo seguinte
Quais os nomes das cantoras gospel?