Quais os principais tipos de micoses que podemos encontrar?

Perguntado por: Filipe Denis Castro Matias Nogueira  |  Última atualização: 23. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (67 avaliações)

Conheça, a seguir, os principais tipos de micoses de pele, como evitar e tratar.
  • Tinea. ...
  • Tinea intertiginosa. ...
  • Tinea capitis. ...
  • Tinea versicolor. ...
  • Candidíase. ...
  • Frieira.

Quais são os principais tipos de micoses?

Existem vários tipos de micoses de pele, que podem ser classificadas dependendo da área afetada e do fungo que está na sua origem.
  1. Micose de unha. Clique para ver a imagem nítida. ...
  2. Candidíase. Clique para ver a imagem nítida. ...
  3. Pitiríase versicolor. ...
  4. Pé-de-atleta. ...
  5. Micose na virilha. ...
  6. Tinha do couro cabeludo. ...
  7. Impingem.

Quais os tipos de micoses afetam o ser humano?

As infecções fúngicas que afetam a pele dos seres humanos podem ser superficiais ou profundas. Trataremos das superficiais, que acometem a epiderme, as membranas mucosas, cabelos e unhas. Os tipos mais comuns de micoses superficiais são as dermatofitoses ou tinea, a pitiríase versicolor e as candidíases.

Quais são os grupos de micoses?

As micoses podem ser dividas em cinco grupos diferentes:
  • Superficiais: afetam apenas a camada mais superficial da pele, a qual é formada por células mortas, ricas em queratina (extrato córneo). ...
  • Cutâneas: invadem todo o extrato córneo da pele, a parte queratinizada intrafolicular dos pelos ou a unha.

Quais os dois tipos gerais de micoses?

As micoses podem ser divididas em superficiais, cutâneas, subcutâneas, sistêmicas e oportunistas. As superficiais são aquelas que atingem a parte superficial da pele e haste dos pelos. Nas micoses cutâneas, observa-se que os fungos atingem camadas mais profundas da pele, dos pelos ou unha.

DOENÇAS CAUSADAS POR FUNGOS - Micoses | Biologia com Samuel Cunha

35 questões relacionadas encontradas

Como as micoses cutâneas são classificadas?

Superficiais – causadas por fungos que invadem apenas as camadas mais superficiais da pele ou pelo. Exemplos: piedra, pitiríase. Cutâneas – causadas por fungos que invadem toda a espessura da pele ou a parte queratinizada intrafolicular do pelo ou unha. Exemplos: dermatofitoses (tineas), candidose superficial.

Quais são os tipos de fungos causadores de doenças?

Hipolabor alerta: 5 doenças graves causadas por fungos
  1. Meningite fúngica. Como o nome já diz, a meningite fúngica é uma inflamação nas meninges, membranas que revestem a medula espinhal e o cérebro. ...
  2. Peniciliose. É uma infecção causada pelo fungo Penicillium Marneffei. ...
  3. Histoplasmose. ...
  4. Candidíase. ...
  5. Onicomicose.

Quais são as micoses subcutâneas?

INTRODUÇÃO E DEFINIÇÕES

As micoses subcutâneas são infecções fúngicas que acometem primariamente a pele e tecidos subcutâneos, e geralmente desenvolvem-se após penetração do organismo na pele em local de pequenos traumas.

O quê são micoses emergentes?

Micose emergente denota uma infecção rara causada por um fungo que esporadicamente atua como agente etiológico (MORSE, 1995). Para Nucci; Marr (2005), a ocorrência desta micose está relacionada às alterações imunológicas do hospedeiro que levam à severa imunossupressão com conseqüente mudança no padrão epidemiológico.

Como identificar o tipo de micose?

Os sintomas característicos de micose incluem coceira e descamação da pele e surgimento de lesões característica na região, dependendo do tipo de micose que a pessoa possui.
...
Os sinais e sintomas características da micose na pele são:
  1. Coceira intensa;
  2. Vermelhidão ou escurecimento da área;
  3. Surgimento de manchas na pele.

Qual desses tipos de micoses são os mais graves podendo levar o ser humano a morte?

Esporotricose, aspergilose, candidemia, criptococose, paracoco: infecções fúngicas são graves, deixam sequelas e podem levar à morte.

Como é mancha de micose?

Tipos de Micose

Apresenta-se clinicamente como manchas brancas, descamativas, que podem estar agrupadas ou isoladas. Normalmente surgem na parte superior dos braços, tronco, pescoço e rosto. Ocasionalmente, podem se apresentar como manchas escuras ou avermelhadas, daí o nome versicolor.

Quais fatores influenciam na infecção por micoses em seres humanos?

Os fungos estão presentes em todas as pessoas, mas o desenvolvimento das micoses está ligado a fatores como, sistema imunológico enfraquecido, consumo excessivo de açúcar ou alergias. Tipos: – Candidíase: micose transmitida pelo fungo Cândida albicans.

Qual é o único grupo dos fungos que causam micoses?

1.1) Tineas (tinhas) Doenças causadas por um grupo de fungos que vive às custas da queratina da pele, pelos e unhas. Estes fungos podem ser zoofílicos (encontrados em animais), geofílicos (encontrados no solo) e antropofílicos (encontrados nos homens).

Qual é o nome do fungo da micose?

Ela é causada pelo fungo Malassezia furfur, um habitante natural da pele.

Como curar micose de pele rápido?

O tratamento para micose na pele, unha, couro cabeludo, pé ou virilha pode ser feito com remédios antifúngicos como Fluconazol, Itraconazol ou Cetoconazol na forma de pomada, comprimido ou soluções que é indicado pelo dermatologista.

Quais são as micoses sistêmicas?

Micoses Sistêmicas são infecções causadas por fungos patogênicos primários e que têm como porta de entrada o trato respiratório, donde podem disseminar para todo o organismo. As micoses sistêmicas endêmicas no Brasil são: Paracoccidioidomicose, Histoplasmose, Coccidioidomicose e Criptococose.

O que é uma micose superficial?

Micoses superficiais são infecções fúngicas que acometem as camadas superficiais da pele e seus anexos. Essas micoses são prevalentes em todo mundo, e, embora o semiárido nordestino apresente clima propício para o surgimento dessas infecções, são raros os estudos acerca do assunto.

Quais são os fungos emergentes?

Verificou-se, nos últimos anos, e está-se a verificar sobretudo nesta década, um aumento marcadíssimo da incidência de infecções por fungos filamentosos e sobretudo de fungos de tratamento difícil, os tais fungos emergentes: Zigomicetos, Fusarium e Scedosporium.

Qual a principal causa das micoses subcutâneas?

As micoses subcutâneas são causadas por um grupo bem diversificado de fungos que se caracterizam por causar lesão no tecido subcutâneo iniciada pela inoculação traumática de microrganismos.

Qual a diferença entre micoses cutâneas e subcutâneas?

- Micoses cutâneas: envolvem as camadas mais profundas da epiderme e seus tegumentos, o cabelo e as unhas. - Micoses subcutâneas: envolvem derme, tecidos subcutâneos, músculo e fáscia. Suscitam pouca ou nenhuma resposta imune do hospedeiro, não sendo combatidas por ele.

Qual é a via de transmissão mais comum para as micoses endêmicas?

Não existe transmissão inter-humana do fungo Paracoccidioides spp., nem de animais ao homem. No entanto, os indivíduos estão expostos ao risco por inalação de propágulos infectantes, dispersos no solo. A principal porta de entrada do fungo no organismo é por via inalatória.

Como se contrai o fungo?

As formas mais comum para pegar uma micose incluem:
  1. Tocar na pele afetada por micose de outra pessoa;
  2. Andar descalço em banheiros ou balneários públicos;
  3. Utilizar a toalha de outra pessoa;
  4. Usar a roupa de outra pessoa;
  5. Compartilhar objetos de higiene ou cuidado pessoal;
  6. Usar jacuzzi ou piscinas com água quente.

O que causa infecção por fungos?

A maioria das infecções por fungos ocorre porque a pessoa é exposta a fungos ou esporos sobre superfícies, no ar, no solo ou em dejetos de pássaros.

O que pode causar fungo no sangue?

Fungemia é uma doença que consiste na presença de fungos no sangue. É mais frequentemente encontrada em pacientes com baixa imunidade ou imunodeficiência com elevada agranulocitose, pacientes oncológicos ou pacientes com catêteres intravenosos.

Artigo anterior
Quanto tempo o leite ordenhado pode ficar em temperatura ambiente?
Artigo seguinte
Como ganhar dinheiro facil e rápido em portugal?