Quais os riscos da vacina CoronaVac?

Perguntado por: Andreia Bianca Garcia Costa  |  Última atualização: 25. April 2025
Pontuação: 4.6/5 (40 avaliações)

A CoronaVac não foi associada a nenhum efeito adverso trombótico grave, mas foi relacionada a um pequeno aumento no risco de arritmia. Já nos indivíduos vacinados com imunizante de RNA mensageiro, houve leve aumento do risco de tromboembolismo venoso, arritmia e convulsão.

É seguro tomar a vacina CoronaVac?

A aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ao uso da CoronaVac, vacina do Butantan e da farmacêutica chinesa Sinovac, em crianças de 3 a 5 anos é mais uma prova de que o imunizante é seguro e eficaz contra a Covid-19 para os menores desta faixa etária, inclusive imunossuprimidos.

Quais são os efeitos colaterais da vacina CoronaVac?

Efeitos adversos de grau baixo foram notados em 5,3% dos participantes, sendo os mais frequentes dores leves no local da aplicação (3%), fadiga (1,5%) e febre moderada (0,2%). Os dados foram divulgados em coletiva de imprensa do governo do estado de São Paulo em setembro de 2020.

O que a CoronaVac faz no organismo?

Na produção da CoronaVac, são usados estes dois métodos de inativação. Todos esses agentes químicos, de um jeito ou de outro, acabam matando o vírus. Outra forma de inativar o patógeno é por meio de raios gama, uma radiação eletromagnética de alta frequência.

O que aconteceu com a Butanvac?

Por conta do rápido avanço na cobertura vacinal no Brasil a partir do segundo semestre de 2021, o estudo clínico da Butanvac precisou ser reformulado. A falta de voluntários não vacinados acabou atrasando a conclusão da fase 1, que tinha como propósito determinar se a vacina é segura.

Atualização: Covid, trombose, vacinas da Janssen, AstraZeneca, Bivalente, Pfizer,Coronavac e Moderna

32 questões relacionadas encontradas

O que é a vacina do Butantan?

A vacina do Butantan é a única vacina recombinante para uso humano totalmente desenvolvida e produzida no Brasil.

Quanto tempo CoronaVac fica no corpo?

Anteriormente, os pesquisadores demonstraram que a resposta imune contra o coronavírus em pessoas recuperadas pode ser detectada até 18 meses após a infecção, mas a tendência natural é que a imunidade caia com o tempo.

Quanto tempo a vacina da CoronaVac fica no organismo?

Estudo: resposta imune da CoronaVac permanece por até um ano no organismo.

Porque a CoronaVac é a melhor vacina?

Dois estudos científicos publicados por pesquisadores do Brasil e da China evidenciam que a CoronaVac é segura e capaz de gerar níveis elevados de proteção contra o SARS-CoV-2 em pessoas infectadas pelo vírus HIV, causador da AIDS.

Onde é produzida a vacina CoronaVac?

Vale ressaltar que, desde fevereiro, a CoronaVac passou a ser produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, graças a uma parceria com a SinoVac. A matéria-prima e o IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) chegam diretamente da China para a fabricação da vacina.

Quantas doses de CoronaVac tem que tomar?

Não há necessidade de intervalo entre a aplicação da CoronaVac e outras vacinas, independentemente da faixa etária. As vacinas podem, inclusive, ser administradas no mesmo dia.

Que tipo de vacina e a CoronaVac?

A CoronaVac foi criada por meio de uma tecnologia molecular já muito utilizada em outros imunizantes. Assim como nas vacinas da gripe, poliomielite, hepatite e da meningite, ela é composta por vírus inativado, ou popularmente como “vírus morto”.

Quantas vacinas da Covid tem que tomar 2024?

Para pessoas com 60 anos e mais, imunocomprometidos e gestantes e puérperas, uma nova dose está indicada em 2024 após o intervalo de 6 meses. Para os demais grupos prioritários a recomendação é UMA DOSE ANUAL.

Quem produz a vacina CoronaVac?

A parceria entre as duas instituições prevê troca de conhecimento e de tecnologia, mas a produção da CoronaVac é local, ou seja, feita totalmente no Brasil. Em outras palavras, o desenvolvimento da CoronaVac é do Butantan, utilizando matéria-prima chinesa.

Em que ano foi feita a CoronaVac?

Frascos da CoronaVac e, ao fundo, caixas com o logo do Butantan. O desenvolvimento da CoronaVac começou no final de janeiro de 2020 em parceria com centros de pesquisa da China.

Como a vacina age no corpo humano?

Quando a pessoa é vacinada, seu organismo detecta a substância da vacina e produz uma defesa, conhecida como anticorpos. Esses anticorpos permanecem no organismo e evitam que a doença ocorra no futuro, ou seja, a pessoa desenvolve imunidade contra a doença que foi vacinada.

Qual é a vacina contra Covid mais segura?

O estudo PROTECT avaliou a eficácia das vacinas COVID-19 em crianças e demonstrou que: duas doses da vacina Pfizer-BioNTech recebidas foram moderadamente eficazes (31%) na prevenção da infecção sintomática e assintomática por ômicron entre crianças de 5 a 11 anos e 59% eficazes entre adolescentes de 12 a 15 anos.

O que pode causar a proteína Spike?

Sob condições fisiológicas normais, a angiotensina II aumenta a pressão arterial devido a vasoconstrição, e simultaneamente promove inflamação local, coagulação sanguínea, trombose, fibrose, e aumenta a permeabilidade capilar que pode resultar em edema.

Quanto tempo leva para a vacina sair do corpo?

Os estudos consideram um prazo de oito meses e também avaliam a ação das células do sistema imunológico.

Quais são as 5 vacinas mais importantes?

As 5 vacinas indispensáveis para cuidar da saúde da família
  • Febre amarela.
  • Gripe.
  • Hepatites A e B.
  • HPV.
  • Tríplice bacteriana.

Qual a imunidade após covid?

As evidências mostram que pessoas que tiveram covid-19 costumam desenvolver uma resposta imune após se recuperarem. Porém, a carga viral adquirida (quantidade de coronavírus que o indivíduo tem contato no momento da infecção) varia de pessoa para pessoa, podendo ser baixa, média ou alta.

Quem tomou as três doses da vacina está imune?

Pesquisadores da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) demonstraram que a aplicação de três doses ou mais da vacina contra covid-19 produzem aumento das respostas imunes e reduzem a suscetibilidade à variante Ômicron.

Quanto tempo dura o efeito da vacina da dengue?

Para a vacina Qdenga, o efeito total da vacina começa 30 dias após a aplicação da segunda dose, chegando a pelo menos 12 meses de proteção. Até o momento não há necessidade de reforço após esse período.

Porque pessoas acima de 45 anos não podem tomar a vacina da dengue?

Para crianças com menos de nove anos, o risco de complicações mais sérias ainda não foi determinado; para aqueles com mais de 45 anos de idade, não há dados suficientes para garantir a segurança da vacina.

Quais são as vacinas de vírus vivos?

Por serem compostas por vírus vivo, vacinas como caxumba, poliomielite oral (VOP), rubéola, sarampo e varicela, não são indicadas para pessoas imunodeprimidas e gestantes. Em casos excepcionais, pode ser indicada para gestantes a vacina febre amarela. Uma outra vacina comporta por bactérias atenuadas é a BCG.

Artigo anterior
Como enviar email com 30gb por internet?
Artigo seguinte
Quantos décimos tem 1 grama?