Quais os motivos para fazer curetagem?
Perguntado por: Dinis Ribeiro | Última atualização: 6. Januar 2025Pontuação: 5/5 (35 avaliações)
- Retirar restos ovulares, em caso de aborto;
- Retirar restos da placenta, após o parto normal;
- Parar sangramento uterino grave;
- Remover pólipos;
- Diagnosticar alguns tipos de câncer uterinos;
- Remover tecidos anormais do útero, em caso de gravidez molar.
Quando é necessário fazer uma curetagem?
De acordo com a médica ginecologista e obstetra dra. Fernanda de Tofoli, a curetagem é indicada em situações de abortamento retido (quando não há eliminação total espontânea) ou quando resta quantidade significativa de material biológico na cavidade uterina após um abortamento espontâneo.
O que acontece se eu não fizer a curetagem?
Não fazer a curetagem não tem nenhum risco, desde que todo o conteúdo uterino seja eliminado após o aborto. Por isso, mulheres que sofreram um aborto devem sempre consultar um ginecologista, para avaliar se todo o conteúdo uterino foi eliminado.
Quais são os tipos de curetagem?
A curetagem uterina é um procedimento médico cujo objetivo é promover o esvaziamento do útero. Em geral, ela é divida em dois tipos: a endocervical (com acesso somente ao colo uterino) e a curetagem uterina propriamente dita.
Quantos dias tem que ficar de repouso depois da curetagem?
A recuperação da curetagem geralmente dura de 1 a 2 semanas, podendo variar de mulher para mulher, sendo que em alguns casos a recuperação pode ser mais longa.
CURETAGEM: Por que é feito este procedimento ?
É melhor fazer a curetagem ou esperar?
A curetagem é eficaz em quase 100% dos casos de aborto retido. Por esta razão, se o tratamento expectante e farmacológico não derem certo e quatro semanas depois do diagnóstico o feto ainda estiver retido, é necessário internar a paciente para realizar a curetagem.
O que sai depois de uma curetagem?
Curetagem uterina é um procedimento cirúrgico que consiste na raspagem do útero por meio de instrumento chamado cureta. O útero se recupera por completo alguns dias depois da curetagem, retomando, assim, a sua condição habitual. A menstruação em breve retorna.
Qual remédio substitui a curetagem?
CONCLUSÕES: O uso do misoprostol vaginal é uma segura e eficaz alternativa à curetagem uterina para gestações interrompidas no primeiro trimestre, sendo melhor em gestações até 8ª semana. O intervalo de tempo até o esvaziamento foi menor em gestações que foram interrompidas mais precocemente.
Quem faz curetagem fica internada?
Seu pós-operatório imediato é simples, e a mulher ficar internada apenas para recuperar-se da anestesia. O procedimento é realizado com a raspagem do endométrio, que recobre a cavidade uterina e onde o embrião fixa-se, com auxílio de um instrumento semelhante a uma colher, chamado cureta.
Como saber se tem resto de feto?
- Sangramento: Um dos principais sintomas é o sangramento vaginal persistente ou intermitente após um aborto espontâneo. ...
- Dor Abdominal: Algumas mulheres podem sentir cólicas ou dores no abdômen, semelhantes às cólicas menstruais.
Quanto tempo o útero volta ao normal depois de uma curetagem?
Depois da curetagem, o útero fica sem o revestimento interno da sua parede, no entanto, um novo revestimento tende a se formar em algumas semanas. Além disso, caso tenha sido feita dilatação, o colo normalmente volta ao tamanho normal em poucos dias.
Como é o resguardo de uma curetagem?
O repouso após a curetagem ou período de convalescença pós-operatório é necessário para permitir uma cicatrização adequada, sem dor excessiva, sem sangramento excessivo. Esse repouso geralmente é curto de 7 a 10 duas. O repouso sexual também é necessário podendo chegar até 30 dias.
Como fica o útero depois de uma curetagem?
Logo depois da curetagem uterina, o útero fica sem seu revestimento interno, criando um novo dentro de algumas semanas. Quando o procedimento é bem realizado e não fere a paciente, sua fertilidade não é prejudicada. É indicado, porém, esperar de 3 a 4 ciclos menstruais para tentar engravidar.
Quanto tempo o corpo leva para expelir o feto?
Isso acontece em até duas semanas, após determinar que o embrião tenha morrido. Mas o processo pode demorar de três a quatro semanas em alguns casos. O que torna o momento muito difícil emocionalmente. E caso a expulsão não aconteça, será necessário tratamento médico ou cirúrgico.
É possível engravidar 20 dias após a curetagem?
Na curetagem semiótica, o tempo de espera recomendado para engravidar é de 1 mês, enquanto que na curetagem de um aborto, esse tempo de espera para tentar uma nova gravidez deve ser de 3 a 6 ciclos menstruais, que é o prazo em que o útero leva para se recuperar completamente.
O que fazer para ajudar o corpo a expelir o feto?
A curetagem é um procedimento realizado pelo ginecologista, em que se faz uma limpeza do útero através de raspagem da parede do útero e a aspiração manual intra-uterina consiste na aspiração do interior do útero com uma espécie de seringa, para eliminar o embrião morto e restos de um aborto incompleto.
Quais são os sintomas de um aborto retido?
- Dor na região da pelve e febre;
- Ocorrência de sangramento de cor vermelha viva ou em marrom com ou sem odor;
- Cessação dos sintomas típicos de uma gravidez, como náuseas e vômito;
- O volume uterino e barriga param de aumentar.
É possível engravidar depois de uma curetagem?
É possível engravidar após curetagem? A possibilidade de engravidar após uma curetagem costuma ser a principal dúvida das mulheres. Atualmente, trata-se de um procedimento seguro e que não reduz as chances de gravidez posterior, a não ser que haja complicações durante a sua realização.
O que não é normal depois de uma curetagem?
Após a curetagem uterina é recomendado evitar relações sexuais e não fazer esforços físicos. É normal ocorrer sangramento uterino por alguns dias. Além disso, procure se alimentar bem, com comida de verdade, como legumes, verduras e alimentos integrais.
Quanto tempo depois da curetagem posso trabalhar?
A paciente pela lei tem direito a duas semanas. Art. 395 – Em caso de aborto não criminoso, comprovado por atestado médico oficial, a mulher terá um repouso remunerado de 2 (duas) semanas, ficando-lhe assegurado o direito de retornar à função que ocupava antes de seu afastamento.
Quantos dias dura a primeira menstruação após curetagem?
Gostaria de saber quanto tempo em média dura a primeira menstruação após a curetagem? Oi. A primeira menstruação após uma curetagem por aborto é variável, mas em média, após o sangramento pós curetagem imediato, a menstruação pode vir entre os 20-45 dias após.
Como é a anestesia para fazer a curetagem?
Geralmente por sedação ( na veia ).
Tem como fazer curetagem pelo SUS?
Como ela, na última década, dois milhões de brasileiras foram submetidas a curetagem no Sistema Único de Saúde (SUS), segundo dados do Ministério da Saúde – DataSus (Sistema de Informações Hospitalares).
Como saber que não preciso de curetagem?
A curetagem (ou AMIU se possível ) só é obrigatória em casos de sangramento excessivo, sinais de infecção intra-útero ou demora maior que 40 dias para terminar o aborto expontâneo. Fora destes casos pode-se tentar aguardar a expulsão e depois monitorar com ultrasson pra ver se não ficaram restos.
Como diminuir o colágeno?
O que um advogado deve fazer em uma audiência de conciliação?