Quais os tipos de células de uma esponja?

Perguntado por: Ricardo Matias de Batista  |  Última atualização: 15. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (45 avaliações)

PINACÓCITOS - células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme. COANÓCITOS - células flageladas. ESPONGIOBLASTOS - originam as fibras de espongina (formada por colágeno). MIÓCITOS – formam esfincteres ao redor dos poros e do ósculo (movimento não visível, extremamente lento).

Quais são os tipos de células de uma esponja?

Mesênquima: substância gelatinosa na qual ficam células livres, os chamados amebócitos, e as espículas. Porócitos: células tubulares que possuem um furo no centro, os chamados poros. Miócitos: células alongadas e flexíveis, que formam o esfíncter dos poros. Amebócitos: células livres.

Qual a principal célula da esponja?

As esponjas apresentam um corpo geralmente cilíndrico e rico em poros. Estes são formados por uma célula, que possui forma de anel, denominada de porócito.

Qual célula responsável pela produção do esqueleto das esponjas?

Espongócitos são as células responsáveis pela secreção da espongina (fibras semelhantes ao colágeno), que formam o "esqueleto" do animal. Miócitos são pinacócitos modificados, que controlam o tamanho do ósculo, a abertura dos poros e, consequentemente, o fluxo de água dentro da esponja.

Como são classificadas as esponjas?

Geralmente as esponjas são divididas em três classes: Calcarea, Demospongiae e Hexactinellida. As esponjas calcárias possuem espículas de carbonato de cálcio que não podem ser diferenciadas em mega e microescleras. São exclusivamente marinhas e apresentam espécies asconóides, siconóides e leuconóides.

ZOOLOGIA - PORÍFEROS (ESPONJAS)

28 questões relacionadas encontradas

Qual é a classificação dos poríferos?

Podemos classificar os poríferos em três classes principiais: Calcarea, Desmospongiae e Hexactinellidae.

Como são classificadas as esponjas quanto à distribuição de seus canais?

Há, também, esponjas mais complexas: as siconoides, ou do tipo sícon. Nestas, a parede é mais espessa, e nela são encontradas fendas pelas quais a água passa para o meio interno e em seguida é direcionada aos canais aferentes. ... Nestas também há fendas que direcionam a água para os canais aferentes.

Quais são as células que revestem externamente o corpo de uma esponja?

PINACÓCITOS - células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme. COANÓCITOS - células flageladas.

Que tipo de estruturas formam o esqueleto das esponjas?

O esqueleto das esponjas é interno e composto por espículas calcárias ou silicosas. Pode ainda ser orgânico, formado por fibras de colágenos, denominadas de esponginas. As esponjas não apresentam sistema nervoso e tecidos.

Que material compõem os esqueletos das esponjas?

As esponjas apresentam dois tipos de esqueletos: o esqueleto mineral (espículas calcáreas e silicosas) e o esqueleto orgânico (rede de fibras de espongina, uma escleroproteína).

São células exclusivas de poríferos?

As células exteriores do corpo (pinacoderme) das esponjas são conhecidas como pinacocistos e as interiores (coanoderme) são os coanócitos, células flageladas, que é umas das características corporais exclusivas dos poríferos, além da habilidade das células mudarem de função facilmente (células totipotentes).

O que são poríferos e cnidários?

Também conhecidos como esponjas ou espongiários, a origem deles está relacionada a seres unicelulares e heterótrofos que se aglomeravam em colônias. Os cnidários, por sua vez, são representados pelas anêmonas-do-mar, medusas ou água-vivas, hidras e corais.

Qual a célula que promove a circulação de água nos poríferos?

Suas células, chamadas coanócitos, possuem flagelos que, ao impulsionar água pelo corpo do porífero, capturam o alimento e liberam as excretas pelo ósculo, maior abertura do porífero.

Qual o tipo celular encontrado nas esponjas que tem uma grande similaridade com as células dos protistas coanoflagelados?

Para mais evidências da estreita relação entre coanoflagelados e os animais, vemos que existem células especializadas em esponjas chamadas coanócitos (“células coladas”) que têm grande semelhança com coanoflagelados. Choanócitos também podem ser encontrados em nematóides.

Quais os tipos de esponjas de acordo com a sua arquitetura corporal?

Reconhecem-se três tipos estruturas de esponjas: ascon, sicon e lêucon, que diferem entre si pela complexidade da parede do corpo.

Qual é o sistema nervoso dos poríferos?

Os Poríferos são os únicos animais que não possuem tecidos definidos, não possuem sistema nervoso (ou qualquer outro sistema) e musculatura.

Quais são os três principais tipos de sistemas de canais ou sistemas aquíferos encontrados nas esponjas?

Na maioria dos livros de Zoologia é comum a descrição dos três tipos básicos de sistema aqüífero: ascon, sicon e leucon. Nas esponjas da classe Calcarea ocorrem esses três tipos básicos, enquanto nas Hexactinellida o sistema aqüífero assemelha-se ao siconóide e nas Demospongiae é do tipo leucon.

Quais características de uma esponja permitem sua classificação no reino animal?

As esponjas são animais peculiares que vivem na água. ... Os cientistas só passaram a classificá-las como animais depois que as observaram sugando a comida para dentro do corpo para se alimentar. As formas, cores e tamanhos das esponjas variam muito de espécie para espécie.

Por que as esponjas do mar são classificadas como animais?

São animais que não apresentam órgãos ou tecidos verdadeiros, constituídos, basicamente, por uma massa celular embebida em uma substancia gelatinosa e enrijecida. Apresentam crescimento variado desde eretas bem simples a bastante ramificada, além de incrustadas nas rochas e perfuradoras de conchas.

Quanto às características básicas dos poríferos é correto afirmar que?

Os poríferos são animais sésseis, ou seja, que não apresentam capacidade de locomoção. Os poríferos não apresentam tecidos, órgãos ou sistemas, e, portanto, alguns de seus processos fisiológicos são relativamente simples. A digestão nesses animais, por exemplo, é intracelular, ou seja, ocorre no interior das células.

Quais as principais características dos poríferos e cnidários?

Exclusivamente aquáticos ( Doce ou Salgada*); Animais fixos ou sésseis; • Animais filtradores; • Ausência de sistema nervoso; Animais com coloração e formas variadas. O corpo deste animal se assemelha a uma bolsa de veludo encharcada de água.

Quais são os tipos de reprodução dos poríferos?

Reprodução assexuada

Brotamento: o broto formado por amebócitos aparece no corpo da esponja, podendo sair e originar outro indivíduo ou permanecer preso, originando colônias. Fragmentação: fragmentos de uma esponja, por menores que sejam, podem originar novas esponjas, devido ao seu alto poder de regeneração.

Como é a circulação dos poríferos?

Todos os organismos marinhos simples, como esponjas e rotíferos, não possuem sistema circulatório. Esses animais não possuem tecidos ou órgãos verdadeiros, tendo seus corpos formados simplesmente por poucas camadas de células.

Como a água entra nos poríferos?

A água entra no interior das esponjas pelos poros, estes formados por células denominadas porócitos, que se encontram lado a lado com os pinacócitos: células achatadas, formadoras da epiderme. ... Células presentes no mesênquima, denominadas arqueócitos, dão origem a espermatozoides e óvulos.

Como funciona esse processo de filtração dos poríferos?

O sistema de filtração nos poríferos ocorre com a entrada de água, através dos óstios ou poros formados pelos porócitos, que vai em direção à cavidade interna ou átrio do animal, e saindo pela abertura superior ou ósculo.

Artigo anterior
Qual a diferença de pus e catarro?
Artigo seguinte
Qual o maior streaming do Brasil?