Qual profissional cuida de dislexia?

Perguntado por: Enzo Lima Borges  |  Última atualização: 13. März 2025
Pontuação: 4.8/5 (3 avaliações)

Para o diagnóstico é importante a consulta com neuropediatra e fonoaudiólogo, assim como avaliação psicopedagógica, pois normalmente há vários fatores que podem ser confundidos no início do quadro. Não há exames específicos para o diagnóstico além da avaliação clínica cuidadosa.

Qual profissional faz a avaliação de dislexia?

Especialistas como neurologista, psicopedagogo, fonoaudiólogo e psicólogo vão ajudar na dificuldade do seu filho.

Qual profissional dislexia?

O diagnóstico da dislexia é feito por exclusão, em geral por equipe multidisciplinar (médico, psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo, neurologista).

Qual o exame para detectar dislexia?

Diagnóstico da dislexia

Por isso, além da avaliação com o médico neurologista, o diagnóstico do distúrbio pode incluir a avaliação psicológica e/ou psicopedagógica, exame de audiometria, exame oftalmológico, testes de fluência verbal e avaliação do desempenho cognitivo.

Qual atendimento ideal para pessoa com dislexia?

Principais formas de tratamento para dislexia

O tratamento para dislexia é feito com a prática de estratégias de aprendizagem que estimulam a leitura, a escrita e a visão e, para isto, é necessário o apoio de toda uma equipe, que contém pedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo e o médico neurologista.

Diagnóstico de Dislexia, onde conseguir | DislexClub

23 questões relacionadas encontradas

Quem tem dislexia tem direito a algum benefício?

Nova lei prevê assistência integral a aluno com transtorno de aprendizagem, como dislexia e TDAH.

Como o disléxico aprende?

As crianças disléxicas aprendem de maneira diferente, mas podem acompanhar o ensino convencional se tiverem apoio necessário para contornar suas dificuldades específicas. Um aluno disléxico não deve ser deixado para trás por seu professor, e deve ser acompanhado por ele, para progredir e ter sucesso graças a ele.

Quais são os três tipos de dislexia?

Existem três tipos de dislexia:
  1. Dislexia visual. Como o próprio nome diz, na dislexia visual, o indivíduo tem dificuldade em visualizar corretamente as palavras e reconhecer o lado correto das letras e números, o chamado espelhamento. ...
  2. Dislexia auditiva. ...
  3. Dislexia mista.

Quais as características de uma pessoa com dislexia?

Pessoas com dislexia apresentam um funcionamento peculiar do cérebro para os processamentos lingüísticos relacionados à leitura. O disléxico tem dificuldade para associar o símbolo gráfico, as letras, com o som que elas representam, e organizá-los, mentalmente, numa sequência temporal.

Qual a idade para diagnóstico de dislexia?

Apesar de ser recomendado que diagnóstico seja feito após o final do oitavo ano de vida, os pais devem ficar atentos ao desenvolvimento dos filhos a partir dos 2 anos e meio, fase em que alguns sinais já podem indicar o transtorno.

Quem tem dislexia consegue aprender?

Sim. É importante que crianças com dislexia recebam uma intervenção apropriada, que inclua o treinamento da consciência fonológica e a instrução fonética (relação entre sons e letras).

Como é o laudo de dislexia?

Como funciona a avaliação de dislexia? A avaliação de dislexia coleta informações para identificar os fatores que contribuem para a dificuldade do aluno de aprender a ler. São realizadas conversas com os pais e professores para compreender o desenvolvimento e as oportunidades educacionais que foram oferecidas.

Quem tem dislexia pode estudar?

A princípio, qualquer escola está apta a receber alunos com dislexia. Recomenda-se terapias que ajudarão dia filha fora do ambiente escolar, e um monitor dentro de sala pra auxiliá-la na tarefas.

Quanto custa o teste de dislexia?

R$ 221,40.

Como fazer um laudo de dislexia?

Deve-se ter a avaliação do Psicopedagogo , de um Fonoaudiólogo e um Psicólogo (avaliação neuropsicológica). De posse dessas 3 avaliações, consultar um médico, Neurologista ou Psiquiatra, que irá fazer sua própria avaliação e juntando-a com as outras 3, poderá então dar o laudo, em sendo esse o caso.

O que pode ser confundido com dislexia?

Como vimos, o TDAH é um transtorno caracterizado principalmente pela dificuldade de concentração e falta de atenção do indivíduo. Apesar de outros sintomas contemplarem essa lista, esses são os motivos principais. Logo, é possível imaginar como isso pode ser confundido com a dislexia.

Quais letras os disléxicos confundem?

Muitas crianças com dislexia confundem letras semelhantes, como b e d, ou w e m, ou n e h. Elas também podem inverter as letras de uma palavra que estão escrevendo, como escrever me em vez de em.

Quais são os 18 sintomas de dislexia?

Sinais de dislexia
  • Atraso de linguagem;
  • Atraso de fala;
  • Dificuldade em reconhecer letras;
  • Dificuldade com rimas e canções;
  • Dispersão;
  • Fraco desenvolvimento da atenção;
  • Fraco desenvolvimento da coordenação motora;
  • Dificuldade com quebra-cabeças;

Qual é a principal causa da dislexia?

A dislexia está relacionada principalmente à carga genética. Alterações cerebrais, dificuldades de comunicação entre os neurônios e desenvolvimento tardio do sistema nervoso central são algumas causas que podem explicar a existência do transtorno.

Como a dislexia age no cérebro?

Disléxicos se atrapalham com as palavras, mas costumam ir bem nos cálculos, por exemplo. O comportamento varia também. Há disléxicos desorganizados e outros metódicos; existem aqueles falantes e outros muito tímidos. A disfunção afeta preponderantemente o sexo masculino: são três meninos para cada menina.

Qual a diferença entre dislexia e déficit de atenção?

A começar pelo fato de que a dislexia é mais específica de linguagem, enquanto o TDAH compromete diretamente diferentes campos da vida.

Como ajudar uma pessoa com dislexia?

Procedimentos Básicos:
  1. Trate o aluno disléxico com naturalidade. ...
  2. Use a linguagem direta, clara e objetiva quando falar com ele. ...
  3. Fale olhando direto para ele. ...
  4. Traga–o para perto da lousa e da mesa do professor. ...
  5. Verifique sempre e discretamente se ele demonstra estar entendendo a sua exposição.

Como ajudar uma pessoa com dislexia a estudar?

Algumas estratégias que podem ser utilizadas são: atividades multissensoriais e lúdicas, recursos visuais e auditivos e apoio de profissionais de ensino (como professores particulares). Dessa forma, pode-se ter um melhor aprendizado e uma maior maior motivação por parte dos alunos com dislexia.

Como a escola pode ajudar um aluno disléxico?

Uma das estratégias de ensino para ajudar os alunos com transtornos de aprendizagem, inclui o fornecimento de notas escritas para cada tarefa, para que o aluno com dislexia não precise fazer cópias do quadro. Os alunos com dislexia podem ter dificuldade com material impresso preto e branco.

Quem tem dislexia pode estudar em escola normal?

Pois a “igualdade de condições” possibilita aos portadores de necessidades educacionais especiais, e inclui-se portanto os disléxicos, o direito de exigir por lei (= igualdade formal) que sejam atendidas suas condições/necessidades , possibilitando acesso e permanência na escola , seja ela pública ou privada.

Artigo anterior
O que acontece quando você atualiza o software do celular?
Artigo seguinte
Como deve ser o jaleco de enfermagem?