Quais as hipóteses de anulação do casamento por erro essencial a pessoa?

Perguntado por: Artur Cristiano de Branco  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (66 avaliações)

O casamento também será anulável se tiver sido realizado com vício de vontade ou sem o devido consentimento de uma das partes. Este tipo de anulação comporta duas hipóteses: (1) quando ocorre erro essencial quanto à pessoa do outro cônjuge; (2) quando o casamento é celebrado sob coação moral.

Quais as hipóteses de anulação do casamento por erro essencial a pessoa qual o prazo decadencial para ser propostas?

A ação de anulação tem prazo decadencial, de quatro anos, contados a partir da celebração. Consoante o art. 1550, IV, CC pode ser anulado o casamento contraído por incapaz de consentir ou manifestar, de modo inequívoco, o consentimento.

Quais os quatro requisitos essenciais para se anular o casamento baseado em erro essencial da pessoa do cônjuge?

Código Civil de 1916: I. 1 Defeito Físico; I. 2 Moléstia Grave; I. 3 A Ação Anulatória de Casamento.

Quem pode pedir anulação de casamento por erro essencial?

Somente o cônjuge que incidiu em erro, ou sofreu coação, pode demandar a anulação do casamento; mas a coabitação, havendo ciência do vício, valida o ato, ressalvadas as hipóteses dos incisos III e IV do art. 1.557. Art. 1.560.

E causa de anulação de casamento o erro essencial sobre a pessoa do cônjuge?

Art. 1.556. O casamento pode ser anulado por vício da vontade, se houve por parte de um dos nubentes, ao consentir, erro essencial quanto à pessoa do outro.

A.1. Parte 6. Casamento anulável: erro essencial sobre a pessoa do outro cônjuge

27 questões relacionadas encontradas

É correto afirmar quanto ao erro essencial sobre a pessoa do cônjuge?

Todavia, o atual Código Civil, trata legalmente do erro essencial e até onde ele pode ser alcançado. Portanto, é considerado erro essencial, segundo o artigo 1.557, sobre a pessoa do cônjuge.

Em quais situações o cônjuge pode alegar erro sobre a identidade do seu cônjuge?

Considera-se erro essencial sobre a pessoa do outro cônjuge: I - o que diz respeito à sua identidade, sua honra e boa fama, sendo esse erro tal que o seu conhecimento ulterior torne insuportável a vida em comum ao cônjuge enganado; II - a ignorância de crime, anterior ao casamento, que, por sua natureza, torne ...

É possível anular um casamento por erro essencial sobre a pessoa em caso de descoberta de deficiência de um dos cônjuges após a celebração?

É possível ocorrer a anulação do casamento, por vício de vontade quando, se houver por parte de um dos nubentes, ao consentir, erro essencial quanto à pessoa do outro, conforme o art. 1.556 do Código Civil.

Quais os motivos que levam a anulação do casamento?

– Falsa identidade; – Simulação de consentimento; – Casar sob pressão ou medo; – Negar intenção de filhos ou de manter o casamento até a morte.

É possível a anulação de casamento sob o fundamento de erro essencial quanto a pessoa em caso de um dos nubentes não poder ter filhos e esconder isso do outro cônjuge?

É possível a anulação de casamento, sob o fundamento de erro essencial quanto à pessoa, em caso de impotência coeundi do cônjuge, por impossibilitar a realização da finalidade do matrimônio, ainda que tenha havido coabitação anterior à celebração do casamento e por mais de três anos após essa celebração.

O que pode anular um casamento?

Segundo o Código Civil, a decretação da anulação do casamento pode ser feita mediante ação direta, por qualquer interessado ou pelo Ministério Público, desde que o motivo seja comprovado e aceito por um juiz. Por se tratar de um processo inicialmente judicial, é indispensável o auxílio de um advogado.

O que é o erro de tipo essencial?

Ocorre o erro de tipo essencial quando a falsa percepção da realidade faz com que o agente desconheça a natureza criminosa do fato. Exemplo: o agente mata uma pessoa supondo tratar-se de animal bravio. ... O erro de tipo essencial escusável exclui o dolo e a culpa do agente.

Como anular um casamento por traição?

A traição não é fundamento para anulação de casamento com base no artigo 1.557 do Código Civil, porque não caracteriza erro essencial quanto à pessoa. Na origem, a esposa ajuizou ação de anulação de casamento com pedido de indenização por danos morais e materiais.

Qual o prazo para pedir a anulação de casamento?

Em primeiro lugar, é preciso destacar que a anulação de casamento só pode ser solicitada nos seguintes casos e prazos: Em até 180 dias, no caso de uma das partes ou ambas serem menores de 16 anos; Em até dois anos, no caso da autoridade que realizou o casamento não ter permissão legal para realizar tal cerimônia.

Qual o prazo para anular o casamento?

Nesta hipótese de anulação de casamento, o prazo para propor a ação anulatória é de 180 dias, contados a partir da celebração do casamento.

Qual o prazo para ser intentada a ação de anulação do casamento a contar da data da celebração se houver coação?

O prazo para ser intentada a ação de anulação do casamento, a contar da data da celebração, é de três anos, se incompetente a autoridade celebrante; e de quatro anos, se houver coação. II. O Código Civil prevê que a anulação do casamento dos menores de dezesseis anos será requerida pelo próprio cônjuge menor.

Quando o casamento é nulo é anulável?

A ausência de alguns requisitos pode tornar o casamento apenas anulável (de forma que ele, apesar de irregular, ainda poderá ser convalidado – ou seja, será dada posterior validade a ele e, assim, poderá ser mantido). A falta de outros, porém, torna o casamento nulo (sem validade).

O que é necessário para pedir a nulidade matrimonial?

Para dar início ao processo de declaração de nulidade, é preciso que um ou ambos os cônjuges façam o pedido e entreguem pessoalmente em um Tribunal Eclesiástico. É dada a pessoa a oportunidade de ter uma conversa com um dos padres do tribunal para melhor analisar o caso.

O que pode anular um casamento na Igreja Católica?

O pedido de anulação não é um divórcio — a Igreja considera que o casamento é um vínculo indissolúvel. No entanto, o matrimônio pode ser anulado se for comprovado que ele nunca foi válido.

O que caracteriza nulidade matrimonial?

O não cumprimento formal do rito do casamento ou a existência de um impedimento matrimonial tornam o casamento nulo. Como falta de idade, consanguinidade, existência de um vínculo anterior ou disparidade de culto religioso entre o casal.

É possível anular o casamento alegando lesão?

O inciso I disciplina, portanto, que o casamento será nulo quando contraído por um enfermo mental que seja absolutamente incapaz para as atividades da vida civil. Já o inciso II dispõe que será nulo o casamento que infringir os impedimentos matrimoniais, os quais estão previstos no artigo 1.521 do novo Código.

O que é impedimento matrimonial?

O impedimento matrimonial (impedimento dirimente público ou absoluto) é a ausência de requisitos para o casamento. Contraído sem alguma das condições legais, configura-se um matrimônio proibido, nulo de acordo com o texto do Código Civil.

Quais os impedimentos para o casamento?

A lei proíbe o casamento de pais com filhos, sendo eles naturais ou adotados. Também veda a união entre parentes afins, ou seja, sogro com nora e sogra com genro. Os irmãos de mesmos pais ou de pais diferentes também são impedidos de casar, não só por razões de ordem moral, como também genética.

O que é um casamento inexistente?

Inexistentes são os casamentos realizados em desconformidade com as prescrições legais vigentes, tais como falta de consentimento de um dos nubentes, ou a celebração perante pessoa não revestida de autoridade.

São deveres de ambos os cônjuges?

São deveres de ambos os cônjuges: I - fidelidade recíproca; II - vida em comum, no domicílio conjugal; III - mútua assistência; IV - sustento, guarda e educação dos filhos; V - respeito e consideração mútuos.

Artigo anterior
Como é feito perclorato de potássio?
Artigo seguinte
Como salvar uma apresentação no Canva?