Quais os tipos de dolo que existe?

Perguntado por: Vitória Fabiana Figueiredo Rodrigues  |  Última atualização: 29. Juni 2024
Pontuação: 5/5 (31 avaliações)

Dolo: o que é, conceito e tipos
  • 4.1 Dolo direto.
  • 4.3 Dolo de dano e perigo.
  • 4.4 Dolo genérico.
  • 4.5 Dolo específico.
  • 4.6 Dolo de propósito ou de ímpeto.
  • 4.7 Dolo bonus e malus.

Quais são os tipos de dolo?

Subdivide-se em dolo alternativo e em dolo eventual. Dolo alternativo é o que se verifica quando o agente deseja, indistintamente, um ou outro resultado. Sua intenção se destina, com igual intensidade, a produzir um entre vários resultados previstos como possíveis.

Qual a diferença entre dolo alternativo e dolo geral?

Dolo alternativo: é aquele que o agente deseja, indistintamente, um ou outro resultado possível de acontecer. É o caso do agente que atira contra a vítima com o proposito de matar ou ferir. Dolo eventual: é aquele que o agente não quer o resultado por ele previsto, mas assume o risco de produzi-lo.

O que é dolo eventual e dolo culposo?

No dolo eventual, apesar de o sujeito não desejar o resultado danoso, prevê e aceita a possibilidade do resultado. Na culpa consciente, o agente prevê a possibilidade do resultado danoso, mas acredita sinceramente que não irá acontecer.

Qual a diferença de dolo direto e dolo indireto?

DOLO DIRETO (ou determinado): o agente prevê um resultado, dirigindo sua conduta na busca de realizá-lo. Já no dolo indireto ou indeterminado, o agente, com a sua conduta, não busca resultado certo e determinado.

Quais São os tipos de boldo, aprenda e não erre nunca mais!

45 questões relacionadas encontradas

Quantos dolo existem?

Dolo de dano e dolo de perigo. Dolo de dano ou de lesão o agente quer ou assume o risco de lesionar um bem jurídico penalmente tutelado (crimes de dano). Já no dolo de perigo, o agente quer ou assume o risco de expor a perigo de lesão um bem juridicamente tutelado.

O que é dolo direto exemplo?

Quando alguém quer cometer um delito ou assume o risco de cometê-lo, ele estará agindo dolosamente. Mas se ele cometeu o crime apenas por negligência, imprudência ou imperícia, ele estará agindo culposamente. Assim, se Pedrinho dá um tiro em Zezinho, ele agiu dolosamente, pois quis matá-lo.

Quais crimes admitem dolo eventual?

No REsp 1.836.556, a Quinta Turma estabeleceu que o dolo eventual no crime de homicídio é compatível com as qualificadoras objetivas previstas no artigo 121, parágrafo 2º, incisos III (emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel) e IV (traição, emboscada ou mediante ...

Qual é a pena para o dolo eventual?

A pena para homicídio culposo, ao caracterizar tal fato como culpa consciente, é de detenção de 1 (um) a 3 (três) anos (CP, art. 121, § 3º). Já para a condição de homicídio doloso a ser caracterizado como dolo eventual, a pena será de no mínimo 6 (seis) a 20 (vinte) anos (CP, art.

O que é o dolo específico?

O dolo específico é aquele cujas características estão descritas em tipos penais, ou seja, o agente deseja realizar o fato ilícito como descrito na lei. Por exemplo, o crime de sequestro é um tipo de dolo específico e está tipificado no art. 148 do Código Penal: Art.

O que é o animus necandi?

A operação policial recebeu essa denominação em razão da expressão “ANIMUS NECANDI”, etimologicamente proveniente do latim, significar “intenção de matar” ou “vontade de matar”, sendo utilizada no Direito Penal para destacar o dolo do agente ao praticar o crime contra a vida de outra pessoa, correspondendo à vontade do ...

O que é o dolo acidental?

No caso do dolo acidental, o prejuízo resulta da diversidade das circunstâncias do negócio, que é desfavorável àquele que foi vítima da malícia alheia.

Quais os 3 elementos da teoria do crime?

Principais elementos da Teoria do Crime

Como foi dito no tópico anterior, o crime na legislação penal tem três elementos principais: o típico, ilícito e culpável.

Quando ocorre o dolo eventual?

No dolo eventual o agente assume o risco na produção de um resultado. Ele não quer que se concretize determinado resultado, mas sabe que ele é provável e possível e o aceita. O dolo eventual caracteriza-se, portanto, pela probabilidade da ação delituosa ocorrer.

Qual a diferença entre dolo eventual e culpa consciente?

A diferença, então, fica apenas na parte final do caminho percorrido; no dolo eventual, o agente assume o risco de produzir o resultado, desdenha-o, é indiferente, tanto faz se acontecer ou não; já na culpa consciente, o agente acredita levianamente que não vai acontecer ou acredita fielmente em suas habilidades que ...

Quais os tipos de dolo e culpa?

Dolo direto - Previsão de resultado - vontade de resultado. Dolo indireto - Previsão de resultado - indiferença com o resultado. Culpa consciente: Previsão de resultado - absolutamente não quer o resultado, pensa poder evitar. Culpa inconsciente - Não previsão de resultado - absolutamente não quer o resultado.

Qual o crime mais grave do Código Penal?

A conduta prevista no artigo 121 do Código Penal, “matar alguém”, nomeada de homicídio simples, pode ser marcada no caso prático por circunstâncias que agravam ou qualificam o homicídio. Além disso, a lei penal estipula pena maior para o crime mais grave.

Como se comprova o dolo?

Modos de prova do dolo

Testemunhas e depoimentos que comprovam a vontade livre e consciente do agente.

Quem julga dolo eventual?

Decisão do tribunal. É da competência do Tribunal do Júri a conclusão se o fato se deu mediante culpa consciente ou dolo eventual.

O que é dolo de dano?

“o elemento subjetivo do tipo do crime de dano é simplesmente o dolo, a vontade de destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia.

Qual a pena para crime hediondo?

Art. 8º Será de três a seis anos de reclusão a pena prevista no art. 288 do Código Penal, quando se tratar de crimes hediondos, prática da tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins ou terrorismo. Parágrafo único.

O que é o dolo no direito civil?

Dolo é o vício de consentimento gerado pela atuação maliciosa de um terceiro. Conforme leciona PABLO STOLZE GAGLIANO e RODOLFO PAMPLONA FILHO: “ Seria, portanto, todo artifício malicioso empregado por um das partes ou por terceiro, com o propósito de prejudicar outrem, quando da celebração do negócio jurídico ".

O que é o dolo cumulativo?

Dolo cumulativo: é um conjunto de dolos, manifestados de forma sequencial. É o que ocorre na progressão criminosa, configurada quando o agente deseja inicialmente produzir um resultado e, após atingi-lo, decide prosseguir e reiniciar sua agressão, produzindo lesão mais grave sob o mesmo bem jurídico.

Quando um crime é considerado doloso?

O agente não quer nem assume o resultado. Crime doloso – Crime com intenção. O agente quer ou assume o resultado. A definição de crime doloso está prevista no artigo 18, inciso I do Código Penal, que considera como dolosa a conduta criminosa na qual o agente quis ou assumiu o resultado.

O que é o dolo sem vontade?

f) Dolo sem vontade: É notório que o Direito Penal, ou, ordenamento jurídico como um todo, não possui meios ou sistemas para ingressar na mente do agente, tornando-se impossível constatar a real vontade psicológica do agente no momento da conduta, desse modo, passou a surgir na doutrina a ideia do dolo sem vontade ( ...

Artigo anterior
Quantos milímetros cabem em 1 cm?
Artigo seguinte
Quais são as medidas padrão de janelas blindex?