O que é um devedor insolvente?

Perguntado por: Edgar António de Barros  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (24 avaliações)

Diverso é o devedor insolvente que é aquele que, sem escusa jurídica, porque não pode fazê-lo, não cumpre a obrigação, porque a situação econômica do seu patrimônio torna impossível a prestação devida.

Quando o devedor se torna insolvente?

A insolvência civil ocorre quando o valor das dívidas é superior ao valor dos bens e direitos do devedor. Ou seja, ocorre quando todos os bens e direitos do devedor, somados, são insuficientes para quitar as suas dívidas. A insolvência é frequentemente confundida com a falência.

O que fazer quando o devedor é insolvente?

Todos os bens do devedor passam a ser denominados "massa" do insolvente e o maior credor passará a ser o "administrador da massa". Caberá ao administrador arrecadar todos os bens do devedor e representar o devedor judicialmente e extrajudicialmente.

O que acontece com o insolvente?

Através da arrecadação o insolvente perde a posse de seus bens penhoráveis, representando assim em verdade a perda da disponibilidade de seu patrimônio, por vezes com a manutenção da posse, e sempre com a manutenção da propriedade.

O que é pedido de insolvência?

Insolvência civil – declaração judicial de que as dívidas do devedor são maiores do que seu patrimônio. Atinge pessoas físicas ou jurídicas que não sejam empresários. Regulada pelos artigos 748 a 743 do Código de Processo Civil (antigo), Lei no 5.869/73. Pode ser requerida pelo próprio devedor ou por credores.

(AULA 10) Devedor Solidário Insolvente

21 questões relacionadas encontradas

O que acontece durante um processo de insolvência?

O processo de insolvência tem como objectivo a satisfação, pela forma mais eficiente possível, dos direitos dos credores. ... Essa satisfação alcança-se pela forma prevista num plano de insolvência, que se baseará na recuperação do devedor ou na liquidação do seu património e repartição do seu produto pelos credores. >

Quem pode pedir a insolvência pessoal?

O pedido de insolvência pode ser pela própria pessoa com dívidas. Mas também pode ser feita de maneira judicial.

Quais são as três etapas do procedimento de insolvência?

PROCEDIMENTO

Traz DONIZETTI três etapas do procedimento da insolvência: de conhecimento, da administração e da liquidação.

Em qual situação será extinta a obrigação do devedor na insolvência?

Na matéria aplica-se o artigo 778 do CPC de 1973. Art. 778. Consideram-se extintas todas as obrigações do devedor, decorrido o prazo de 5 (cinco) anos, contados da data do encerramento do processo de insolvência.

Como é feito o pagamento dos credores se não houver dinheiro para pagar todos?

Esse pagamento dos credores ocorre com os valores recebidos por meio da venda do Ativo, respeitando a classificação dos créditos e outras determinações legais. De qualquer forma, o pagamento dos credores somente será feito depois que forem: realizadas as restituições; pagos os créditos extraconcursais; e.

Quais são as consequências da insolvência civil?

A decretação de insolvência resulta em 4 efeitos evidentes contra o devedor, 2 de ordem material-fática e outros 2 de ordem processual, quais sejam: provoca o vencimento antecipado das dívidas; o devedor perde o direito de administrar e dispor de seus bens; os bens penhoráveis são arrecadados pelo Estado-Juiz; e ocorre ...

Qual a consequência imediata da declaração de insolvência do devedor?

Com a declaração da insolvência, o insolvente, pessoa singular ou empresa, vai perder a propriedade de todos os seus bens suscetíveis de penhora (sobre os bens que são impenhoráveis consultar o nosso artigo: bens impenhoráveis).

Como se prova a insolvência?

A prova da insolvência do devedor é requisito essencial a demonstrar a existência de fraude contra credores, sem o que é impossível anular o negócio celebrado entre os apelados. É ônus do autor a comprovação do concilium fraudis e da insolvência do devedor alienante.

Em que situações se dá à insolvência jurídica?

No que se refere à insolvência jurídica, pode ser justificada em três situações: I – impontualidade do devedor; II – pela execução frustrada; III – pelos atos de falência. Já a sentença que decreta a falência é que encerra a primeira fase falimentar, declarando, assim a falência do devedor.

Quando cabe ação pauliana?

A Ação Pauliana tem cabimento ante a ocorrência de qualquer ato fraudulento e lesivo das garantias do credor, que são compostas pelos bens integrantes do patrimônio do devedor.

O que é a autofalência?

A autofalência nada mais é do que a insolvência admitida pelo próprio devedor seja ele empresário ou sociedade empresária.

Quanto à execução por quantia certa contra devedor insolvente?

A execução por quantia certa contra devedor insolvente compreende duas fases: uma inicial, que se verifica o estado de insolvência do devedor, e uma subseqüente, em que são executados seus bens para saldar os créditos concorrentes.

Quando a insolvência for requerida pelo credor o devedor contará com um prazo de ______ para opor embargos?

O devedor será citado para, no prazo de 10 (dez) dias, opor embargos; se os não oferecer, o juiz proferirá, em 10 (dez) dias, a sentença. Art. 756.

Que procedimento deverá ser adotado pelo devedor para requerer a Auto-insolvência?

Nos termos do artigo 754 do Código de Processo Civil, requererá o credor frente ao devedor, declaração de insolvência, devendo ser instruída a petição, com o título executivo judicial ou extrajudicial. Requerida pelo próprio devedor ou seu espólio, o procedimento é de jurisdição voluntária.

Quais são os procedimentos na recuperação judicial?

Procedimento de Recuperação Judicial
  • Fase Postulatória.
  • Verificação de créditos.
  • Aprovação do Plano.
  • Execução do Plano.

O que é um credor quirografário?

Assim, temos que, o Credor quirografário é aquele que não possui um direito real de garantia, pois seu crédito está representado por títulos oriundos de uma obrigação, como, por exemplo, a duplicata, o cheque, um contrato que configure um título executivo extrajudicial, uma nota promissória e etc.

Quanto tempo demora um processo de penhora de bens?

Vai depender do andamento do processo, mas se já estiver em execução pode levar até 1 ano. Caso ainda não, pode levar mais tempo, até 3 anos.

Qual o objetivo da ação pauliana?

A Ação Pauliana consiste numa medida jurídica pessoal movida por credores com a intenção de anular determinado negócio jurídico realizado por devedores insolventes ou em fraude em bens patrimoniais que seriam utilizados para pagamento de dívida numa ação de execução.

Quais são as fases do processo falimentar?

O processo falimentar tem três fases: a fase pré-falimentar, a fase falimentar e a fase pós-falimentar.

O que significa insolvência de uma empresa?

Simplificadamente, a insolvência empresarial é a circunstância em que progressivamente a empresa não consegue arcar com seus deveres. Independentemente do modelo empresarial, todo negócio precisa trabalhar em busca do equilíbrio, isso é, as receitas devem ser suficientes para pagar os custos e as despesas.

Artigo anterior
Como fazer para desgastar os dentes do coelho?
Artigo seguinte
Qual a importância da utilização das tecnologias no processo de alfabetização?