Quais os riscos da expansão da produção de etanol no Brasil?

Perguntado por: Ricardo Nogueira Teixeira  |  Última atualização: 10. Februar 2022
Pontuação: 4.9/5 (37 avaliações)

B - Entre os riscos da expansão da produção de etanol no Brasil está a expansão da monocultura e suas consequências, como, por exemplo, o despovoamento do campo e o esgotamento da fertilidade do solo com dependência crescente de insumos químicos.

Quais são os fatores negativos em relação à produção do álcool?

Os potenciais danos ambientais associados à produção de biocombustíveis em larga escala (desmatamento, ameaça a ecossistemas frágeis, erosão, excessivo consumo d'água, contaminação do solo e de corpos d'água, excessivo emprego de fertilizantes e de agrotóxicos, etc.);

Como é feito os biocombustíveis?

A sua fabricação ocorre a partir da transformação de óleos vegetais e gorduras, sendo considerado, assim, uma fonte de energia renovável e com baixos índices de poluição. Assim como o etanol visa à substituição da gasolina, o biodiesel é utilizado para substituir o diesel comum que é produzido a partir do petróleo.

Qual a grande crítica a produção do etanol hoje?

Polêmica, a pesquisa faz duras críticas à “limitada” capacidade dos renováveis - entre eles, o etanol brasileiro produzido a partir da cana-de-açúcar - de suprir a demanda mundial de combustíveis e reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

Qual é a razão de ser polêmica a produção de biocombustível a partir da cana-de-açúcar?

A principal crítica feita, em âmbito mundial, é a influência que as matérias-primas desse novo tipo de matriz energética oriunda da cana, do milho, entre outros, podem gerar aumento nos preços de produtos agrícolas em geral. ... A contaminação de preços, pelo lado dos alimentos, é inevitável.

Dr. Aluízio explica os problemas para a expansão da produção de etanol

38 questões relacionadas encontradas

O que é um bicombustível Quais são as principais Matérias-primas para a produção do biocombustível *?

Questão 4. Quais são as principais matérias primas para a produção do biocombustível? São várias as matérias primas que podem ser utilizadas na produção do biocombustível, entre elas se destacam a cana de açúcar, óleos extraídos de soja, semente de girassol, dendê, castanha, buriti, mamona e resíduos agropecuários.

Qual a importância do biocombustível para o futuro da humanidade?

As vantagens dos biocombustíveis são várias: menor índice de poluição com a sua queima e processamento; podem ser cultivados e, portanto, são renováveis; geram empregos em sua cadeia produtiva; diminuem a dependência em relação aos combustíveis fósseis; além de aumentarem os índices de exportações do país, favorecendo ...

Quais as consequências do aumento na demanda de etanol?

O aumento da demanda levou os países produtores a extrair até o limite de sua capacidade. Eles não têm como obter mais petróleo. Além disso, há uma saturação na capacidade de transporte e refino, principalmente nos Estados Unidos.

Quais os pontos negativos do uso do etanol em larga escala?

Ainda de acordo com o monitoramento dos pesquisadores, enquanto o consumo do etanol nos veículos estava alto, também aumentou a quantidade de Ozônio – O3, que é um poluente urbano que pode causar graves problemas respiratórios.

Qual a energia do álcool?

Libera grande quantidade de energia ao ser queimado: o poder calorífico do álcool combustível é de 6300 cal/g. Num motor de combustão interna, é o vapor de combustível que sofre combustão, por isso, um combustível é bom quanto maior for sua facilidade em passar para o estado gasoso.

Como é produzido o bioetanol?

Um combustível obtido através da fermentação controlada e da destilação de resíduos vegetais, como o bagaço da cana-de-açúcar, a beterraba, trigo ou o milho.

Qual é o biocombustível mais conhecido e como ele é produzido?

Os Biocombustíveis são fontes de energia do tipo renovável que se originam a partir de vegetais, como plantas, sementes e frutos, por isso também são chamados de agrocombustíveis. No Brasil, o principal biocombustível utilizado é o etanol, mas existem outros como o biogás e o biodiesel.

São exemplos de biocombustíveis?

Continue lendo e confira!
  • Biodiesel. Este é o biocombustível mais produzido no país. ...
  • Biogás. É uma mistura de gases obtida por meio da decomposição biológica de matéria orgânica. ...
  • Bioetanol. Esse combustível ocorre com a extração do etanol de plantas como a cana-de-açúcar, milho e da celulose. ...
  • Biometanol. ...
  • Óleo Vegetal Puro.

Quem criou o Proálcool?

Cumprir a agenda ambiciosa não foi uma tarefa fácil, mas o Programa Nacional de Álcool (Proálcool), instituído pelo governo de Ernesto Geisel em 14 de novembro de 1975, conseguiu desenvolver o primeiro biocombustível comercial do mundo, o álcool hidratado à base de cana-de-açúcar, atualmente chamado de etanol.

Qual é a matéria prima do álcool?

As principais matérias-primas utilizadas para produzir etanol são cana-de-açúcar, milho, aveia, arroz, cevada, trigo e sorgo.

Qual foi o principal objetivo do Proálcool?

O Programa Nacional do Álcool ou Proálcool foi criado em 14 de novembro de 1975 pelo decreto n° 76.593, com o objetivo de estimular a produção do álcool, visando o atendimento das necessidades do mercado interno e externo e da política de combustíveis automotivos.

Quanto ao uso do etanol quais as desvantagens de sua utilização *?

Em se tratando das desvantagens do etanol, podemos citar:

A matéria-prima precisa de grandes áreas para ser cultivada, resultando em desmatamento e uso de terras que poderiam servir para a produção de alimentos.

Quais são as vantagens e as desvantagens do uso de etanol como combustível?

As vantagens do etanol como combustível
  • Álcool polui menos. ...
  • É mais barato. ...
  • Solúvel em água. ...
  • Tem produção simples. ...
  • É renovável. ...
  • Há grande gasto de energia para a produção. ...
  • Matéria-prima é limitada. ...
  • Pode prejudicar motores não adaptados.

Quais as consequências do aumento da gasolina?

E a principal consequência destes reajustes serão percebidos pelo aumento de uma antiga conhecida dos brasileiros: a inflação, uma alta generalizada de preços, que vai chegar ao bolso de todos. "A gasolina compromete 6% do orçamento familiar, enquanto o diesel resulta num comprometimento de 0,20%.

Como o etanol prejudica o meio ambiente?

O etanol da cana-de-açúcar quando queimado também libera carbono no ar. ... Se há um vazamento de álcool, segundo Link, em questão de dias processos naturais fazem o combustível se desintegrar, tanto na água quanto no solo. O álcool evapora e não provoca reações secundárias na atmosfera.

Como o aumento do preço dos combustíveis afeta a economia brasileira?

Combustível sobe com avanço do petróleo e do dólar. A escalada do preço do óleo diesel espalha uma série de reflexos em setores diversos da economia brasileira: do transporte de cargas e passageiros até a produção de alimentos no campo.

Quais são as vantagens dos biocombustíveis?

Além de permitirem reduzir a dependência energética em relação aos combustíveis fósseis, os biocombustíveis são produzidos a partir de plantas que absorvem CO2 e permitem a produção de combustíveis que não emitem gases com efeito de estufa, os principais responsáveis pelo aquecimento global.

O que são os biocombustíveis e quais são as suas vantagens para o meio ambiente?

Biocombustível é todo material utilizado para geração de energia a partir de biomassa orgânica para uso em motores a combustão interna. Uma das suas principais vantagens é a sustentabilidade ambiental e potencial para substituir de maneira total ou parcial os combustíveis fósseis.

Qual é a importância do Brasil na produção de biocombustível?

A nossa produção de biodiesel, em 2020, cresceu 8,7%. E a capacidade instalada, 9,4%, com consumo de 6,4 bilhões de litros, fazendo do Brasil o segundo maior produtor mundial desse importante combustível renovável.

Artigo anterior
O que caracteriza a anemia megaloblástica?
Artigo seguinte
O que se entende por globalização?