Quem liderou o período do terror?

Perguntado por: Matheus Oliveira Neto  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (57 avaliações)

Naquele momento, a França estava sendo liderada pelos jacobinos, considerados os mais radicais entre os revolucionários e, por isso, este período também é conhecido como "Terror Jacobino".

Quem liderou a fase do Terror?

Uma fase de “terror” se estabeleceu na França e Robespierre, líder do partido jacobino, foi o protagonista de ações antidemocráticas, perseguindo e matando pessoas. Seu radicalismo o levou à guilhotina por seus inimigos.

Quem comandou o regime do Terror?

A pretexto de defender a revolução, os jacobinos instalaram um regime de terror na França em 1793-1794. Sob o comando de Robespierre, a Constituição foi suspensa e foram criados o Comitê de Salvação Pública e o Tribunal Revolucionário.

O que foi a fase do Terror e por quem foi comandada?

O período do Terror da Revolução Francesa também foi a fase inicial de ascensão política de um jovem militar que tem um papel central na história francesa posterior: Napoleão Bonaparte. FERNANDES, Luiz Estevam de Oliveira; FERREIRA, João Paulo Mesquita Hidalgo.

O que defendia Robespierre?

Posicionava-se contra a pena de morte, a escravidão e defendia o voto para todos os homens, independente da sua contribuição financeira. Diante do sucesso como advogado foi eleito deputado do 3º Estado para a Assembleia dos Estados Gerais.

periodo do terror - Revolução Francesa

40 questões relacionadas encontradas

O quê Robespierre fez na Revolução Francesa?

Robespierre (1758-1794) foi um político e revolucionário francês. Líder do governo após a vitória da Revolução Francesa, implantou uma ditadura que caracterizou o período do Terror.

Quais foram as medidas tomadas por Robespierre?

- Reforma Agrária, Construção de Asilos e Hospitais. - Abolição da escravidão nas colônias da França. - Ensino público gratuito + Lei do preço máximo (congelamento). CONVENÇÃO: REPÚBLICA POPULAR-JACOBINA.

O que foi a fase de Terror?

O período do Terror (1792-1794), durante a Revolução Francesa, foi marcado pela perseguição religiosa e política, guerras civis, e execuções na guilhotina.

O que foi a fase do Terror durante a convenção nacional?

Durante a Revolução Francesa, o Período do Terror, ou O Terror, ou Reinado de Terror, ou Reino de Terror ou Período dos Jacobinos, foi um momento da história da França compreendido entre 5 de setembro de 1793 (queda dos girondinos) e 27 de julho de 1794 (prisão de Maximilien de Robespierre, ex-líder dos Jacobinos que ...

O que foi a fase do Terror ocorrida entre 1793 e 1794?

Em 1793, cerca de 40 mil pessoas (monarquistas, girondinos e ricos burgueses) foram executadas pelos jacobinos. - Em 1794, Robespierre e seu grupo perderam o apoio de grande parte dos jacobinos em função dos atos de extrema violência que vinham adotando. Sem apoio militar, foram dominados pelos girondinos.

O que foi a revolução Jacobina?

O jacobinismo é o termo ligado a uma prática política inicialmente efetuada na década revolucionária da França de fins do século XVIII, entre 1789 e 1799. Esse termo refere-se aos jacobinos, os membros de um clube formado em 1789 que atuaram como um partido político durante o processo revolucionário.

O que foi o governo do Diretório?

O período do Diretório representou o estabelecimento pela burguesia francesa de uma República moderada, que acabava com as instituições do Antigo Regime, mas limitava a participação política, com a volta do voto censitário e o combate ao igualitarismo defendido pelos jacobinos.

Quem liderou a reação Termidoriana?

Reação termidoriana é um termo utilizado para designar a queda do governo jacobino, liderado por Maximilien Robespierre, e a ascensão de um governo conservador alinhado aos girondinos, liderado pelo partido apelidado de Pântano ou Planície. ... Representação do golpe de 9 Termidor.

Por que a segunda fase da revolução ficou conhecida como fase do Terror?

Apesar de buscar soluções, as medidas tomadas por esse novo regime não conseguiam suportar a crise que atingia a República por quase todos os lados. Dessa forma, entre 1793 e 1794, a perseguição sistemática dos traidores do ideal revolucionário marcou a fase do Terror dentro da revolução.

Porque Luís 16 foi condenado à morte?

Morte. Luís XVI é julgado por traição e condenado à morte na guilhotina na “Place de la Révolution” (depois Praça da Concórdia), em Paris, no dia 21 de janeiro de 1793. No mesmo ano, no dia 16 de outubro, Maria Antonieta também é guilhotinada.

O que foi o grande medo e quais suas consequências?

Esse foi o período do Grande Medo, que ocorreu entre julho e agosto de 1789, e durante o qual camponeses começaram a atacar aristocratas e suas propriedades. Assim, residências da nobreza foram invadidas, saqueadas e destruídas, cartórios foram atacados para que os títulos de propriedade fossem destruídos etc.

Por que o governo jacobino na Convenção Nacional foi chamado de período de Terror?

O nome terror foi dado pelos adversários dos jacobinos, pois geralmente eram eles os alvos das ações, que consistiam principalmente na execução na guilhotina, onde os condenados perdiam a cabeça, literalmente.

Quais as características da fase conhecida como fase do Terror?

Uma de suas fases mais radicais e violentas é, hoje, conhecida como a Fase do Terror. Marcada por execuções de inimigos da Revolução, constou da perseguição de monarquistas, além dos girondinos pelos jacobinos, as duas principais correntes do movimento revolucionário.

O que foi o período do Terror Branco?

Na Espanha, Terror Branco foi a série de atos de violência politicamente motivada, estupros e outros crimes cometidos pelo movimento Nacionalista durante a Guerra Civil Espanhola e durante a ditadura de Francisco Franco Os assassinatos em massa dos lealistas republicanos espanhóis, que incluíram adeptos da Frente ...

Qual foi a primeira medida tomada na fase da Convenção Nacional?

Em 10 de outubro de 1793, a Convenção consagrou o estabelecimento de um regime de Terror, declarando: O governo provisório da França será revolucionário até a paz.

Quais foram as principais características da Convenção Nacional?

Uma das principais características da chamada Convenção Nacional, que sucedeu os primeiros momentos da Revolução Francesa, iniciada em 1789, foi: a) o abrandamento das tensões políticas e sociais. b) o domínio completo do processo político por parte dos girondinos.

O que foi a Lei do Maximum estabelecida por Robespierre durante a Convenção?

A Lei do Máximo Geral (em francês: Loi du Maximum général) foi instituída durante a Revolução Francesa em 29 de setembro de 1793, estabelecendo limites de preços e punindo a fraude de preços para tentar garantir o fornecimento contínuo de alimentos à capital francesa.

Quais foram as principais ideias defendidas na Revolução Francesa?

Os principais ideais da Revolução Francesa fazem referência ao lema “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”, adotado ainda nas primeiras fases da Revolução. Para melhor compreender esse mote, é necessário pensar em algumas características do movimento que foi propulsionou a Revolução: o Iluminismo.

Artigo anterior
Qual é a teoria de Schumpeter?
Artigo seguinte
Quem tirou a vesícula pode ter pancreatite?