O que são pipetas eletrônicas?

Perguntado por: Doriana Érica Carneiro de Valente  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (47 avaliações)

As pipetas são equipamentos para laboratório cuja função é transportar quantidades precisas de amostras. Na Max Labor você encontra a micropipeta eletrônica mono canal de volume variável, que possui código de cores, facilitando a identificação. ...

O que é pipeta é sua função?

A pipeta graduada é uma vidraria para laboratório que permite a medição e a transferência. Trata-se de um tubo de vidro, aberto nas extremidades, e com graduação. Na pipeta graduada o líquido é aspirado por uma pera de sucção, ou pipetador automático. Nunca se deve pipetar com a boca.

Quais são os tipos de pipetas?

Existem diversos tipos, como a pipeta graduada, pipeta volumétrica, a pipeta automática e também as micropipetas (para quantidades muito pequenas de líquido). Um tipo de pipeta mais barata é a Pipeta de Pasteur, utilizada geralmente para pingar líquidos em outras substâncias.

O que é uma pipeta automática?

Uma pipeta automática, também conhecida como micropipeta , é um instrumento de laboratório usado para transportar um volume medido de líquido para um recipiente para análise.

Quais são os 3 tipos de pipetas e quais suas diferenças?

Tipos de pipetas. As pipetas podem ser de vidro ou de plástico e variam de acordo com sua capacidade. Dentre as manuais podemos incluir as do tipo Pasteur, as volumétricas e as graduadas, já as automáticas são classificadas como monocanal ou multicanal.

Aprenda a usar micropipetas do jeito certo!

20 questões relacionadas encontradas

Como podem ser classificadas as pipetas quanto a classe?

As pipetas graduadas são calibradas a 20 °C e são classificadas de acordo com o seu grau de precisão: classe A e classe B. As pipetas graduadas de classe A apresentam uma maior precisão do que as de classe B.

Quais são os dois tipos básicos de pipetas?

Pipetas são usadas para transferência de volumes pré-estabelecidos de um recipiente para outro. Para os diversos usos em laboratórios clínicos ou laboratórios de análise em geral, existem diversos tipos de pipetas, como as pipetas de vidro e pipetas automáticas (mecânicas e eletrônicas).

Como funciona uma pipeta automática?

Aperte o botão de pipetagem até sentir o primeiro ponto de resistência. Leve a pipeta com o botão apertado até o recipiente contendo o líquido a ser transferido. Com a pipeta na posição vertical, faça a ponteira imergir de 1 a 6 mm abaixo da superfície do líquido (1 mm para P-2; 4 mm para P-1000 e 6 mm para P-5000).

Qual a diferença entre uma pipeta volumétrica e uma pipeta comum?

Volumétrica - É utilizada para medir e transferir volume de líquidos, não podendo ser aquecida, pois possui grande precisão de medida. Medem um único volume, o que caracteriza sua precisão; ... Pipeta graduada - Possui grande precisão em sua medição, e é a mais comum em laboratórios.

Quais os tipos de pipetas graduadas?

Existem 2 tipos: Pipeta graduada de escoamento parcial: calibrada entre duas marcas, apresenta no topo duas linhas coloridas; Pipeta graduada de escoamento total (sorológica): graduada até a extremidade inferior, apresenta no topo uma linha colorida.

Para que serve a pipeta graduada e Volumetrica?

Enquanto a pipeta graduada possui graduações em seu corpo que possibilitam a sucção de volumes variados de líquido, a pipeta volumétrica só permite transferir uma quantidade exata de fluido de acordo com sua capacidade.

Para que serve pipeta de VHS?

► Utilizada em exames para determinar a velocidade de hemossedimentação (VHS) pelo método de westergreen.

Quais são os tipos de pipetas automáticas que podem ser encontradas no laboratório clínico?

4- Quais são os tipos de pipetas automáticas que podem ser encontradas no Laboratório Clínico? Resposta: Existem dois tipo: Micropipetas simples – que usam uma única ponteira(monocanal). Micropipetas de multicanais- que usam várias ponteiras ao mesmo tempo.

O que é pipeta para cachorro?

Como funciona a Pipeta antipulgas

Talvez a opção mais popular, a pipeta tem boa eficácia e dependendo da marca pode combater tanto as pulgas presentes no animal como as do ambiente.

O que é uma pipeta volumétrica?

Uma pipeta volumétrica é um dispositivo de aspiração, de vidro, de volume determinado que apresenta uma zona central mais larga e que, enchendo-se por sucção, serve para transvasar líquidos.

Qual a diferença entre uma vidraria volumétrica e graduada?

Pipeta graduada: utilizada para medida de volumes variáveis de líquidos com boa precisão dentro de uma determinada escala. Não pode ser aquecida. Equipamento calibrado. Pipeta volumétrica: utilizada para medir, com grande precisão, um volume fixo de líquidos.

O que é uma vidraria Volumetrica?

O frasco volumétrico é um frasco que pode ter variadas formas e tamanhos, é utilizado para fazer a medição de determinadas substâncias para ter um valor preciso sobre o que o laboratório precisa. ... Ou seja, frasco volumétrico é qualquer tipo de vidraria que tenha uma graduação.

Como calibrar pipeta automática?

Para fazer a calibração, basta colocar água destilada em um frasco de Erlenmeyer, deixando descansar por alguns minutos e medindo a temperatura da água em seguida. Depois, coloque uma proveta na balança analítica para medição, com uma previsão de erro de um décimo de miligrama.

Como fazer uma boa pipetagem com a pipeta automática?

Padronize a pipetagem: Aperte o botão até o primeiro estágio, mergulhe a ponteira no líquido e aspire-o, soltando o botão. Remova a pipeta do líquido e aperte o botão até o segundo estágio, garantindo a dispensação total do conteúdo. Padronizar resulta em precisão e exatidão melhores.

Como é feita a pipetagem?

A pipetagem consiste em aplicar uma pressão negativa na abertura superior da pipeta para a sucção de líquidos. É expressamente proibido pipetar com a boca e também nem há necessidade, pois existem no mercado vários tipos e modelos de dispositivos auxiliares para pipetas.

Quais são os dois aparatos mais utilizados para pipetagem?

Pipetas Manuais
  • Pipeta de Pasteur: a mais comum, possui apenas abertura inferior e conta com um balão que expulsa o ar quando pressionado. ...
  • Pipeta volumétrica: são perfeitas para medição e transferência de líquidos.

Qual a diferença entre pipetas de escoamento total e parcial?

Pipeta graduada de escoamento parcial (Mohr) – essas pipetas são calibradas para que nem todo o volume seja escoado. ... Pipeta graduada de escoamento total (sorológica) – são calibradas para que todo o conteúdo escoe da pipeta. É graduada até a extremidade inferior e apresenta na extremidade superior uma linha.

Que serve o balão volumétrico?

O balão volumétrico da marca Vidrolabor é utilizado em laboratórios para preparações de soluções que necessita exatidão em seu volume e é produzido em nossa fábrica e sua aferição é feita no laboratório de volumetria.

O que é vidraria classe A?

Vidraria classe A: Vidraria individualmente seriada e fornecida com um certificado de garantia de sua classificação. Vidraria classe B: Vidraria calibrada com uma tolerância igual ao dobro da exigida pela classe A.

Artigo anterior
Qual a diferença entre o crime de tráfico de influência e exploração de prestígio?
Artigo seguinte
Quais os benefícios que a independência trouxe para o Brasil?