O que era a pedagogia Brazilica?

Perguntado por: Fabiana Maia de Gonçalves  |  Última atualização: 30. Juli 2024
Pontuação: 5/5 (62 avaliações)

Pedagogia brasílica é a denominação dada à orientação que os jesuítas procuraram implantar ao chegar ao Brasil, em 1549, sob a chefia do Pe. Manuel da Nóbrega.

O que é uma pedagogia Brasílica?

A pedagogia brasílica permitia aos gentios a utilização destes instrumentos em missas e ritos da fé católica, pois o que mais importava aos padres jesuítas não era o modo em que era feito estes instrumentos, mas a participação dos gentios na fé católica, mesmo que ao seu modo, o intuito era maior, era a conversão e a ...

Qual a tendência pedagógica utilizada pelos jesuítas?

Os jesuítas em seus ensinamentos ajustavam a catequese e a aprendizagem dos seus trabalhos, esse processo era realizado com uma divisão social, a catequese atendia os indígenas, que era realizada nas aldeias e a educação para a elite, ensinadas nos colégios religiosos.

Qual foi o método educacional utilizado pelos jesuítas?

A educa- ção jesuítica caracterizava-se por um ensino tradicional e literário. O curso primário privilegiava a educação física e intelectual e o en- sino médio, a educação das Letras, ministrada, sobretudo, através da leitura de autores clássicos (TOBIAS, 1986).

Qual era o principal objetivo da educação jesuítica no Brasil?

A educação jesuítica baseava-se nas virtudes, isto é, nos valores cristãos, e nas letras com ensino da língua. Primeiramente, os padres jesuítas aprenderam a língua da terra (tupi-guarani) para comunicar- se com os índios, aproveitando-se da musicalidade dos nativos e utilizando-a como metodologia de ensino.

A expulsão dos Jesuítas: O maior desastre educacional da história

20 questões relacionadas encontradas

O que é pedagogia jesuítica?

Versão da pedagogia católica elaborada pelos jesuítas e sistematizada no “Ratio Studiorum”, o Plano de Estudos cuja versão definitiva foi aprovada em 1599 e adotada por todos os colégios jesuítas em todo o mundo.

O que os jesuítas ensinavam?

Nos aldeamentos jesuíticos os índios eram educados para viver como cristãos. Essa educação significava uma imposição forçada de outra cultura, a cristã. Os jesuítas valiam-se de aspectos da cultura nativa, especialmente a língua, para se fazerem compreender e se aproximarem mais dos indígens.

Quais são as principais características da educação jesuíta?

A pedagogia jesuítica tinha um caráter tridentino, ou seja, remetia ao Concílio de Trento da Igreja Católica, organizado no século XVI e com propósitos contrarreformistas, e contrapunha-se ao modelo de ensino que se apregoava em outros países da Europa, influenciados pela ciência moderna e pelo racionalismo.

Qual o legado pedagógico que os jesuítas deixaram para a educação brasileira?

Assim marca-se o processo de criação de escolas elementares, secundárias, seminários e missões espalhados pelo Brasil. Desse modo, trataram de organizar o sistema educativo, pois eles viam a educação como ferramenta de domínio religioso e difusão da cultura europeia nas terras indígenas.

Como se chamavam as aulas que os jesuítas?

A proposta dos padres jesuítas para a divulgação do cristianismo era baseada no ensino da catequese. Eles atuaram em diversas partes do mundo e destacaram-se no Brasil colonial.

Como surgiu a pedagogia Brasilica?

O curso de Pedagogia, propriamente dito, surgiu em 1939, na Universidade do Brasil, dentro da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Entretanto, a formação para a docência nas séries iniciais, antigo primário, iniciou-se com em 1835 no Rio de Janeiro, com a chegada da Escola Normal no Período Regencial.

Quais foram as principais críticas à pedagogia dos jesuítas?

Imposição do ensino português e catequização, a partir do catolicismo, dos índios, os quais, muitas vezes, foram obrigados a deixar de lado a sua própria cultura, costumes e crenças para "absorver" a cultura dos jejuítas.

Qual foi o legado deixado pelos jesuítas no Brasil?

Eles ajudaram a formar nossa música, nossa poesia, nosso idioma, nossas bibliotecas". Os jesuítas eram padres jovens, de origem europeia. Cruzar o oceano, conhecer tribos indígenas e viver em uma terra pouco explorada era uma grande aventura.

Quais são os três tipos de Pedagogia?

No campo educacional existem três práticas diferentes, que acontecem separadas, porém, não independentes uma da outra, são elas: educação formal, educação informal e educação não-formal.

Qual foi a primeira Pedagogia a ser aplicada?

A pedagogia tradicional deixou muitas marcas em função de ser a primeira a ser aplicada, contudo sua queda era questão de tempo á que não fora analisada com o contexto psicológico, visto que esta ciência surgiria anos mais tarde, até hoje se sabe de características dessa pedagogia porque ela fora implantada e de certa ...

Quais os dois tipos de Pedagogia?

Sua principal ideia refere-se a dois tipos de pedagogia: a pedagogia dos dominantes e a pedagogia do oprimido.

O que mudou na educação brasileira após a expulsão dos jesuítas?

A metodologia eclesiástica dos jesuítas foi substituída pelo pensamento pedagógico da escola pública e laica; criação de cargos como de diretor de estudos, visando a orientação e fiscalização do ensino; introdução de aulas régias, isto é, aulas isoladas, visando substituir o curso de humanidades criado pelos jesuítas.

O que mudou na educação brasileira com a expulsão dos jesuítas?

Da expulsão dos jesuítas à Independência do Brasil, o quadro educacional brasileiro passa por um estado de desarticulação e de dificuldades de sustentação.

Quem eram os jesuítas e como introduziram o ensino no Brasil?

Os jesuítas contribuíram para o desenvolvimento da educação, foram os primeiros educadores na história do Brasil, com a determinação de evangelizar conquistaram afetivamente os nativos, mantendo relações educacionais, estabeleceram ensinamentos religiosos e lições relevantes para as vivências nas missões.

Quais as escolas que os jesuítas construíram no Brasil?

Colégio dos Jesuítas, Juiz de Fora, MG. Colégio Loyola, Belo Horizonte, MG. Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa, Santa Rita do Sapucaí, MG. Creche Caiçaras - Colégio Loyola, Belo Horizonte, MG.

Qual o motivo da expulsão dos jesuítas?

Movido por um Iluminismo anticlerical raivoso, em 1759 Pombal promoveu a expulsão desses missionários de todos os territórios portugueses. Motivo: conspiração contra a Coroa. Seguindo esse exemplo, Carlos III da Espanha também expulsou os jesuítas de todas as terras espanholas em 1767.

Quais eram as principais disciplinas ensinadas pelos jesuítas no Brasil colonial?

O ensino de humanidades tinha como conteúdo a teologia, gramática, música instrumental, retórica, e tinha o objetivo de Page 5 manter a linhagem da família pura e perpetuar a cultura.

Como era a educação dos jesuítas?

Era uma escola elementar de ler, escrever, contar e cantar, dirigida pelo estudante jesuíta Vicente Rodrigues, de 21 anos de idade, o primeiro mestre-escola do Brasil. Os jesuítas entendiam a sua missão evangelizadora numa dupla dimensão, de catequese e instrução, que se alternavam e reforçavam no currículo escolar.

Qual era a tarefa dos jesuítas?

Os Jesuítas tinham duas tarefas uma era a catequização e a outra o trabalho educativo. Como o trabalho missionário queria salvar almas e com o trabalho educativo alfabetizavam e ensinavam o catolicismo e os costumes europeus.

Quem eram os jesuítas e qual a sua missão?

Os jesuítas são os padres da Companhia de Jesus, uma ordem religiosa fundada por Inácio de Loyola em 1534. Têm um papel evangelizador e procuram expandir a fé católica para todos os cantos do planeta. Na Europa, cumpriram um importante papel na reação católica perante o avanço do protestantismo.

Artigo anterior
Qual a importância da lógica para nossa vida?
Artigo seguinte
Qual a importância ética da abordagem escolhida pelo profissional psicólogo para atender os seus clientes pacientes?