Quais os tipos de deformação?

Perguntado por: Xavier Rodrigo Baptista de Faria  |  Última atualização: 15. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (42 avaliações)

As deformações por tensão podem ser classificadas basicamente em três tipos:
  • deformação transitória ou elástica.
  • deformação permanente ou plástica.
  • ruptura.

Quais são os tipos de deformação?

As deformações resultantes dos campos de força podem ser classificadas em dois tipos:
  • deformação elástica – é aquela em que removidos os esforços atuando sobre o corpo, ele volta a sua forma original.
  • deformação plástica – é aquela em que removidos os esforços, não há recuperação da forma original.

O que é deformação e quais são os tipos de deformações?

Assim, as deformações podem ser elásticas, plásticas ou deformações por rutura. As deformações elásticas são proporcionais ao esforço aplicado e são deformações reversíveis, ou seja, quando a força de tensão que provocou a deformação elástica é retirada, o material rochoso volta ao seu estado inicial.

O que é a deformação de um material?

Deformação é a mudança na forma e tamanho de um corpo quando uma força é aplicada no mesmo. Figura 1 - A tensão excessiva em materiais frágeis como este encontro de ponte de concreto pode provocar sua deformação até a ruptura. Pela medição da deformação, os engenheiros podem prever a tensão do material.

O que é uma deformação elástica?

Definição - O que é Deformação elástica

Deformação reversível, sem deslocamentos permanentes de átomos ou moléculas. ... Em outras palavras, é o regime de deformação onde não ocorre mudança dimensional permanente, isto é, com o fim do carregamento, o material volta ao estado inicial.

Tensão e Deformação - Propriedades Mecânicas e o Diagrama Tensão Deformação

21 questões relacionadas encontradas

O que são corpos Elasticos?

Um corpo é considerado elástico quando volta a sua forma anterior após receber aplicação de uma força deformadora. Um exemplo de corpo elástico é a mola. Já o corpo não elástico não retorna a sua forma “original” após a aplicação da força deformadora.

Que lei rege a deformação elástica?

A lei de Hooke é usada para calcular a força elástica que é produzida pela deformação de uma mola ou outros materiais elásticos. Quando um corpo elástico é comprimido ou esticado, uma força restauradora tende a fazê-lo voltar ao seu formato original.

O que causa a deformação do objeto?

Isso acontece quando o corpo é submetido à tensão de plasticidade, que é maior daquela que produz a deformação elástica. ... A forma de aplicação das tensões varia em relação a reação de apoio ou inércia do corpo; elas podem ocorrer por tração, compressão, cisalhamento, flexão e torção: Tração.

O que é deformação de engenharia?

A deformação de engenharia é, portanto uma grandeza adimensional e representa um valor médio específico da deformação tomado sobre a extensão do segmento observado. É usual também representar o valor “e” como percentual.

Como se calcula a deformação?

A deformação ou elongação é a medida da variação do comprimento da mola. Nesse sentido, pode ser calculada pela diferença entre o comprimento final e o comprimento inicial da mola.

O que é um estado de deformações?

O estado plano de deformação em um ponto é representado pelas componentes da deformação, Determine a deformação por cisalhamento máxima no plano e a deformação por cisalhamento máxima absoluta.

Quais os componentes da deformação?

Os componentes de deformação (σx, σy, σz, τxy, τxz e τyz) definem o estado de deformação, similar ao estado de tensão (este tridimensional).

O que é deformação específica o que representa?

Deformação Específica Longitudinal é a relação que existe entre a deformação medida em um corpo e o seu comprimento inicial, sendo as medidas feitas na direção da tensão.

Quais são os tipos de esforços?

Cada tipo de esforço possui uma forma específica de ser analisado, estudado e calculado.
...
São os esforços mecânicos:
  • Tração.
  • Compressão.
  • Cisalhamento.
  • Flexão.
  • Torção mecânica.
  • Flexo-Torção.
  • Flambagem.

O que é deformação Rúptil e dúctil?

O comportamento rúptil é aquele em que a rocha apresenta-se rígida e tende a ser quebradiça enquanto que o comportamento dúctil é caracterizado por estiramentos e deformações plásticas.

O que é deformação dúctil?

1. Deformação dúctil: quando as rochas se encontram num estado relativamente plástico (a grandes profundidades), dá origem ao aparecimento de estruturas como dobras, foliações, etc.

Como é calculada a deformação de engenharia?

Para um corpo submetido à tração, a deformação de engenharia é calculada através da equação (1). Entretanto, se um corpo for tracionado em duas etapas de carregamento, primeiro atingindo um comprimento l1 e em seguida atingindo um comprimento l2, as deformações ficam: ... e1 é a deformação até atingir o comprimento l.

O que é tensão de engenharia?

Em física e engenharia, se denomina tensão mecânica ao valor da distribuição de esforços resistentes a cargas solicitantes por unidade de área dentro de um corpo material ou meio contínuo que age de modo a impedir ou imprimir a movimentação e limitar a deformação que é o fenômeno pelo qual se propaga.

Qual a diferença entre deformação e tensão normal?

Para cada tipo de deformação se define uma grandeza chamada tensão, que caracteriza a intensidade das forças que produzem a dilatação, a compressão ou a torção, usualmente descrita como força por unidade de área. A deformação, é a outra grandeza utilizada neste tipo de analises.

O que é distensão de uma matéria?

A teoria afirma que a distensão de um objeto elástico é diretamente proporcional à força aplicada sobre ele. ... Ao esticá-la, ela exerce uma força contrária ao movimento realizado. Assim, quando maior a força aplicada, maior será sua deformação.

Como ocorre a deformação plástica dos metais?

A deformação plástica dos metais efetiva-se por meio de dois processos fundamentais: deformação por escorregamento (resultante de esforços de cisalhamento) e deformação por maclação.

O que nos diz a lei de Hooke?

A lei de Hooke consiste basicamente na consideração de que uma mola possui uma constante elástica k. Esta constante é obedecida até um certo limite, onde a deformação da mola em questão se torna permanente.

Como se calcula a lei de Hooke?

Para calcular a força elástica, utilizamos uma fórmula elaborada pelo cientista inglês Robert Hooke (1635-1703), chamada de Lei de Hooke:
  1. F = K . ...
  2. F: força aplicada no corpo elástico (N) ...
  3. Uma mola apresenta uma das extremidades fixadas a um suporte.

Quem criou a lei de Hooke?

A lei de Hooke foi formulada em 1678 pelo cientista inglês Robert Hooke.

Qual a fórmula da força elástica?

A fórmula para calcular a força elástica é Fe = k x X, em que: Fe — força elástica, dada em newtons; k — constante elástica do corpo, dada em newtons/metro; X — deformação percebida no corpo após a aplicação da Fe, dada em metros.

Artigo anterior
Porque aprender morfologia?
Artigo seguinte
Como Freud descreve a estrutura eo funcionamento da vida psíquica?