Quais os principais casos de concordância verbal?
Perguntado por: Miguel Benjamim Torres de Abreu | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.7/5 (51 avaliações)
- Sujeito oracional. O verbo deve ficar na terceira pessoa do singular. ...
- Sujeito em voz passiva sintética. O verbo concorda com o sujeito paciente. ...
- Concordância de verbos impessoais. Os verbos impessoais sempre ficam na terceira pessoa do singular. ...
- Verbo ser indicando tempo ou distância.
O que é concordância verbal e exemplos?
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.
O que é concordância exemplos?
Concordância verbal é a relação estabelecida de forma harmônica entre sujeito e verbo. Isso quer dizer que quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar; quando o sujeito estiver no plural, o verbo também estará. Exemplos: Eu adoro quando as flores desabrocham na Primavera.
Qual a regra de concordância verbal?
A concordância verbal ocorre quando a conjugação do verbo se adapta ao sujeito em número e em pessoa. O sujeito pode estar no singular ou no plural e pode ser em 1ª, 2ª ou 3ª pessoa.
Como identificar um erro de concordância verbal?
O erro de concordância verbal existe quando não há harmonia entre o sujeito gramatical e o verbo, em pessoa e número. Portanto, é correto dizer ou escrever “ele estuda”. Ao contrário, se torna um erro afirmar “Ele estudam” ou “Eles estuda”.
Concordância Verbal - Aula 01 [Prof Noslen]
O que é um erro de concordância?
Não sabe o que é erro de concordância? Nós explicamos o que deve saber sobre esta questão. Este é um tipo de erro que acontece sempre que algo não está em harmonia dentro de uma frase, havendo tipos de concordância que, por vezes, não são respeitados, comprometendo a qualidade do discurso na língua portuguesa.
Quais são os erros verbais?
- 1. “ ...
- “Em vez de” / “Ao invés de” ...
- “A nível de” / “Em nível de” ...
- “A meu ver” / “Ao meu ver” ...
- “Maiores informações” / “Mais informações” ...
- “A” / “há” ...
- “Acerca de” / “a cerca de”
O que é 1 2 e 3 pessoa?
1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.
Qual é a regra geral da concordância nominal?
Regra geral: O artigo, o numeral, o adjetivo e o pronome adjetivo concordam com o substantivo a que se referem em gênero e número.
Quais são as regras de concordância nominal?
A regra geral de Concordância Nominal diz que todos os determinantes (adjetivo, numeral, pronome adjetivo e artigo) devem harmonizar-se quanto ao gênero e ao número do substantivo. Portanto, substantivo no feminino singular, determinantes também, caso esteja no masculino plural, os determinantes o acompanham.
Quais são os tipos de concordância?
Existem dois tipos de concordância na língua portuguesa: A concordância verbal que diz respeito à relação entre sujeito e verbo em uma oração. E a concordância nominal trata da relação entre as classes de palavras em uma oração.
É ou são exemplos?
A expressão é que permanece invariável, independentemente de um sujeito singular ou plural: Eu é que sou feliz! Nós é que somos felizes! Eles é que são felizes!
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Qual a concordância verbal?
Regra geral, com o pronome relativo quem, o verbo deverá ser escrito na 3. ª pessoa do singular. Fui eu quem pediu autorização ao diretor. Foi ela quem pediu autorização ao diretor.
O que é concordância nominal explique 2 regras e dê um exemplo de cada regra escolhida?
Concordância nominal é a relação que se estabelece entre as classes de palavras (nomes). É o que faz com que substantivos concordem com pronomes, numerais e adjetivos, entre outros. Exemplo: ... "Estas" e não "estes" obras, pronome que está no plural, já que a oração refere que são três e não apenas uma obra maravilhosa.
O que é a terceira pessoa?
c) A terceira pessoa verbal relaciona-se com a terceira pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais ele / ela (singular) e eles / elas (plural). Dessa forma, no discurso em terceira pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com a pessoa de quem se fala. Exemplo: Ele estuda muito.
O que é segunda pessoa?
As chamadas pessoas do discurso se definem pelo seu posicionamento frente ao ato comunicativo, ou seja: primeira, representando aquela que fala (eu/nós); segunda, representando aquela com quem se fala (tu/vós/você, o senhor); e a terceira, demarcada por aquela de quem se fala (ele/eles/ela/elas).
O que é a primeira pessoa?
O ponto de vista em primeira pessoa significa simplesmente que usamos os pronomes que se referem a nós mesmos no texto. Estes são os seguintes: Eu. Nós.
Quais os piores erros de português?
- 1. " Entre eu e você" ...
- 2. " Mal" ou "mau" ...
- 3. " Há ou "a" ...
- 4. " Há muitos anos", "muitos anos atrás" ou "há muitos anos atrás" ...
- 5. " Tem" ou "têm" ...
- 6. " Para mim" ou "para eu" ...
- 7. " Impresso" ou "imprimido" ...
- 8. " Vir", "Ver" e "Vier"
Como descobrir erros de português?
O Correcao.pt é uma ferramenta dedicada para encontrar erros ortográficos, como erros gramaticais e estilísticos em textos em língua portuguesa. O melhor: ele é totalmente gratuito e não é necessário se cadastrar no site.
Como identificar um erro gramatical?
- Regência nominal e verbal inadequadas;
- concordância nominal e verbal inadequadas;
- acentuação inadequada;
- uso inadequado de coesão e coerência;
- erros de ortografia.
Em qual frase há um erro de concordância verbal Esta pessoa foi uma das que mais discutiu o caso?
Questão 23
(Unirio) Em que item há um erro de concordância verbal: a) Esta pessoa foi uma das que mais discutiu o caso. b) Eu com o meu amigo Paulo entramos na sociedade. c) Fazem dois meses que o visitei.
É ou são concordância?
Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco). Eram três da tarde.
Por que exemplos?
“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
Qual é a diferença de porque é por quê?
No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.
Como cancelar uma ordem limitada no mercado Bitcoin?
Pode-se construir na divisa do terreno?