Quais os tipos de usucapião urbano?

Perguntado por: Lorena Érica Pinho Rocha  |  Última atualização: 7. April 2025
Pontuação: 4.4/5 (6 avaliações)

Isto posto, podemos finalmente elencar os diferentes tipos de usucapião para imóveis urbanos.
  • I) Usucapião Ordinária (art. ...
  • II) Usucapião Extraordinária (art. ...
  • III) Usucapião Constitucional ou Especial Urbana pro misero (arts. ...
  • IV) Usucapião Constitucional ou Especial Urbana por abandono do lar (art.

Quais os tipos de usucapião de imóvel urbano?

Usucapião Extraordinária; Usucapião Constitucional ou Especial Urbana pro misero; Usucapião Constitucional ou Especial Urbana por abandono do lar e; Usucapião Especial Urbana coletiva.

Quais são as 5 modalidades de usucapião?

Quais são as 5 modalidades de usucapião? Existem diferentes tipos, como usucapião extraordinária, ordinária, familiar, rural, urbano, entre outras, cada uma com seus requisitos específicos.

Quais são os 4 requisitos básicos para todas e quaisquer espécies de usucapião?

Quais são os requisitos principais da usucapião?
  • Posse com intenção de dono.
  • Posse mansa e pacífica.
  • Posse contínua e duradoura.
  • Posse de boa-fé e com justo título.

Qual é a nova modalidade de usucapião?

As modalidades da usucapião de imóveis são as seguintes: Ordinário; Extraordinário; Especial Rural; Especial Urbano; Especial Familiar; Coletivo; e bens móveis: Ordinário e Extraordinário. O inciso 3º, do art. 183 na Constituição Federal de 1988 determina que não há possibilidade de usucapião de um bem público.

USUCAPIÃO: o que é, quais os tipos e seus principais requisitos.

30 questões relacionadas encontradas

Qual é o usucapião de 5 anos?

Art. 1.240. Aquele que possuir, como sua, área urbana de até duzentos e cinqüenta metros quadrados, por cinco anos ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.

Quais são os três tipos de usucapião?

Usucapião especial : tipos, prazos e requisitos
  • Usucapião especial rural.
  • Usucapião especial urbana.
  • Usucapião especial coletiva.
  • Usucapião especial familiar.
  • Usucapião especial indígena.

O que invalida o usucapião?

Outro fator é a posse não ser pacífica, ininterrupta e pública. Se a posse for obtida por violência, segredo ou precariedade, isso invalida o processo. A usucapião também não se aplica a imóveis públicos, portanto, tentar usucapir um imóvel que pertence ao Estado ou ao município é inviável.

O que anula o usucapião?

Ausência de um dos requisitos legais para a usucapião: A ação de usucapião pode ser anulada se o possuidor não comprovar a posse mansa, pacífica e contínua pelo prazo necessário. Inexistência do direito de ação: A ação de usucapião pode ser anulada se o possuidor não tiver legitimidade para ajuizar a ação.

O que é preciso para comprovar usucapião?

Os atos mencionados neste artigo, como o registro público de imóveis, o pagamento do IPTU, a realização de benfeitorias, a comprovação de residência, a apresentação de testemunhas e declarações de vizinhança, e o registro fotográfico e documental, são formas eficazes de demonstrar a posse ao longo do tempo.

Qual o prazo para pedir usucapião?

Trata-se de uma forma originária de aquisição de imóvel que tem como objetivo atingir a função social da propriedade. Nas áreas urbanas, ela também é possível na forma do artigo 1.238 do CC, que disciplina a chamada usucapião extraordinária, com exigência de posse por 15 anos sem interrupção nem oposição.

Qual o custo de um processo de usucapião?

Por mera estimativa, o valor de uma ação de usucapião, varia entre 10% a 30% do valor do imóvel, dependendo de cada caso. Por outro lado, é praticamente impossível padronizar quanto custa fazer usucapião. É bom lembrar, que após a regularização da documentação do imóvel, o seu valor tende a se elevar de 30% a 60%.

Quantos anos a pessoa tem direito a usucapião?

- Usucapião Ordinária: 5 á 10 anos. - Usucapião Extraordinária: 15 anos. - Usucapião Constitucional ou Especial Urbana: 5 anos.

É possível fazer usucapião de herança?

Para que o herdeiro possa pleitear a usucapião do bem de herança, é necessário que a posse seja exclusiva e ininterrupta, ou seja, deve o herdeiro que pretende usucapir ter mantido a posse do imóvel durante 10 ou 15 anos (a depender do caso) sem ter dividido-a com os demais herdeiros.

Quem não paga IPTU tem direito a usucapião?

Não pagar IPTU não impede a usucapião. O que importa é a posse do imóvel por um tempo determinado, sem violência ou oposição. Mas é bom pagar o IPTU para evitar problemas com o fisco e comprovar a posse. Portanto, mesmo quem não paga IPTU tem sim direito a usucapião.

Qual a diferença da usucapião ordinária e extraordinária?

A usucapião ordinária, previsto no artigo 1.242 do Código Civil, requer posse contínua e ininterrupta pelo prazo de 10 anos. Já a usucapião extraordinária, previsto no artigo 1.238 do Código Civil, exige um período de posse de 15 anos.

Quem não pode pedir usucapião?

Bens entre os cônjuges no decorrer da vida conjugal, o marido não poderá requerer a usucapião de um imóvel da esposa. Tutores e curadores não poderão usucapir bens de seus tutelados e curatelados. As pessoas menores de 16 anos, com deficiência mental ou enfermas, não poderão usucapir em razão de sua incapacidade.

Como evitar a usucapião de um herdeiro que ficou na posse do bem?

Há formas de evitar que no futuro esse herdeiro possa usucapir esse imóvel. Uma das formas existentes, é cobrar aluguel. Ele deve ser notificado para que fique ciente de que se quiser permanecer no imóvel, terá que pagar um valor pelo aluguel da casa aos seus irmãos. Já a outra forma, é fazer um contrato de comodato.

O que tira a posse mansa e pacífica?

ii. a posse seja mansa e pacífica, ou seja, exercida sem oposição. Assim, se o proprietário do bem tomou alguma providência na área judicial, fica descaracterizada a posse ad usucapionem.

Qual a metragem máxima para usucapião urbano?

Prevista no artigo 183 da Constituição e no artigo 1.240 do Código Civil (CC), a ação de usucapião especial de imóvel urbano possibilita o reconhecimento do direito ao domínio em favor da pessoa que, de forma pacífica e ininterrupta, tenha como sua área de até 250 m², por cinco anos, sem oposição, utilizando-a para ...

O que o juiz pergunta numa audiência de usucapião?

Em nome de quem está registrado o imóvel que pretende usucapir? Existem benfeitorias no imóvel? Houve oposição à posse do cliente? Quais as testemunhas que possam provar os fatos narrados pelo cliente?

O que acontece depois da sentença de usucapião?

Segundo se extrai desse contexto, a sentença proferida no processo de usucapião é o título hábil para ser levado ao Registro Imobiliário compete nte. No entanto, deverá ser encaminhada, mediante mandado, para que possa ingressar no Registro de Imóveis.

Quem tem legitimidade para contestar ação de usucapião?

O proprietário do imóvel pode se defender dessa ação apresentando contestação, na qual deverá demonstrar que não estão presentes os requisitos legais para a Usucapião pretendida pelo autor da ação.

Como legalizar um imóvel por usucapião?

Para que seja possível é necessário que o requerimento seja feito por advogado ou por defensor público no cartório onde se encontra registrado o imóvel que se pretende usucapir. Neste requerimento será demonstrado que o interessado preenche os requisitos legais para a aquisição da propriedade.

Quem mora de favor tem direito a usucapião?

🚨 Atenção: quem mora de favor não possui os direitos de posse necessários para solicitar usucapião! 👉 A usucapião requer o exercício contínuo e ininterrupto da posse sobre o imóvel, o que não ocorre quando alguém reside no imóvel por meio de uma permissão ou favor concedido pelo proprietário.

Artigo anterior
O que sente na ovulação?
Artigo seguinte
Quantas motos na carreata do Bolsonaro?