Onde é metabolizado o paracetamol?
Perguntado por: Sebastião César de Fernandes | Última atualização: 20. Juni 2025Pontuação: 4.3/5 (69 avaliações)
O paracetamol é metabolizado principalmente no fígado, local onde grande quantidade desta substância converte-se em compostos inactivos, por formação de sulfatos e glicuronídeo, sendo posteriormente excretado pelos rins. Somente uma pequena parte é metabolizada pelo sistema enzimático do citocromo P-450 no fígado.
Onde o paracetamol é absorvido?
O paracetamol é um analgésico de ação central, não pertencente aos grupos dos opiáceos e salicilatos. Absorção: o paracetamol de liberação imediata é rápido e quase completamente absorvido no trato gastrintestinal, principalmente no intestino delgado.
Onde o paracetamol é metabolizada?
O paracetamol é metabolizado principalmente no fígado, por conjugação com ácido glicurônico e cisteína. O início da sua ação ocorre cerca de 30 minutos após a administração oral, com duração de 4 a 6 horas. Em adultos a meia vida de eliminação é cerca de 2 a 3 horas e em crianças é cerca de 1,5 a 3 horas.
Onde é processado o paracetamol?
O paracetamol é processado no fígado pela glicuronil transferase para ligar o glucoronídeo e assim fica solúvel e gera a eliminado, a ação enzimática da P450 que forma um elemento tóxico, N-Acetil-P-Benzoquinona, a glutationa deixa o metabolismo inato, porém essa glutationa é finita e ocorre a intoxicação.
Qual o metabólito tóxico do paracetamol?
Após a saturação das vias metabólicas principais, em doses acima de 4 g/dia, o paracetamol sofre oxidação, originando o metabólito tóxico n-acetil-p- benzoquinonaimina (NAPQI) (HE et al., 2011).
Você sabia que o paracetamol não é hepatotóxico? Como assim? A farmacologia explica!
Qual CYP metaboliza o paracetamol?
A oxidação do paracetamol através da ativação do sistema citocromo P450(CYP) aumenta a produção de NAPQI, e o acúmulo de NAPQI ocasiona um processo irreversível de lesão hepatocelular (JUNIOR, 2011).
O que o paracetamol causa no fígado?
Quando utilizado em altas doses, o Paracetamol promove a destruição das células do fígado. Esta situação se agrava, pois quando tais células morrem, são liberadas suas mitocôndrias (estruturas presentes no interior da célula). Essas estruturas são reconhecidas como invasoras pelo sistema de defesa do organismo.
Qual órgão o paracetamol afeta?
Tomar substâncias nocivas ou exagerar na dose de um medicamento, incluindo paracetamol, pode causar danos ao fígado.
Porque paracetamol foi proibido nos EUA?
O que se tem mais claro em relação ao paracetamol é sua relação com o risco de falência do fígado. O medicamento representa a principal causa deste problema em países como os EUA e o Reino Unido. O paracetamol é recomendado para diminuir febre e dor.
O que é pior para o fígado paracetamol ou dipirona?
Se não há contraindicação para o uso de uma ou outra, a dipirona mostrou-se, em alguns estudos, mais eficiente para dor que o paracetamol. Porem, é muito importante levar em conta o risco de alergias e as doenças do paciente, por exemplo, doença dos rins ou fígado. O melhor sempre é consultar um médico.
Qual a toxicidade do paracetamol?
Intoxicação pelo paracetamol pode causar gastrenterite horas após a ingestão e hepatotoxicidade em 1 a 3 dias. Após superdosagem, a gravidade da hepatotoxicidade é previsível pelos níveis de paracetamol no soro. O tratamento é feito com n-acetilcisteína, com a finalidade de prevenir ou minimizar a hepatotoxicidade.
Onde a dipirona é metabolizada?
A dipirona é um medicamento com ações analgésicas e antitérmicas e cuja atuação tem início cerca de 30 minutos após a administração oral. Essa substância atinge o seu pico na concentração sanguínea 2 horas após a ingestão e é metabolizada pelo fígado e expelida pelo trato urinário.
O que o excesso de paracetamol pode causar?
O paracetamol, um ingrediente comum em muitos medicamentos com e sem prescrição médica, é seguro em doses normais, mas uma superdosagem severa pode causar insuficiência hepática e morte. Por vezes, as pessoas ingerem demasiados produtos que contêm paracetamol e veneno em si mesmos.
Qual a função orgânica do paracetamol?
No paracetamol existem as funções amida e fenol. No ciclo, os carbonos ligados por ligações duplas estão mais próximos do que aqueles ligados por ligações simples. No paracetamol existem as funções amina e cetona. A função amina dessa substância pode atuar como uma base.
Quanto tempo dura o efeito do paracetamol no organismo?
O paracetamol é vendido sob a forma de tabletes com 500mg ou sob a forma de emulsão líquida, para crianças. Para uma dose de 1000mg, o pico do nível de paracetamol no sangue é de 20mg/litro, e ocorre entre 30 minutos a 2 horas após a ingestão. O tempo de meia vida no organismo é de cerca de 2 horas.
Onde é absorvido a dipirona?
A dipirona é rápida e totalmente absorvida no trato gastrintestinal.
Qual é mais perigoso dipirona ou paracetamol?
No Brasil, o mais favorável perfil de efeitos adversos com- parativamente a outros analgésicos, a melhor tolerabilidade digestiva em relação aos AINE e o baixo custo recomendam o uso de paracetamol, desde que sejam amplamente difundidas as pró-doses e as doses máximas diárias permitidas.
O que é mais forte dipirona ou paracetamol?
Ambos são analgésicos considerados eficazes. Porém, alguns estudos que envolveram uma comparação dos dois remédios no combate a dores pós-operatórias sugeriram que a dipirona tem uma eficácia superior à do paracetamol.
Por que não existe dipirona nos EUA?
No artigo, a agência também explicou que "proibiu o medicamento nos Estados Unidos devido a efeitos secundários potencialmente fatais, incluindo uma queda nos glóbulos brancos que prejudica a capacidade do organismo de combater infecções." A reação citada pela agência americana é conhecida como agranulocitose.
Qual o remédio que mais prejudica o fígado?
Os principais causadores da hepatite medicamentosa são os antibióticos, anti-inflamatórios, anticonvulsionantes e esteróides anabolizantes. Alguns medicamentos, como a Nimesulida, por exemplo, têm maior capacidade de causar irritações no fígado, o que pode resultar em hepatite aguda ou fulminante.
Qual é o analgésico que não ataca o fígado?
O paracetamol pode ser empregado em pacientes com doenças hepáticas, desde que acompanhado por um médico ou profissional da saúde. Estudos de segurança em adultos com hepatopatias (doenças no fígado) demonstraram que as doses recomendadas em bula de paracetamol são bem toleradas.
Qual a diferença do TYLENOL para o paracetamol?
O que é paracetamol? O paracetamol é o ingrediente ativo nos produtos TYLENOL® e em diversos medicamentos vendidos com ou sem receita médica. O paracetamol reduz a febre e proporciona alívio temporário de dores leves a moderadas, tais como: dores de cabeça.
Como proteger o fígado do paracetamol?
Administrar-lhe carvão ativado para impedir que o paracetamol chegue ao sangue, se você tiver tomado paracetamol nas últimas horas. Administrar-lhe um antídoto (um medicamento que funciona contra paracetamol) para proteger o fígado.
Qual é o antídoto do paracetamol?
Se o nível de paracetamol no sangue estiver elevado, administra-se geralmente acetilcisteína por via oral ou intravenosa, para reduzir a toxicidade do paracetamol. A acetilcisteína é administrada repetidamente durante um ou vários dias.
Porque paracetamol deve ser evitado?
Sendo o paracetamol um dos mais responsáveis por hepatotoxicidade ao redor do mundo, devido a característica de ser um medicamento livre de prescrição (MIP), em casos mais graves em pacientes com insuficiência hepática fulminante, pode haver necessidade de transplante de fígado.
Quais os tipos de trabalho formal?
O que fazer para ficar bom da síndrome do intestino irritado?