Quais os tipos de mutação?

Perguntado por: Ivo Gil de Henriques  |  Última atualização: 6. Oktober 2024
Pontuação: 4.4/5 (42 avaliações)

As mutações podem ser divididas em duas categorias principais:
  • Alterações cromossômicas: que afetam o número ou a estrutura de cromossomos da célula;
  • Alterações gênicas: mutações que ocorrem na sequência do DNA.

Quais são os 3 tipos de mutação?

As mutações gênicas podem ser classificadas em pontuais, por inserção e deleção.
  • Mutação pontual: Essas mutações ocorrem quando apenas uma base é alterada. ...
  • Mutação por inserções e deleções: Nas mutações por inserção, adiciona-se um ou mais nucleotídeos ao DNA.

Qual o tipo de mutação mais frequente?

Mutação missense

Uma das mais frequentes ocorre a alteração de uma base ou trinca do DNA, que resulta na alteração de um único aminoácido.

São exemplos de causa de mutação?

Como dito, as mutações surgem de forma natural ou podem ser induzidas por agentes mutagênicos, isto é, substâncias químicas ou de natureza física que podem induzir as mutações, como os raios ultravioleta e raios X, bebidas alcoólicas, substâncias derivadas do tabaco, bem como alguns medicamentos.

O que é uma mutação genética?

As mutações gênicas são mudanças ocasionais que ocorrem nos genes, ou seja, é o procedimento pelo qual um gene sofre uma mudança estrutural. As mutações envolvem a adição, eliminação ou substituição de um ou poucos nucleotídeos da fita de DNA.

MUTAÇÕES GÊNICAS - Tipos de Mutação - Genética | Biologia com Samuel Cunha

34 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais causas das mutações?

→ O que causa as mutações? As mutações podem ocorrer por causa de erros na replicação ou ainda por fatores externos. Na replicação incorreta, no momento da síntese da nova molécula de DNA, podem ocorrer erros que fazem com que a cópia não seja idêntica à original.

Onde ocorre a mutação genética?

Essas variantes podem ocorrer em qualquer célula ou estágio do desenvolvimento, ainda que algumas estejam mais propensas a mudar. As mutações podem ocorrer em células de um organismo já desenvolvido (somáticas) ou nas células que originarão ovócitos e espermatozoides (germinativas).

Quais são os tipos de doenças genéticas?

Doenças genéticas multifatoriais
  • Doença de Alzheimer de início tardio;
  • Artrite reumatoide;
  • Transtorno do espectro autista (raro);
  • Câncer;
  • Doença arterial coronariana;
  • Diabetes;
  • Espinha bífida;
  • Cardiopatias congênitas isoladas.

Qual a doença genética mais comum?

Diabetes. Provavelmente, também está entre as doenças mais conhecidas do país. Afinal, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, 13 milhões de brasileiros são diagnosticados com a doença.

O que é mutação e quais os principais tipos?

As mutações são divididas em: germinativas, quando acontecem no material genético de todas as células do corpo, incluindo os gametas; somáticas, quando acontecem somente em um tecido do corpo. As mutações do tipo germinativas são aquelas que podem ser passadas para os descendentes, enquanto as somáticas, não.

Qual tipo de mutação e o câncer?

O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais.

Qual a mutação mais rara?

O site Listverse compilou dez mutações raras que desafiam nossos padrões sobre o que é ser humano:
  • Anencefalia. Esta condição rara é um distúrbio do tubo neural (retratada na ilustração acima). ...
  • Ectrodactilia. ...
  • Epidermodisplasia verruciforme. ...
  • Hipertricose. ...
  • Polimelia. ...
  • Progéria. ...
  • Síndrome de Proteus. ...
  • Sirenomelia.

O que é uma mutação silenciosa?

Mudar um códon para um que codifica o mesmo aminoácido e não causa mudanças na proteína produzida. Essas são chamadas de mutações silenciosas.

O que é fator mutagênico?

Bem, "mutagênico" é qualquer substância química ou evento físico que pode causar mutações genéticas. Substâncias químicas, como certos venenos, podem ser mutagênicos. Eventos físicos, como luz ultravioleta, ou diferentes tipos de radiação, também podem ser mutagênicas.

O que pode resultar das mutações nos seres vivos?

As mutações nos seres vivos podem resultar em diferentes alterações genéticas que podem ser benéficas, prejudiciais ou neutras. Essas mutações podem levar a mudanças nas características físicas, fisiológicas ou no comportamento dos organismos.

Qual é a doença genética mais comum no Brasil?

A fibrose cística atinge cerca de 70 mil pessoas em todo mundo, e é a doença genética grave mais comum da infância. No Brasil, estimativas do Ministério da Saúde apontam que uma em cada 25 pessoas carregam o gene da doença.

Quais os 4 tipos de alterações cromossômicas?

Há quatro principais tipos de alterações cromossômicas estruturais: deleção, duplicação, inversão e translocação.

O que é uma mutação somática?

Mutações somáticas, ou adquiridas, são a causa mais comum de câncer e resultam de danos acumulados no DNA ao longo da vida, nas células somáticas, que são todas as células do nosso corpo com exceção das que dão origem aos óvulos e espermatozoides (Figura 1).

Como ocorre a mutação de um vírus?

Durante a infecção, o vírus faz cópias de seu RNA; um erro gera uma mutação, que pode mudar suas características. A mutação, que altera a estrutura do material genético (DNA ou RNA), é um fenômeno comum em todos os organismos.

O que é mutação celular?

Dessa forma, podemos concluir que a mutação é uma mudança brusca que ocorre ao acaso no material genético e que pode ser transmitida aos descendentes. As mutações são induzidas pelos agentes mutagênicos, que podem ser de origem química ou física.

Qual a diferença entre doença genética ou hereditária?

De forma resumida, podemos dizer que as doenças genéticas são causadas por alterações (mutações) no DNA, as doenças hereditárias são causadas por mutações passadas de geração em geração (pai para filho), e as doenças congênitas são doenças que se manifestam desde a gestação ou já no nascimento.

Como saber se uma doença é genética?

Existem alguns aspectos em relação ao histórico clínico ou familiar que podem sugerir uma doença genética, como: recorrência da mesma condição na família, histórico familiar de doenças comuns em idade jovem, sintomas como atraso do desenvolvimento, dismorfias, deficiência intelectual, entre outros.

Quais as possíveis consequências das mutações genéticas no corpo humano?

As mutações podem afetar diferentes genes que controlam o crescimento e a divisão celular. Alguns destes genes são chamados de genes supressores de tumor. As mutações podem também tornar alguns genes normais em genes cancerígenos conhecidos como oncogenes.

Como o ambiente pode causar mutações?

Certas situações do meio ambiente influenciam essas mudanças e isso pode passar de geração em geração. Se você toma muito sol, por exemplo, sua pele fica mais escura. Mas isso pode, no final das contas, afetar os gametas (células sexuais) e causar falhas no DNA de transmissão hereditária.

Artigo anterior
Como proceder com com um paciente vítima de um trauma automobilístico?
Artigo seguinte
O que é marketing de serviços e suas características?