Quais os principais impactos causados pela reestruturação produtiva?
Perguntado por: Maria Alice Campos Pereira Morais | Última atualização: 22. April 2022Pontuação: 4.7/5 (7 avaliações)
As principais hipóteses foram: I)mudanças organizacionais e novas formas de organização do trabalho; II)novas formas de contratação do trabalho e mudanças no sentimento de classe e representatividade dos sindicatos; III)efeitos sobre a vida do trabalhador.
Quais os impactos da reestruturação produtiva?
66Os impactos da reestruturação produtiva na indústria, se traduzem no dualismo do mercado de trabalho, dado o desemprego crescente acompanhado do aumento do emprego formal, em novos requisitos e qualificações da força de trabalho com o surgimento de postos de trabalho, ocasionando assim modificações na estrutura ...
Quais os impactos da reestruturação produtiva no serviço social?
Nesse sentido, a reestruturação produtiva tem como reflexo a perda de direitos sociais e do aumento da exploração da força de trabalho, através do alto grau de extração de sobre trabalho de contingentes operários e empregados da produção social, gerando o acumulo exponencial de mais-valia para o numulário.
O que foi a reestruturação produtiva e quais foram as suas consequências da para a classe trabalhadora?
A reestruturação produtiva é o processo de consolidação do modelo flexível do trabalho industrial. ... Graças à robótica, à nanotecnologia e a várias outras técnicas, o processo produtivo tornou-se mais dinâmico, de modo que uma mesma pessoa agora é capaz de realizar a mesma função de dezenas de trabalhadores.
Quais as principais características do processo de reestruturação produtiva?
Reestruturação produtiva refere-se aos sucessivos processos de transformação nas empresas e indústrias, caracterizados pela desregulamentação e flexibilização do trabalho, fruto da Acumulação Flexível e das novas tecnologias da Terceira Revolução Industrial.
Reestruturação Produtiva e os impactos no mundo do trabalho
São características da reestruturação produtiva exceto?
1a Questão São características dos direitos trabalhistas na perspectiva da reestruturação produtiva, exceto: flexibilização do trabalho Diminuição dos turnos de trabalho Desmobilização do sindicalismo de classe Criação do sindicalismo de empresa desregulamentação do trabalho Explicação: A partir da reestrutura ...
O que é processo de reestruturação produtiva?
Reestruturação produtiva é o termo que engloba o grande processo de mudanças ocorridas nas empresas e principalmente na organização do trabalho industrial nos últimos tempos, via introdução de inovações tanto tecnológicas como organizacionais e de gestão, buscando-se alcançar uma organização do trabalho integrada e ...
Quais as consequências da reestruturação produtiva sobre a classe trabalhadora e qual a particularidade brasileira neste processo?
Como consequência desse processo, presenciou-se uma significativa redução de postos de trabalho, que oscilava em decorrência dos movimentos do mercado, além da reorganização produtiva, por meio da implantação de células de produção.
Quais as mudanças que a reestruturação produtiva trouxe para o mundo do trabalho?
A reestruturação produtiva trouxe como conseqüência a fragmentação e a heterogeneidade da classe trabalhadora, redução de empregos no setor industrial, destruição de postos de trabalho, geração de bons e maus empregos e a diversificação crescente do setor de serviços.
Quais as principais consequências sociais produzidas pela atual fase do capitalismo brasileiro?
Intensificação das desigualdades sociais: a busca incessante por lucros faz com que haja uma grande exploração do trabalho por parte dos donos dos meios de produção, isso ocorre com mais intensidade por causa da falta de emprego, como existe uma grande oferta de trabalhadores os salários conseqüentemente são baixos, ...
O que é precarização do trabalho no Brasil?
Refere-se ao surgimento de novas formas de trabalho a partir de um processo de mudanças estruturais no capitalismo, que procura garantir competitividade às empresas por meio da flexibilização das relações de trabalho.
Quais as principais mudanças dos anos 1990 na reestruturação produtiva no Brasil?
As respostas dadas pelo capital diante da crise foram o neoliberalismo e a reestruturação produtiva, acarretando profundas mutações para o trabalho, como: o desemprego estrutural, a precarização do trabalho, etc. No Brasil, as mudanças se intensificaram a partir dos anos 90, com a adoção do receituário neoliberal.
Quais as consequências da flexibilização no mundo do trabalho?
(a) Na medida em que parte das mercadorias é produzida por fábricas diferentes, há uma diminuição do contingente de trabalhadores, processo esse possibilitado pela subcontratação e pela terceirização; (b) há uma intensificação da exploração do trabalho devido à polivalência e à multifuncionalidade do trabalhador; (c) ...
Quais são as consequências das transformações do capitalismo?
Observamos que independentemente das transformações do capitalismo, sua essência conserva-se intacta. Concluímos que o sistema capitalista é marcado por crises e períodos de reestruturação que, se não evidenciam a degeneração deste modo de produção, confirmam a extinção paulatina dos meios de produção da vida social.
Quais as principais características do processo de flexibilização do trabalho?
Por meio da flexibilização, os colaboradores passam a ter mais autonomia sobre sua carga horária semanal, bem como suas metas de produção. Dessa forma, sobra mais tempo para cuidar de assuntos pessoais e promover um equilíbrio melhor entre vida privada e profissional.
Quais as principais características do processo de flexibilização e mundialização do trabalho?
As relações de trabalho na globalização expressam-se pela flexibilização, terceirização e crescimento da informalidade. O processo de globalização e internacionalização da economia esteve acompanhado de uma série de transformações nas estruturas elementares do sistema capitalista, que conheceu a sua integração mundial.
Qual tendência está vinculada as transformações contemporâneas no mundo do trabalho?
A tendência de ampliação da flexibilização das relações de trabalho continuou avançando, em aspectos relacionados aos elementos centrais da relação de emprego: avanço da remuneração variável, da jornada flexível e formas de contratação.
Quais foram as consequências da implantação do processo industrial no Brasil?
Foram realizados avanços no setor de transportes, com aberturas de ferrovias e rodovias. Observou-se também o desenvolvimento do setor energético no Brasil e de logística. Foi instalada a Companhia Siderúrgica Nacional, entre 1942 e 1947, que contribuiu para a oferta de matéria-prima para a indústria no país.
Quais as características do modelo neoliberal da industrialização brasileira que vem passando por uma reestruturação produtiva desde a década de 1990?
A emergência da Terceira Revolução Industrial e as políticas econômicas de corte neoliberal ampliaram o processo de reestruturação produtiva voltada para a obtenção de maior flexibilidade do uso do capital e do trabalho, tendo por meta a máxima redução dos custos, da ociosidade dos fatores produtivos e dos riscos ...
Como ocorre a superexploração do trabalho no Brasil?
Como já indicamos, Marini aponta que a superexploração é resultado de três distintos processos: a redução do consumo do operário além do seu limite normal; o aumento da intensidade do trabalho; e o prolongamento da jornada de trabalho.
Qual a importância da reestruturação de uma empresa?
É fundamental realizar uma Reestruturação Empresarial quando a empresa busca um ajuste ou mudança para continuar ativa, aumentando seu lucro e produzindo maiores resultados. ... É necessário haver uma reestruturação quando torna-se necessário reavaliar o desempenho geral da empresa, estando esse abaixo do esperado.
O que as corporações visam quando fazem a reestruturação produtiva?
A reestruturação produtiva das empresas, envolvendo as estratégias de focalização, terceirização e subcontratação, bem como da realocação geográfica, que inclui desterritorialização e reterritorialização da produção e dos serviços, impõe uma nova dinâmica na concorrência intercapitalista mundializada na medida em que ...
O que é flexibilidade do processo produtivo?
Ela consiste na forma das empresas ampliarem a capacidade de transitar e de assumir diferentes estados de um sistema produtivo.
Quais as características gerais da precarização do trabalho Quais as características específicas?
As normas federais da precarização do trabalho são analisadas desde três de suas características especificas: contratação, jornada e remuneração. A análise tem uma base teórica em um enfoque estruturalista, a sociologia do trabalho, o Estado de Bem-estar no Brasil e conceituação da política social brasileira.
É possível afirmar que a Terceira Revolução Industrial foi marcada pela flexibilização da produção e pela reestruturação do trabalho?
A Terceira Revolução Industrial foi marcada pela mudança da produção fabril. O trabalho, antes alienado, mecânico e concentrado, tornou-se, em especial com a ascensão do modelo toyotista de produção, mais flexível e influenciado pelo rígido controle de qualidade.
O que significa CFM no compressor?
Quais os sintomas de alergia nervosa?