Quais nervos cranianos saem do bulbo?

Perguntado por: Martinho Bernardo Gomes de Anjos  |  Última atualização: 24. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (53 avaliações)

Emerge do bulbo os seguintes nervos cranianos:nervo hipoglosso (XII), nervo acessório (XI), nervo vago (X) e nervo glossofaríngeo (IX). A substância cinzenta é onde estão presentes os núcleos dos nervos cranianos.

Quais nervos cranianos Relacionam-se com o bulbo?

O sexto par craniano, o nervo abducente, também participa da movimentação do bulbo do olho, juntamente ao III e IV pares, inervando o músculo reto lateral.

Quais os nervos cranianos que tem origem real no bulbo?

Eles são: olfatório (I), óptico (II), oculomotor (III), troclear (IV), trigêmeo (V), abducente (VI), facial (VII), vestibular (VIII), glossofaríngeo (IX), vago (X), acessório (XI) e hipoglosso (XII).

Quais as estruturas do bulbo?

Estrutura. O bulbo apresenta uma porção fechada, mais caudal, que contém o canal central contínuo com o da medula espinhal e uma porção aberta, que é rostral, na qual o canal central se expande como quarto ventrículo.

Quais os pares de nervos cranianos emergem origem do sulco bulbo pontino?

No sulco bulbo-pontino, saída da raiz do nervo abducente E, e raízes dos nervos facial (VII) e vestíbulo-coclear (VIII) (melhor vistas à direita).

Tronco encefálico - parte 2: Bulbo

45 questões relacionadas encontradas

Quais nervos emergem do sulco lateral posterior do bulbo?

Nervo Glossofaríngeo. É um nervo misto que emerge do sulco lateral posterior do bulbo, sob a forma de filamentos radiculares, que se dispõem em linha vertical.

Quais os pares de nervos cranianos que emergem do mesencéfalo ponte e bulbo?

Estão situados os nervos: abducente (VI par craniano), facial (VII par craniano), trigêmeo (V par craniano) e vestíbulo-coclear (VIII par craniano).

Quais as estruturas do bulbo vista anterior e posterior?

A parte anterior é conhecida como tegmento e a posterior como tecto mesencefálico. A superfície anterior do mesencéfalo contém dois pedúnculos cerebrais e o núcleo rubro. Cada pedúnculo contém a substância negra e o crus cerebri que leva as fibras dos tratos corticoespinhais, as quais são parte do tracto piramidal.

Quais as principais estruturas constituintes do bulbo e da ponte e do mesencéfalo?

O tronco encefálico se divide em:
  • Mesencéfalo: Situa–se entre a ponte e o diencéfalo e é considerada a menor parte do tronco encefálico. ...
  • Ponte: É uma grande massa com formato ovoide, que se localiza entre o bulbo e o mesencéfalo. ...
  • Bulbo: É chamado também de bulbo raquídeo ou medula oblonga.

Quais são as principais funções do bulbo?

É um órgão condutor de impulsos nervosos. Relaciona-se também com funções vitais como a respiração, os batimentos do coração e a pressão arterial; e com alguns tipos de reflexos, como mastigação, movimentos peristálticos, fala, piscar de olhos, secreção lacrimal e vômito.

Qual a origem real do nervo óptico?

NERVO ÓPTICO a) Classificação: É um nervo sensitivo. b) Origem: Real: células ganglionares da retina. Aparente: quiasma óptico.

Quais os nervos cranianos que emergem do sulco bulbo pontino?

Neste “sulco bulbo-pontino” emergem, de cada lado da linha mediana, os nervos: abducente ( VIº ), facial ( VIIº ) e vestíbulo-coclear ( VIIIº ), sendo que, o nervo abducente ( VIº nervo craniano ), emerge do tronco encefálico, entre a região final (distal) da ponte e a “elevação das pirâmides bulbares”.

Quais nervos cranianos tem origem no tronco encefálico?

Nervo trigêmeo (NC V)

Estas fibras se originam do tronco cerebral, formando o gânglio trigeminal, próximo ao ápice da parte petrosa do osso temporal. O nervo trigêmeo se divide em três ramos: nervo oftálmico (NC V1), nervo maxilar (NC V2) e nervo mandibular (NC V3).

O que os nervos cranianos inervam?

A função dos nervos cranianos é conduzir os impulsos nervosos do sistema nervoso central para a periferia (impulsos eferentes – nervos motores) e da periferia para o sistema nervoso central (impulsos aferentes – nervos sensoriais) através de suas fibras.

Quais são os nervos cranianos que estão associados com a ponte?

O nervo trigémio (V), entra no tronco cerebral no seu ponto médio, e outros três nervos cranianos entram, no sulco que existe entre a protuberância basal e o bolbo raquidiano (abducente, facial e vestibulococlear). Origem aparente do nervo oculomotor, ao nível do sulco pôntico superior.

Qual é a função do nervo vago?

Em termos científicos, o nervo vago é um dos principais componentes do sistema nervoso parassimpático, que controla as ações involuntárias do corpo. ... "Assim, o sistema nervoso parassimpático ajuda a alternar os estados de descanso, relaxamento, recuperação, regulação da frequência cardíaca e respiração.

Quais as estruturas da ponte?

Estrutura da ponte

É formada por uma parte ventral, ou base da ponte, e uma parte dorsal, ou tegmento da ponte. O tegmento da ponte tem estrutura muito semelhante ao bulbo e ao tegmento do mesencéfalo. Já a base da ponte tem estrutura muito diferente das outras áreas do tronco encefálico.

Quais as funções do mesencéfalo ponte e bulbo?

O tronco encefálico é a região do encéfalo responsável pela união entre a medula espinhal e o cérebro. É constituído pelo mesencéfalo, ponte e bulbo, que são responsáveis pelas funções básicas para a manutenção da vida, como a respiração, o batimento cardíaco e a pressão arterial.

Como se dá a formação do cerebelo ponte e bulbo?

As paredes do metencéfalo formam o cerebelo e a ponte, enquanto que sua cavidade forma a parte superior do 4º ventrículo. Origina-se de espessamentos dorsais das placas alares do metencéfalo. No início do período fetal, os dois hemisférios cerebelares se unem dorsalmente, formando uma porção mediana, o verme.

Quais as principais estruturas observadas na superfície do bulbo?

Sua característica mais marcante é uma grande massa ovóide na superfície ventral do tronco encefálico: a ponte basal. Os núcleos pontinos da ponte basal transmitem informação, oriunda do córtex cerebral, para o cerebelo e estes feixes de fibras proporcionam uma estriação transversal a ponte basal.

Qual estrutura está localizada entre os sulcos lateral anterior e lateral posterior do bulbo?

Qual estrutura está localizada entre os sulcos lateral anterior e lateral posterior do bulbo ? Entre os sulcos lateral anterior e lateral posterior temos a área lateral do bulbo, onde se observa uma eminência oval, a oliva, formada por uma grande quantidade de substância cinzenta.

Quais são os limites superior e inferior do bulbo?

Bulbo: É também conhecido por bulbo raquídeo ou medula oblonga. ... Sua parte inferior está ligada à medula espinhal e a parte superior à ponte. Seu limite superior se encontra no nível do sulco bulbo-pontino (margem inferior da ponte) e seu limite inferior se encontra no nível do forame magno.

Quais núcleos de nervos cranianos estão situados na ponte?

O tegmento pontino, menor, contém os núcleos dos nervos cranianos para NC V - NC VIII, bem como vários tratos de substância branca (fascículo longitudinal medial, lemnisco medial e lateral e outros) e o quarto ventrículo.

O que é o nervo oculomotor?

O nervo oculomotor constitui o III par de um agrupamento de doze nervos conhecido como os nervos cranianos. Esse grupo recebe esse nome porque emerge através dos acidentes anatômicos cranianos, como as fissuras e os forames e estão envolvidos por bainhas tubulares que são originadas das meninges cranianas.

O que são os núcleos grácil e cuneiforme?

Núcleos grácil e cuneiforme: núcleos sensitivos que recebem os axônios dos fascículos grácil e cuneiforme. Dão origem às fibras arqueadas internas que cruzam o plano mediano (decussação sensitiva) e infletem-se cranialmente para formar o lemnisco medial.

Artigo anterior
É melhor deixar a ferida aberta ou fechada?
Artigo seguinte
Qual é o significado da palavra plácidas?