Qual é a fase mais desenvolvida no ciclo de vida das pteridófitas?

Perguntado por: Marcos Isaac Vaz  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (19 avaliações)

→ Esporófito
O esporófito das pteridófitas é uma fase diploide e dominante no ciclo. Nessa fase, as plantas têm raízes verdadeiras, caules e folhas.

Em que fase do ciclo de vida das pteridófitas?

O ciclo de vida das pteridófitas, assim como o de outros vegetais, apresenta uma fase haploide (n) e uma fase diploide (2n). A fase de esporófito é dominante e diploide, enquanto a fase de gametófito é haploide e de curta duração.

Qual fase do ciclo de vida das pteridófitas e mais duradoura?

As samambaias apresentam um ciclo de alternância de gerações, no qual a planta propriamente dita corresponde ao esporófito e é sua fase mais duradoura. O esporófito é diploide e produz, por meiose, esporos, que originam um indivíduo ou conjunto de células haploide, denominado gametófito.

Qual a principal característica evolutiva das pteridófitas?

As pteridófitas (do grego pteridon = feto e phyton = planta), também chamadas de plantas vasculares sem sementes, são um grupo vegetal que se destaca pelo surgimento de uma importante novidade evolutiva: os vasos condutores de seiva (xilema e floema).

O que é a fase gametofítica?

O ciclo de vida das briófitas é caracterizado pela alternância de gerações, isto é, apresenta uma fase gametofítica (que produz gametas) e uma fase esporofítica (que produz esporos). A fase gametofítica é mais desenvolvida e duradoura no ciclo de vida dessas plantas e caracteriza-se por ser uma fase haploide.

Ciclo de vida das Pteridófitas

33 questões relacionadas encontradas

O que é a fase esporofítica?

O ciclo de vida das pteridófitas, assim como os ciclos das demais plantas, é caracterizado pela alternância de gerações. Isso significa que, durante a vida da planta, é possível observar uma fase gametofítica (que produz gametas) e uma fase esporofítica (que produz esporos).

Qual a função dos gametófitos?

Gametófito é o nome dado à geração haploide (n) e produtora de gametas nas plantas. Os gametas são células reprodutivas haploides que se fundem no processo de fecundação, dando orgiem a organismos diploides.

Quais são as principais características dos pteridófitas?

As pteridófitas são um grupo de plantas que apresentam vasos condutores e não possuem sementes. Nesses vegetais, portanto, já é possível observar a presença de xilema e floema, duas estruturas responsáveis pelo transporte de substâncias no interior da planta.

Qual a principal característica evolutiva das pteridófitas em relação às briófitas *?

Diferentemente das briófitas, as pteridófitas apresentam o corpo organizado em raiz, caule e folha. Apresentam raízes verdadeiras, que permitem sua fixação ao solo e a absorção de água e sais minerais; esses materiais são distribuídos rapidamente por toda a planta. ... O caule é subterrâneo, sendo denominado rizoma.

Qual é a principal característica evolutiva que as pteridófitas tem em relação às briófitas *?

As Briófitas não possuem vasos condutores e sua fase de ciclo de vida predominante é a gametófita. As Pteridófitas possuem vasos condutores de seiva e sua fase predominante é a esporofítica.

Qual é a estrutura duradoura das pteridófitas?

O grupo mais conhecido das pteridófitas são as filicíneas representadas pelas samambaias e as avencas. A fase duradoura da samambaia é chamada de esporófito (2n), nesta fase, possuem folhas grandes (frondes), geralmente divididas por folíolos (FIGURA 1).

Qual é a fase mais duradoura das gimnospermas?

Nas gimnospermas, a fase dominante é a esporofítica, sendo mais desenvolvida e duradoura que a fase gametofítica.

Qual é a fase de vida mais duradoura das gimnospermas?

A planta propriamente dita (aquela que você vê a maior parte do tempo, a fase duradoura) das gimnospermas é o esporófito (2n) que possui raiz, caules e folhas como órgãos vegetativos. As gimnospermas possuem geralmente caules lenhosos, classificados como troncos.

Qual é o ciclo que ocorre nas samambaias?

O ciclo de vida das samambaias é consideravelmente distinto do de outras plantas, possuindo alternância de gerações entre um esporófito diploide e um gametófito haploide. Inicialmente, o esporófito (2n), que é a samambaia propriamente dita, produz esporos haploides (n) através da meiose.

Quais são as fases do ciclo de vida de uma planta?

O ciclo de vida da planta começa com uma semente que vai germinar e produzir a pequena planta imatura chamada de “muda”. Cresce até a idade adulta para formar a espécie madura que se reproduz e forma novas sementes que começa o próximo ciclo. ... Vegetais produzem tipo diferente de células reprodutivas chamadas “esporos”.

Qual é a classificação das pteridófitas?

Classificação das pteridófitas

As plantas vasculares sem sementes encontradas na atualidade são classificadas em dois filos: Lycopodiophyta e Monilophyta. O filo Lycopodiophyta inclui cerca de 1200 espécies, fazendo parte dele os licopódios e a Selaginella. Já o filo Monilophyta inclui as samambaias e cavalinhas.

Qual é a característica evolutiva que diferencia as briófitas das pteridófitas?

As principais diferenças entre briófitas e pteridófitas são o ciclo de vida e a presença ou não de vasos condutores.

Qual a conquista evolutiva que ocorreu entre as briófitas e as pteridófitas?

As pteridófitas formam o grupo de vegetais que evoluíram a partir das briófitas. São criptógamas, não possuindo sementes, e formam o primeiro grupo contendo vasos condutores de seiva, conhecidos como xilema e floema.

É uma aquisição evolutiva das pteridófitas em relação às briófitas?

a principal aquisição evolutiva das pteridófitas, característica A, é a presença de sementes em suas folhas.

Quais as características do gametófito?

Gametófito, termo de origem grega que significa estrutura haploide (n) responsável pela produção de gametas; presente em organismos cujo ciclo de vida apresenta alternância de gerações. Este tipo de ciclo caracteriza-se por apresentar duas fases, uma haploide (n) e outra diploide (2n).

O que são gametófitos de briófitas?

O gametófito é a fase produtora de gametas, uma geração haploide. Nos musgos, há gametófitos masculinos e femininos. No gametófito masculino, há anterídios que produzem os anterozoides, únicas células flageladas nas briófitas. O gametófito feminino, por sua vez, apresenta arquegônios, os quais produzem a oosfera.

O que é o gametófito masculino?

Geração haploide do ciclo de vida de uma planta em que estão presentes os órgãos essenciais produtores de células reprodutoras sexuadas - gâmetas. Nas angiospérmicas os grãos de pólen correspondem ao gametófito masculino (microgametófito) e o saco embrionário ao gametófito feminino (megagametófito). ...

O que são os Anterozoides?

Significado de anterozoide

[Botânica] Gâmeta reprodutor masculino presente nos vegetais e formado no anterídio. Etimologia (origem da palavra anterozoide). Anter(o/i) + zoide.

Quais as principais características dos Esporófitos?

Esporófito é uma estrutura encontrada em organismos que apresentam ciclo de vida marcado por alternância de gerações, como as plantas e as algas. Nesses organismos, o ciclo de vida é marcado por uma fase haplóide (n) e por uma fase diplóide (2n), o esporófito marca a fase diplóide do organismo.

Como é formado o esporófito?

O esporófito é fase duradoura de uma pteridófita. Uma vez que tem origem a partir da junção de um anterozóide haplóide (n) e de uma oosfera (n) os tecidos do esporófito possuem carga diplóide (2n). O esporófito é a fase responsável pela produção de esporos.

Artigo anterior
Quantos metros quadrados pinta uma lata de tinta de 900ml?
Artigo seguinte
Quando será o Carnaval 2023?