O que caracteriza a anemia megaloblástica?

Perguntado por: Ângelo Oliveira  |  Última atualização: 10. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (22 avaliações)

Apesar do nome, a anemia megaloblástica afeta todas as linhagens sanguíneas. A característica morfológica mais marcante é a dissociação núcleo-citoplasma (núcleo desproporcionalmente imaturo em relação ao citoplasma), e a principal causa da condição é a deficiência de vitamina B12 e/ou ácido fólico.

Quais as características da anemia megaloblástica?

A anemia megaloblástica é caracterizada pelo aumento de todas as células do corpo, inclusive as células da medula óssea. Nessa anemia, ocorre a diminuição da capacidade celular de sintetizar o ácido desoxirribonucléico (DNA), ocasionando anormalidades hematológicas no sangue periférico e na própria medula.

Qual Exame confirma anemia megaloblástica?

Hemograma

O hemograma é o principal exame realizado para diagnosticar a anemia, sendo principalmente observado os níveis de hemoglobina.

Qual a relação da gastrectomia com anemia megaloblástica?

Face as complicações, a anemia megaloblástica é um acontecimento previsto em pacientes que realizam a gastrectomia, devido à retirada da mucosa gástrica, não produzindo mais o FI e conseqüentemente ocasionando em uma carência da vitamina B12 devido à falha na sua absorção pela retirada da mucosa gástrica.

Quais as consequências de uma gastrectomia e sua relação com a anemia?

Nos pacientes gastrectomizados, há um ressecamento com conseqüente diminuição da disponibilidade ou produção desse ácido o que predispõe ao aparecimento da anemia ferropriva (PAPINI BERTO; BURINI, 2001).

ANEMIA MEGALOBLÁSTICA - HEMATOLOGIA (ESTUDO DAS ANEMIAS)

28 questões relacionadas encontradas

Quais as consequências da gastrectomia?

Uma das conseqüências da gastrectomia é a perda de peso. Está relacionada a redução da ingestão alimentar, a má absorção de nutrientes e pode ainda estar associada a progressão do câncer. São freqüentemente descritas anemias ferropriva e/ou megaloblástica associadas a perda de peso.

Qual exame que mostra anemia?

A anemia é detectada através do exame de sangue. O médico observa o hemograma, a quantidade de ferro e zinco, as proteínas e as vitaminas. O profissional irá avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobinas, sendo normalmente um indicativo de anemia quando os valores da hemoglobina estão baixos.

Como identificar anemia Macrocitica?

A anemia macrocítica é caracterizada pela existência de glóbulos vermelhos com um tamanho maior que o normal. É, geralmente, causada por uma carência de vitamina B12 ou B9 (ácido fólico) no sangue e pode ter origem noutras patologias como, por exemplo, anemia perniciosa (doença auto-imune com gastrite atrófica).

Como identificar anemia ferropriva no hemograma?

O diagnóstico da anemia ferropriva é feito por meio do hemograma, em que se observa principalmente a quantidade de hemoglobina e os valores de RDW, VCM e HCM, que são índices presentes no hemograma, além da dosagem de ferro sérico, ferritina, transferrina e saturação da transferrina.

Quais são as causas da anemia megaloblástica?

As causas mais comuns da anemia macrocítica megaloblástica são deficiência ou utilização defeituosa de vitamina B12 ou folato. Fazer hemograma completo, contagem de hemácias, contagem de reticulócitos e esfregaço de sangue periférico.

Como as anemias podem ser classificadas?

Morfologicamente para fins de diagnóstico laboratorial podemos classificar as anemias em normocíticas e normocrômicas, microcíticas e hipocrômicas, e em macrocíticas.

Qual a classificação da anemia perniciosa?

A anemia perniciosa é um tipo de anemia macrocítica. Às vezes, também é chamada de anemia megaloblástica por causa do tamanho anormalmente grande dos glóbulos vermelhos produzidos. A anemia perniciosa não é o único tipo de anemia macrocítica.

Como melhorar a anemia perniciosa?

O tratamento da anemia perniciosa pode ser feita com injeções de vitamina B12 contendo 50 - 1000µg ou via oral de comprimido contendo 1000µg de vitamina de acordo com a recomendação médica. Além disso, pode ser recomendado o uso de ácido fólico para prevenir consequências neuronais.

O que comer para anemia perniciosa?

Para evitar a anemia perniciosa, o mais importante é manter uma alimentação rica em vitamina B12. As principais fontes são os produtos de origem animal: carnes vermelhas, aves, peixes, ovos, leites e derivados - que devem ser incorporados à rotina de alimentação.

Quais os tipos de anemia Macrocítica?

Os principais tipos de anemias macrocíticas são:
  • Anemia megaloblástica. ...
  • Anemia de Fanconi. ...
  • Anemia perniciosa. ...
  • Anemia ferropriva. ...
  • Talassemia. ...
  • Anemia hemolítica. ...
  • Anemia falciforme. ...
  • Anemia aplástica.

Como identificar anemia no hemograma infantil?

Para que o diagnóstico da anemia infantil seja feito, o médico solicitará um exame de sangue para avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobina. Caso os valores apresentados pelo hemograma sejam muito baixos, geralmente abaixo de 12 g/dl, a anemia é confirmada.

Qual o melhor exame para detectar apendicite?

Apesar do diagnóstico de apendicite aguda ser eminentemente clínico, dois exames laboratoriais podem auxiliar na investigação: hemograma e urina tipo I (ou sumário de urina).

Qual exame detecta Covid?

Para realizar o exame é coletada uma amostra por swab de nasofaringe, mesma técnica utilizada para realizar o exame de RT-PCR. Nenhum preparo prévio é necessário, apenas recomenda-se que o paciente apresente resultado positivo da COVID-19 há menos de 10 dias.

Qual o exame que detecta a fibromialgia?

Por enquanto, não existem exames para detectar fibromialgia. Há apenas a expectativa de um novo exame de sangue, mas que ainda está em estudo. Até o momento, o diagnóstico é realizado baseado nos sintomas e em um exame físico, feito pelo médico, que identifica cerca de 18 pontos de dor.

Como se alimenta uma pessoa que retira o estômago?

Os pacientes que tiveram seu estômago removido só podem ingerir pequenas quantidades de alimento de cada vez, por isso devem comer várias vezes por dia. A maioria das gastrectomias subtotais e totais são realizadas através de uma grande incisão no abdome.

Por que pacientes que sofrem gastrectomia tem chance de desnutrição?

Vários autores demonstram que a diminuição da ingestão alimentar dos pacientes após gastrectomia está relacionada ao temor de comer, como meio de evitar os sintomas pós-prandiais que normalmente apresentam: plenitude e distensão gástrica, diarréia, dor abdominal, sudorese, taquicardia, hipoglicemia(3).

O que uma pessoa que fez gastrectomia total pode comer?

Por exemplo: evitar o consumo de açúcar, doces, gorduras; fracionar a alimentação em várias refeições com quantidade reduzida; comer devagar e mastigar bem os alimentos. A melhor maneira de tratar as alterações provocadas pela gastrectomia e manter uma alimentação saudável é receber orientação de um nutricionista.

Quem fez gastrectomia total sente fome?

Pacientes que fizeram a gastrectomia total só podem ingerir pouca quantidade de comida, em consequência, devem se alimentar muitas vezes ao dia.

Porque a cirurgia bariátrica pode levar à anemia megaloblástica?

As anemias megaloblástica, perniciosa e ferropriva podem ocorrer após a CB no método restritivo disabsortivo devido à exclusão do duodeno e jejuno proximal, que são locais de absorção. Muitas vezes a hemoglobina se encontra em níveis normais e a transferrina está baixa, devido à deficiência de ferro.

Artigo anterior
Qual a distância que um rifle 22 atinge?
Artigo seguinte
Quais os riscos da expansão da produção de etanol no Brasil?