Quais os objetivos do tratamento de urgências OdontolóGICAs?

Perguntado por: Mélanie Rebeca Pereira Batista Sá  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (31 avaliações)

As urgências odontológicas são caracterizadas como situações clínicas nas quais se torna necessário que o cirurgião dentista proporcione um atendimento rápido e imediato, com intuito de suavizar sintomas dolorosos, infecções ou condições estéticas de origem bucal.

Quais são as principais urgências odontolóGICAs?

As causas mais frequentes de atendimentos de urgência em pronto socorro 24 horas são: pulpite, abscesso, carie profunda, necrose pulpar, fratura dentaria.

O que é uma urgência odontológica?

O QUE SÃO EMERGÊNCIAs E URGÊNCIAs ODONTOLÓGICAs? Sangramentos não controlados. Celulite ou infecções bacterianas difusas, com aumento de volume (edema) de localização intra-oral ou extra-oral, e potencial risco de com- prometimento da via aérea dos pacientes.

Como prevenir as emergências em consultório odontológico?

Para prevenir ambas as situações, o cirurgião-dentista pode avaliar qual o grau de ansiedade do paciente; evitar que a pessoa tenha alguns estímulos visuais, como sangue, seringa e outros instrumentos; não utilizar expressões que possam causar medo e pânico; orientar que a pessoa não compareça à consulta em jejum; e, ...

Quais os indicadores de saúde utilizados na odontologia?

Os indicadores pactuados pelo Ministério da Saúde são: cobertura de primeira consulta odontológica programada e proporção entre exodontias de dentes permanentes e procedimentos odontológicos individuais; e razão entre procedimentos odontológicos coletivos e a população de 0 a 14 anos de idade.

Protocolos Clínicos em Urgências Odontológicas

26 questões relacionadas encontradas

Quais são os indicadores do Previne Brasil?

São indicadores para o ano de 2020: I - proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 20ª semana de gestação; II - proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; III - proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; IV - cobertura de ...

O que é integralidade na odontologia?

A 'integralidade' como definição legal e institucional é concebida como um conjunto articulado de ações e serviços de saúde, preventivos e curativos, individuais e coletivos. Nesse contexto, noção de integralidade na medida incita, representa a forma de um paciente ser atendido em todas as suas necessidades.

Quais as condutas para se prevenir a síncope no consultório odontológico?

Síncope e lipotimia:

Remover instrumento e matérias da boca do paciente. Manter vias aéreas pérvias e avaliar sinais vitais. Manter o paciente em decúbito dorsal com a cabeça lateralizada para evitar broncoaspiração se houver conteúdo de êmese, elevar o membro inferiores.

Como proceder caso o paciente venha a apresentar uma síncope no consultório?

Protocolo de atendimento de paciente com síncope: Caso o paciente não recupere a consciência, em torno de 3 minutos, acionar o Serviço de atendimento móvel de Urgência. Figura 4. Protocolo de atendimento de paciente com síncope: administrar oxigênio e monitorar os sinais vitais, enquanto aguarda o socorro.

Como vencer o trauma de dentista?

Entenda como superar o medo de dentista com essas dicas
  1. Tire todas as suas dúvidas.
  2. Peça a alguém para acompanhar você na consulta.
  3. Evite o barulho do motorzinho com fones.
  4. Controle a sua respiração na sala de espera.
  5. Visite o consultório do dentista antes da consulta.

Qual a diferença de urgência e emergência odontológica?

Isso vale, especialmente, em Odontologia. EMERGÊNCIA é uma situação crítica ou um perigo iminente onde ocorre risco de vida. Já URGÊNCIA e uma situação que deve ser resolvida imediatamente, que não pode ser adiada, mas que não oferece risco iminente à vida.

Quais os procedimentos de urgência?

Todo profissional que atua com urgência e emergência em enfermagem deve conhecer 5 pontos imprescindíveis:
  1. Acolhimento e classificação de risco. ...
  2. Suporte Básico e Avançado de Vida. ...
  3. Atendimento à vítima de trauma. ...
  4. Assistência ao Infarto Agudo do Miocárdio e ao Acidente Vascular Encefálico.

O que se encaixa em urgência e emergência?

Emergências são consideradas condições que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de morte exigindo, portanto, tratamento médico imediato. Já a urgência, é uma ocorrência imprevista com ou sem risco potencial à vida, onde o indivíduo necessita de assistência médica imediata.

O que é omissão de socorro na odontologia?

A omissão de socorro é regida pelo Código Penal26, em seu Artigo 135: "deixar de prestar socorro à vítima de acidentes ou pessoas em perigo iminente, podendo fazê-lo, é crime", e o Cirurgião-Dentista não foge a esta regra, podendo ter um agravado emcondiçõesconhecidascomoRelevânciadaOmissãoque é descrito no parágrafo 2 ...

O que é a Teleodontologia?

A teleodontologia é entendida como o exercício da odontologia mediado por tecnologias digitais para fins de atenção, assistência, educação, gestão, pesquisa, prevenção de agravos e promoção de saúde bucal.

O que é síncope na odontologia?

A síncope é a perda temporária de consciência em razão de redução do fluxo sanguíneo cerebral. Existe também a pré-síncope, conhecida como lipotimia, definida como sensação de desmaio, ou seja, a ausência de força muscular, porém, sem a perda da consciência.

Como a auxiliar deve proceder diante de um atendimento de primeiros socorros?

Verificar a situação, bem como os sinais vitais do paciente

Antes de pensar nos primeiros socorros, o Auxiliar de Saúde Bucal deve manter a calma e tranquilizar a si mesmo e o paciente que estiver passando por alguma situação de urgência e emergência. Após isso, o primeiro passo é verificar a gravidade da situação.

É normal desmaiar no dentista?

Alguns pacientes durante o atendimento bucal podem sofrer alterações emocionais desencadeada pelo estímulo visual ou pós anestesia. A ansiedade ou medo pela anestesia, pelos instrumentais e até pelo comportamento do cirurgião dentista pode desenvolver a lipotimia ou até mesmo a síncope.

Qual a diferença básica entre síncope e lipotímia?

A lipotímia é uma alteração súbita da consciência podendo chegar até a perda da mesma (síncope). Ela é precedida de sintomas tais como tontura, enjôo, mau estar gástrico, palidez, suór e escurecimento da visão.

Qual a diferença entre síncope e lipotímia?

Síncope é o termo médico utilizado para descrever a perda da consciência – popularmente conhecida como desmaios. Há também na medicina a descrição da pré-síncope, chamada de lipotímia.

O que significa uma síncope?

Síncope é um sintoma definido como perda súbita e transitória da consciência secundária a hipoperfusão cerebral difusa. Normalmente apresenta início súbito, curta duração e recuperação espontânea. A gravidade do quadro está na dependência da causa do desmaio.

Como se da integralidade da atenção em saúde bucal?

4.2. Integralidade da Atenção: a equipe deve estar capacitada a oferecer de forma conjunta ações de promoção, proteção, prevenção, tratamento, cura e reabilitação, tanto no nível individual quanto coletivo.

O que é a integralidade no SUS?

A integralidade enquanto princípio do Sistema Único de Saúde busca garantir ao indivíduo uma assistência à saúde que transcenda a prática curativa, contemplando o indivíduo em todos os níveis de atenção e considerando o sujeito inserido em um contexto social, familiar e cultural.

Quais os indicadores do Previne Brasil 2021?

Os três critérios de ponderação são: ❑vulnerabilidade socioeconômica da população cadastrada; ❑perfil demográfico por faixa etária da população cadastrada; ❑classificação geográfica do município definida pelo IBGE.

Artigo anterior
Qual a diferença entre aditamento e rerratificação?
Artigo seguinte
Quando separação de sílabas?