Qual o papel do Tribunal de Contas no controle da Administração Pública?

Perguntado por: Iara Iris Reis Domingues  |  Última atualização: 28. Dezember 2024
Pontuação: 4.9/5 (48 avaliações)

Nesse contexto, o papel dos Tribunais de Contas é fiscalizar os entes sob sua jurisdição quanto à aplicação dos recursos, sob o aspecto operacional, contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial, ou seja, de forma ampla.

Qual é o papel do Tribunal de Contas?

O Tribunal de Contas é o órgão responsável pela fiscalização da aplicação dos recursos públicos por parte dos governantes. O uso de todo o dinheiro do contribuinte aplicado em impostos é verificado por esse setor da Administração Pública, que tem sua missão e atribuição definidas pela Constituição.

Qual é o papel do TCE?

Ao contrário do que sugere o “Tribunal” no nome, o TCE não é um tribunal, e não pertence ao poder Judiciário, mas atua como um auxiliar do poder Legislativo no controle externo da Administração Pública.

Qual a finalidade do Tribunal de Contas do Estado?

O Tribunal é responsável pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos e entidades públicas do país quanto à legalidade, legitimidade e economicidade.

Qual a competência do Tribunal de Contas?

Ao Tribunal de Contas da União compete, na forma estabelecida no Regimento Interno, apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio a ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento.

Controle da Administração Pública (Conceito e Classificações)

32 questões relacionadas encontradas

Quem exerce o controle externo da Administração Pública?

O controle externo é função exercida pelo Poder Legislativo e pelos órgãos de controle externo, como o Tribunal de Contas da União (TCU), o TCE-MT e demais cortes de contas espalhadas pelos entes da federação.

Quem faz o controle do Tribunal de Contas?

São dois os sistemas de controle definidos pela Constituição Federal: a) o controle interno, realizado pelos próprios órgãos do aparelho estatal; b) o controle externo, realizado pelo Poder Legislativo, que conta com o auxílio da corte de contas.

Qual é a natureza jurídica do Tribunal de Contas?

Toda essa análise nos conduz a uma conclusão lógica: o Tribunal de Contas da União é um órgão administrativo autônomo, que não pertence à estrutura de nenhum dos Poderes da República, nem está subordinado a qualquer um deles.

O que diz o artigo 71 da Constituição Federal?

71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete: Art. 72.

Qual o tipo de controle é realizado pelo TCE sobre as contas do Poder Executivo Estadual?

Assim, o Tribunal de Contas é um órgão autônomo, que auxilia o Poder Legislativo a exercer o controle externo, fiscalizando os gastos dos Poderes Executivo, Judiciário e do próprio Legislativo. Além de estar sujeito ao controle externo, cada Poder tem a responsabilidade de manter um sistema de controle interno.

O que é TCE na administração?

Tomada de Contas Especial (TCE) é um processo administrativo devidamente formalizado, com rito próprio, para apurar responsabilidade por ocorrência de dano à administração pública federal, com apuração de fatos, quantificação do dano, identificação dos responsáveis e obter o respectivo ressarcimento.

Qual a definição de Tribunal de Contas?

O Tribunal de Contas da União (TCU) é um órgão que analisa e julga as contas dos administradores de recursos públicos federais. O dinheiro pode estar sob a responsabilidade de servidores, gestores ou de qualquer outra pessoa física ou jurídica. É Tribunal e julga, mas não faz parte do Judiciário.

Quem julga as contas do Tribunal de Contas do Estado?

Segundo o art. 49, inciso IX da Constituição Federal, o responsável pelo julgamento das contas é o Congresso Nacional.

O que diz o artigo 70 da Constituição Federal?

A Constituição do Brasil – art. 70 – estabelece que compete ao Tribunal de Contas auxiliar o Legislativo na função de fiscalização a ele designada. (...) Não cabe ao Poder Legislativo apreciar recursos interpostos contra decisões tomadas em processos administrativos nos quais se discuta questão tributária.

Qual a principal função do Tribunal de Contas previsto na Constituição de 1934?

O DESDOBRAMENTO DAS ATRIBUIÇÕES A Constituição de 1934 ampliou a competência do Tribunal de Contas, incluindo entre suas atribuições o julgamento das conta dos responsáveis por dinheiros ou bens públicos, o acompanhamento da execução do orçamento, e o registro dos contratos de interesse da receita ou da despesa, que só ...

O que diz o artigo 51 da Constituição Federal?

Apresentada denúncia contra o presidente da República por crime de responsabilidade, compete à Câmara dos Deputados autorizar a instauração de processo (art. 51, I, da CF/1988). A Câmara exerce, assim, um juízo eminentemente político sobre os fatos narrados, que constitui condição para o prosseguimento da denúncia.

O que diz o artigo 57 da Constituição Federal?

O art. 57, § 7º, do Texto Constitucional veda o pagamento de parcela indenizatória aos parlamentares em razão de convocação extraordinária. Essa norma é de reprodução obrigatória pelos Estados-membros por força do art. 27, § 2º, da Carta Magna.

O que diz o artigo 205 e 206 da Constituição Federal?

O "cartão cidadão" também viola o art. 205, que fixa a educação como direito de todos e dever do Estado, e o art. 206, ambos da CF, o qual estabelece, entre os princípios norteadores do ensino no Brasil, a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola.

Como é formado o Tribunal de Contas?

No TCU são nove ministros. Desses, um terço é formado da seguinte maneira: um é oriundo do Ministério Público de Contas, outro é oriundo dos auditores, e um é de livre nomeação do presidente da República.

Quem compõe o Tribunal de Contas?

O Tribunal de Contas da União é um órgão colegiado e suas decisões são tomadas pelo Plenário da corte ou por uma de suas Câmaras. Ele é composto por nove Ministros. O nono ministro é escolhido pelo Presidente da República, escolha essa que deve ser aprovada pelo Senado Federal.

Quais são os Tribunais de Contas?

Hoje, são 33 Tribunais de Contas brasileiros, divididos em três níveis: União (TCU), Estados (nas 26 capitais e Distrito Federal), dos Municípios do Estado (Bahia, Goiás e Pará) e Tribunais de Contas do Município (São Paulo e Rio de Janeiro).

Qual a diferença entre TCE e TCU?

O TCE PR é um órgão estadual, ao qual cabe fiscalizar a aplicação dos recursos públicos pelos órgãos e entidades do Estado do Paraná e dos 399 municípios que integram o estado, ao passo que o TCU é um órgão federal, cabendo-lhe fiscalizar a aplicação dos recursos públicos pelos órgãos e entidades pertencentes à União.

Quem fiscaliza as contas públicas?

A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de ...

Quais são os 3 instrumentos de controle administrativo?

O controle administrativo pode ser desencadeado de ofício ou por provocação, sendo que os principias instrumentos utilizados para essa finalidade são o direito de petição, o pedido de reconsideração, o recurso hierárquico próprio e o recurso hierárquico impróprio.

Quais são as formas de controle da administração pública?

Meios de controle:

Fiscalização hierárquica: é exercida pelos órgãos superiores sobre os inferiores da mesma Administração; Supervisão ministerial: é o exercício de controle ministerial no controle do atendimento às finalidades; Exercício do direito de petição: é a garantia constitucional conferida a todos.

Artigo anterior
Qual o crescimento do PIB para 2022?
Artigo seguinte
O que é CPA Dropshipping?