O que e plaquetas baixa?

Perguntado por: Rebeca Vieira  |  Última atualização: 30. April 2025
Pontuação: 4.1/5 (19 avaliações)

Plaquetas baixas é quando a contagem de plaquetas no sangue é inferior a 150.000 células/mm³ no exame de sangue. Isso acontece principalmente devido a infecções, uso de alguns remédios ou doenças relacionadas com a imunidade, como púrpura trombocitopênica ou câncer, por exemplo.

É grave ter plaquetas baixas?

Quanto menor o número de plaquetas, maior será a propensão de sangrar. As pessoas que têm muito poucas plaquetas podem ter sangramento intestinal intenso ou apresentar hemorragia cerebral de risco à vida.

O que pode causar as plaquetas baixas?

Alguns tratamentos oncológicos (radioterapia e quimioterapia) Exposição a alguns vírus, como o Epstein-Barr, hepatite e VIH. Doenças autoimunes, como a Púrpura. Aumento do tamanho do baço (esplenomegalia) - este órgão atua como “filtro” do sangue e quando está aumentado pode impedir que as plaquetas circulem.

O que devo fazer quando as plaquetas estão baixas?

Para aumentar o nível, algumas recomendações são: comer mamão, romã, abóbora, folhas verdes (como espinafre e couve), beterraba, cenoura e alimentos ricos em vitamina C. Já para abaixar o nível, o ideal é evitar alimentos ricos em vitamina K e optar por aqueles possuam ômega-3, como sardinha, salmão e atum.

Qual nível de plaquetas é preocupante?

O risco de hemorragia aumenta quando a contagem de plaquetas está abaixo do valor mínimo normal. Contudo, problemas graves de dificuldade na coagulação habitualmente só ocorrem quando a contagem é inferior a 80 mil a 100 mil por microlitro de sangue.

SINTOMAS GRAVES E POUCO FALADOS DA DENGUE | COMO TRATAR?

33 questões relacionadas encontradas

Qual o número de plaquetas de uma pessoa com leucemia?

Podem ainda apresentar anemia, plaquetopenia geralmente abaixo de 100.000, mas em alguns casos, abaixo de 50.000. A presença de mais de 5% de blastos no sangue periférico indica leucemia aguda.

O que é bom para aumentar as plaquetas do sangue?

Outra forma de aumentar as plaquetas no sangue é através do uso de suplementos alimentares contendo ferro, vitamina B12, ácido fólico ou vitamina C. Isto porque a deficiência de ácido fólico ou vitamina B12 podem levar à diminuição da produção de plaquetas, glóbulos vermelhos e brancos no sangue.

Qual fruta aumenta as plaquetas?

Kiwi. O kiwi é uma fruta rica em vitamina C, vitamina K e ácido fólico. Estudos mostram que o consumo regular de kiwi pode ajudar a aumentar o número de plaquetas no sangue.

Qual o número de plaquetas de uma pessoa normal?

Cerca de um terço delas estão sempre armazenadas no baço. A contagem de plaquetas (número de plaquetas que circulam na corrente sanguínea) costuma ser de aproximadamente 140.000 a 440.000 plaquetas por microlitro (140 a 440 × 10 9 por litro). A contagem de plaquetas pode variar de acordo com o ciclo menstrual.

Qual doença afeta as plaquetas?

Púrpura trombocitopênica imunológica é uma doença autoimune que se caracteriza pela destruição das plaquetas, células produzidas na medula óssea e ligadas ao processo de coagulação inicial do sangue. O nome da doença está diretamente relacionado às principais manifestações da enfermidade.

Quais doenças atacam as plaquetas?

As doenças que podem afetar o funcionamento das plaquetas incluem cirrose, mieloma múltiplo, doença renal e lúpus eritematoso sistêmico (lúpus).

Quanto tempo leva para as plaquetas voltarem ao normal?

Destruição plaquetária imunológica induzida por fármacos

Esse distúrbio é indiferenciável da ITP, exceto pela história de ingestão de fármaco. Quando se interrompe o fármaco, a contagem de plaquetas começa a aumentar dentro de 1 a 2 dias e volta ao normal em 7 dias.

Qual é a função das plaquetas no organismo?

As plaquetas têm sua origem na medula óssea (megacariócitos) e sua principal função está relacionada ao processo de coagulação, que auxilia a impedir hemorragias e sangramentos e também é útil ao sistema de defesa do corpo.

Quem tem leucemia tem plaquetas baixas?

Os principais sintomas da leucemia são anemia, cansaço, palidez e fadiga, queda de imunidade, baixa na contagem de plaquetas, infecções persistentes, febre, hematomas, sangramentos espontâneos, aumento do baço e fígado ou manchas vermelhas na pele, que podem ser característicos em diversas outras doenças.

Quem tá com as plaquetas baixa pode tomar suco de limão?

Pessoas com plaquetas baixas podem consumir suco de limão? Não há nenhuma relação entre plaquetopenia e limão!

Porque a dengue ataca as plaquetas?

A dengue é uma das infecções virais que podem levar à queda no número de plaquetas no sangue. “Durante uma infecção viral, são liberadas citocinas tóxicas que levam um sinal para a medula óssea para reduzir a produção de plaquetas.

Quais são os 7 primeiros sintomas de leucemia?

Principais sintomas
  • Cansaço excessivo;
  • Ínguas no pescoço, axilas ou virilha;
  • Febre acima de 38º C;
  • Manchas roxas ou pontinhos vermelhos na pele;
  • Dor nos ossos e nas articulações;
  • Aumento da frequência de infecções, principalmente urinária;
  • Perda de peso sem causa aparente.

Quando a pessoa tem câncer aparece no hemograma?

Se o valor de referência for superior a 1000 ng/ml, pode ser mais sugestivo de um tumor maligno. Já em valores aproximados a 500 ng/ml, pode ser sinal de quadro de cirrose ou hepatite crônica, por exemplo.

Como são as plaquetas de quem tem câncer?

Pacientes com câncer apresentam concentrações altas de VEGF20. As plaquetas também apresentam outros fatores de crescimento vascular, como o fator de crescimento endotelial derivado de plaquetas e a trombospondina. Ambos também promovem a progressão tumoral e formação de metástases21,22.

Qual o órgão que produz as plaquetas?

As plaquetas são produzidas na medula óssea por fragmentação do citoplasma dos megacariócitos, uma das maiores células do organismo.

Onde fica o plaquetas no corpo humano?

Normalmente, o organismo humano possui de 150 mil a 450 mil plaquetas por microlitro de sangue. Desse total , 70% estão localizadas na circulação e 30% estão presentes no baço. As plaquetas circulantes permanecem nos vasos sanguíneos por aproximadamente 10 dias, quando são levadas para o baço e o fígado.

Quando as plaquetas estão baixas pode ser dengue?

Popularmente conhecido como dengue hemorrágica, o agravamento da dengue se caracteriza por uma queda acentuada de plaquetas – fragmentos celulares produzidos pela medula óssea que circulam na corrente sanguínea e ajudam o sangue a coagular – e que geralmente leva ao extravasamento grave de plasma.

Qual o valor mínimo de plaquetas para fazer quimioterapia?

O mais comum é que se espere a elevação natural dessas células. Em casos de urgência ou sangramentos, podem-se transfundir plaquetas, mas isso somente tem indicação em casos onde a contagem esteja abaixo de 10.000 ou quando há manifestação de sangramento com contagens abaixo de 100.000.

Quem tem plaquetas baixa pode trabalhar?

Agora se você é portador(a) de PTI e está com os níveis plaquetários bons e não toma nenhuma medicação para a doença de base pode trabalhar normalmente.

Quem está com a plaqueta baixa pode tomar paracetamol?

Uso de medicamentos

A plaquetopenia pode ser um efeito colateral do uso de medicamentos como heparina, paracetamol ou ácido valpróico. Alguns destes medicamentos podem estimular a produção de anticorpos contra plaquetas, que levam a sua destruição, ou causar a inibição da produção de novas plaquetas pelo corpo.

Artigo anterior
O que fazer para fechar os poros do rosto?
Artigo seguinte
Quanto custa para declarar Imposto de Renda atrasado?