Quais os motivos para tomar advertência?
Perguntado por: Soraia Erica Gonçalves | Última atualização: 14. Juni 2025Pontuação: 4.1/5 (5 avaliações)
Entre os motivos mais comuns para a aplicação de advertências, destacam-se as faltas e atrasos injustificados, baixo rendimento, desrespeito ao regimento interno, desleixo no trabalho, uso excessivo de celular durante a jornada, entre outros semelhantes.
Quais são os tipos de advertência?
Existem dois tipos de advertência, a verbal e escrita, que são aplicadas respectivamente devido a infrações cometidas por um colaborador.
Quando não devo assinar uma advertência?
Se o empregado não assinar, o empregador poderá solicitar a assinatura de testemunha sobre a ciência da punição. Ou seja, o empregado terá perdido a chance de documentar (mesmo que de forma breve) a sua discordância.
O que diz a CLT sobre advertências?
Se o funcionário reincidir no mesmo erro que acertou na advertência verbal, o empregador adotará uma medida disciplinar mais rigorosa, uma advertência por escrito. Este documento deve ser redigido em duas vias e deve conter informações que garantam sua validade.
Como contestar uma advertência no trabalho?
É importante ressaltar que, em casos de advertências abusivas ou injustas, o funcionário tem o direito de buscar seus direitos e recorrer à justiça trabalhista para contestar a punição recebida.
ADVERTÊNCIA NO TRABALHO - SOU OBRIGADO A ASSINAR?
O que fazer quando receber uma advertência injusta?
Por fim, vale mesmo é o diálogo: se você achou a advertência injusta, converse com seu empregador e busque saber como melhorar e evitar receber novamente uma advertência. Lembre-se que advertir é avisar, repreender e tem, no sentido jurídico, o propósito de deixar o empregado a par de algum comportamento indesejado.
O que fazer em caso de advertência injusta?
Caso a advertência seja injusta, o trabalhador deve buscar provas como depoimentos, testemunhas e documentos para provar a má-fé do empregador e ser assegurado de seus direitos, que neste caso podem levar a uma rescisão de contrato por justa causa.
Quantas advertência da justa causa?
É muito comum a ideia que para aplicar a justa causa são necessárias no mínimo três advertências, no entanto a advertência não tem previsão legal na CLT. Isso significa que não existe uma quantidade mínima ou máxima para que o empregador possa demitir um empregado por justa causa.
Quantas advertências são necessárias para uma justa causa?
Se for motivo leve, essa advertência deve ocorrer três vezes e, logo em seguida à terceira advertência, a dispensa por justa causa imediata.
Quais as consequências de uma advertência no trabalho?
Embora seja uma punição mais leve, dependendo da situação, a advertência pode levar à demissão por justa causa quando os problemas continuam, e se enquadram nas infrações previstas na lei. Mas, nestes casos, a legislação explica que são necessárias, no mínimo, três advertências ao colaborador antes da suspensão.
Qual o prazo de validade de uma advertência?
Não vencem, perdem o efeito ou prescrevem com o passar do tempo. Vale lembrar que o acúmulo de advertências serve como prova documental dos atos faltosos do empregado (como mostramos nos trechos de casos julgados), e tal fato pode levar a empresa a aplicar desde suspenção a demissão por justa causa.
Pode dar advertência por fofoca?
Sim, pode. Segundo o inciso X do artigo 5º da Constituição Federal Brasileira, as empresas precisam prezar pela não violação da intimidade, vida privada, honra e imagem de seus colaboradores. Caso contrário, condutas com este viés são caracterizadas como assédio moral no trabalho, passíveis de indenização.
Pode mandar embora por justa causa por advertência?
É muito comum a ideia que para aplicar a justa causa são necessárias no mínimo três advertências, no entanto a advertência não tem previsão legal na CLT. Isso significa que não existe uma quantidade mínima ou máxima para que o empregador possa demitir um empregado por justa causa.
O que a empresa não pode fazer?
negociação habitual. violação de segredo da empresa. desídia. ato de indisciplina ou de insubordinação.
Pode aplicar advertência por WhatsApp?
"Não existe nenhum dispositivo legal que impeça o empregador de dispensar o seu empregado pelo WhatsApp ou por qualquer outro tipo de aplicativo de mensagens", diz Matheus Gonçalves Amorim, sócio do escritório SGMP Advogados.
Pode dar advertência e descontar do salário?
Na advertência não há prejuízos nos salários do empregado. A suspensão disciplinar, por sua vez, é uma penalidade dada ao empregado com caráter mais enérgico. Visa disciplinar, resgatar o comportamento do empregado conforme as exigências da empresa.
Quantas advertencias gera suspensão?
A cessação do contrato de trabalho só ocorre quando o colaborador recebe três advertências pelo mesmo motivo, por exemplo, chegar atrasado três vezes.
Quais são os 3 elementos necessários para caracterizar a justa causa?
Lembrando que para a correta caracterização da justa causa é necessário a presença de três elementos: gravidade, atualidade e imediação entre a falta cometida pelo empregado e a aplicação da justa causa.
Pode dar advertência por falta não justificada?
A CLT prevê apenas faltas justificadas. As faltas injustificadas, apesar de não previstas em lei, podem gerar sanções como advertências, suspensões ou mesmo demissão por justa causa. Para serem abonadas, o colaborador depende das regras e políticas da empresa.
Quando a empresa pode aplicar advertência?
Diversos são os motivos que fazem com que um colaborador leve uma advertência no trabalho. Os mais comuns são por usar o celular ou as redes sociais durante o horário de serviço, atrasos ou faltas não justificadas, roupas inadequadas, baixo rendimento, desleixo e insubordinação.
O que leva um funcionário a ser demitido por justa causa?
- Incontinência de conduta ou mau comportamento.
- Ato de improbidade.
- Condenação criminal.
- Negociação habitual no ambiente de trabalho.
- Embriaguez em serviço.
- Por performance.
- Insubordinação ou indisciplina.
- Violação de segredos da empresa.
Quais são as faltas graves no trabalho?
Confira: ato de improbidade, embriaguez habitual ou em serviço, violação de segredo da empresa, ato de indisciplina ou de insubordinação, abandono de emprego, prática constante de jogos de azar, ato lesivo da honra ou da boa fama ou ofensas físicas, incontinência de conduta ou mau procedimento, desídia no desempenho ...
É obrigatório dar advertência verbal antes da escrita?
Lembre-se que advertência não é sinônimo de suspensão. Como explicamos, a advertência escrita só pode ser aplicada após a chamada verbal. Somente após essas etapas, o colaborador pode ser suspenso. Mesmo assim, a suspensão só ocorre caso o profissional insista no seu comportamento inadequado.
O que acontece se eu não assinar a justa causa?
O empregador deve pagar-lhe as verbas rescisórias, considerando suas férias vencidas (com acréscimo de 1/3) e seu saldo salário, apenas. O que acontece se o funcionário não assinar a justa causa? A recusa do colaborador em assinar a sua demissão não faz diferença no processo demissional.
Quantas advertências o funcionário pode receber?
Unicidade: o princípio da unicidade estabelece que um funcionário deve ser advertido uma única vez por cada erro cometido. Se houver reincidência da conduta que causou a advertência, a empresa deve considerar a aplicação de medidas disciplinares mais severas.
Quais pessoas estão isentas das custas?
O que significa a gíria HP?