Quais os problemas que o refluxo pode causar?

Perguntado por: Micael Andrade  |  Última atualização: 15. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (28 avaliações)

Complicações possíveis
  • Esôfago de Barrett (uma alteração no revestimento do esôfago que pode aumentar o risco de câncer)
  • Broncoespasmo (irritação e espasmo das vias respiratórias devido ao suco gástrico) e asma.
  • Fibrose pulmonar.
  • Tosse ou rouquidão crônica.
  • Problemas dentais.
  • Úlcera esofágica.
  • Inflamação do esôfago.

Quando o refluxo é considerado grave?

Quando o refluxo é considerado grave? O refluxo é uma doença que abala a qualidade de vida. A dor, azia e desconforto podem ser consideráveis e o sono pode ser prejudicado pela tosse apneia. A presença de doenças pulmonares, como asma e pneumonias aspirativas, tornam o quadro ainda mais grave e preocupante.

Quais são os sintomas que o refluxo provoca?

Sintomas
  • Azia ou queimação que se origina na boca do estômago, mas pode atingir a garganta;
  • Dor torácica intensa, que pode ser confundida com a dor da angina e do infarto do miocárdio;
  • Tosse seca;
  • Doenças pulmonares de repetição como pneumonias, bronquites e asma.

Quem tem refluxo faz mal?

Quem tem refluxo deve evitar alimentos gordurosos porque a gordura retarda a digestão e aumenta a produção de ácido. Além disso, bebidas gaseificadas não fazem bem ao estômago de quem tem refluxo, pois auxiliam o retorno do suco gástrico, causando desconforto estomacal.

É possível morrer de refluxo?

Morrer de refluxo gastroesofágico agudo ninguém morre. Exceto se esse refluxo for sangue que daí a pessoa não consegue respirar mas é outra situação. Isso porque o epitélio do esôfago é forte e até é capaz de se adaptar para não ficar tão machucado (epitélio de Barrett). O ideal é ver se seu refluxo é mecânico ou não.

Refluxo: o que é, os sintomas e como minimizar o problema / Dr Alfredo Salim / Jovem Pan

38 questões relacionadas encontradas

O que pode piorar o refluxo?

Os alimentos inimigos do refluxo

Café, chá e chocolate – A cafeína irrita a mucosa estomacal já inflamada e contribui para o afrouxamento da válvula do esôfago. Gordurosos – Embutidos, frituras e algumas carnes diminuem o esvaziamento gástrico, além de irritar e desequilibrar o pH do estômago.

Como é a dor de quem tem refluxo?

"O refluxo se manifesta com azia, regurgitação, sensação de bolo na garganta e dor no tórax, por vezes tão intensa que se assemelha à dor de origem cardíaca, da angina ou do infarto do miocárdio. Quando atinge a laringe, pode provocar inflamação local, acompanhada de tosse seca e pigarro freqüente.

Qual o melhor remédio para o refluxo?

Os inibidores da bomba de prótons, como omeprazol, esomeprazol, pantoprazol ou lansoprazol, por exemplo, são os principais remédios utilizados no tratamento do refluxo gastroesofágico que agem reduzindo a produção de ácido no estômago, através da inibição da bomba de prótons, que é um tipo de proteína presente nas ...

Como é uma crise de refluxo?

São sintomas próprios do refluxo no esôfago a queimação e a dor torácica, uma dor tão intensa que, às vezes, simula a dor da angina, do infarto ou da isquemia no coração. Quando atinge a laringe, o refluxo pode provocar inflamação acompanhada de tosse seca.

Quando o refluxo vira câncer?

Segundo Coimbra, o refluxo pode causar uma condição específica que favorece o aparecimento de células cancerígenas. “O esôfago de Barrett, que é uma consequência da doença do refluxo crônica e causa modificações de células, aumenta em mais de 20 vezes a chance de câncer”, destaca o especialista.

O que acontece se não tratar o refluxo?

Se a doença não for tratada, pode haver complicações como: esofagite (inflamação do esôfago), úlcera do esôfago e até sangramento; alteração das células da porção final do esôfago, o que causa a doença chamada esôfago de Barrett, que pode evoluir para um câncer de esôfago se não tratado; inflamação das cordas vocais, ...

Quem tem refluxo tem que fazer cirurgia?

A cirurgia para o refluxo gastroesofágico é indicada quando o tratamento com medicamentos e cuidados alimentares não traz resultados, e começam a surgir complicações como úlceras ou o desenvolvimento do esôfago de Barrett, por exemplo.

Quanto tempo dura uma crise de refluxo?

O mais importante é que não esperar muito tempo para procurar um médico quando os sintomas de refluxo aparecem. Se persistirem por mais de uma semana sem que você tenha feitos grandes alterações nos hábitos alimentares, procure um especialista.

O que fazer em uma crise de refluxo?

Dicas simples para tratar o refluxo
  1. Evitar tomar líquidos durante as refeições;
  2. Evitar deitar nos 30 minutos após as refeições;
  3. Mastigar e comer devagar;
  4. Usar roupas largas que não apertem na cintura;
  5. Fazer refeições em pequenas quantidades, especialmente ao jantar;
  6. Comer pelo menos 2 horas antes de dormir;

Porquê o refluxo piora à noite?

Não passe muito tempo deitado do lado direito – quando você dorme nessa posição, seu estômago fica acima do esôfago, criando uma “torneirinha” que fica gotejando ácido estomacal no delicado revestimento do esôfago – especialmente quando você vai dormir de estômago cheio.

O que é refluxo na garganta?

Rouquidão, pigarro e dor de garganta freqüentes: sinal de que algo não está bem. Se você tem com freqüência pigarro, tosse crônica, rouquidão e dor de garganta, atenção! O culpado por isso pode ser o refluxo, um retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago, que pode também atingir a laringe e a faringe.

Quem tem refluxo não pode comer o quê?

Qual a melhor dieta para refluxo gastroesofágico?
  • Frutas: são ricas em fibras e outras substâncias benéficas ao estômago. ...
  • Legumes: também são ricos em fibras. ...
  • Verduras: ajudam a melhorar a digestão e equilibrar a acidez estomacal.
  • Carnes magras: as carnes vermelhas possuem maior teor de gordura.

Quem tem refluxo sente dor nas costas?

Semelhante ao pulmão, quando o estômago é afetado por alguma alteração, como refluxo ou úlcera, por exemplo, a dor pode irradiar para o meio das costas. No entanto, nesta situação, as pessoas também costumam apresentar sensação de queimação na garganta, dificuldade para fazer a digestão e, até, vômitos.

Quem tem refluxo sente dor no pescoço?

Principais sinais e sintomas:

Episódios de regurgitação do conteúdo gástrico também podem acontecer. Algumas pessoas sentem dor no tórax que pode se estender para o pescoço, garganta ou mesmo o rosto, simulando, em algumas situações, uma angina ou infarto do miocárdio.

Quais os alimentos que causam refluxo?

10 alimentos que causam a azia, refluxo e queimação
  1. Café O café é rico em cafeína, uma substância que pode provocar irritação da mucosa do estômago e causar sensação de queimação e azia. ...
  2. Chocolate. ...
  3. Alimentos picantes. ...
  4. Cebola crua. ...
  5. Frutas cítricas. ...
  6. Frituras. ...
  7. Tomate. ...
  8. Bebidas alcoólicas.

Quem tem refluxo pode beber muita água?

Pode. Contudo, o que não pode é encher o estômago de café ou de água. O que não pode, portanto, é beber café ou água depois de ingerir um monte de alimentos naquele típico almoço de família. Portanto, tudo com moderação pode e não causa o problema.

Quem tem refluxo qual a melhor posição para dormir?

[ícone] : estudos mostram que dormir do lado esquerdo é a melhor posição para pessoas com refluxo, isso porque, dormir desse lado reduz a exposição do esôfago ao ácido gástrico, diminuindo as chances de refluxo. Dormir de costas pode causar mais crises de refluxo que o normal.

Como é a cirurgia de refluxo?

Basicamente, são feitos pequenos cortes na região mais alta do abdômen, por onde passam uma câmera e os instrumentos cirúrgicos. O princípio da cirurgia de refluxo é a criação de válvula anti-refluxo ao redor do esôfago, utilizando o a parede do estômago.

Quanto custa a cirurgia de refluxo?

A técnica pode custar em torno de R$10 mil e ainda não tem cobertura dos planos de saúde.

Como descobri que tinha câncer de estômago?

Sinais e Sintomas do Câncer de Estômago
  • Falta de apetite.
  • Perda de peso.
  • Dor abdominal.
  • Desconforto no abdome, normalmente acima do umbigo.
  • Sensação de plenitude na parte superior do abdome, após uma refeição leve.
  • Azia ou indigestão.
  • Náuseas.
  • Vômitos, com ou sem sangue.

Artigo anterior
Quem é você Alasca série onde tem?
Artigo seguinte
Como os fármacos são transportados pelo corpo?