O que são órgãos homólogos e por que essas estruturas constituem um argumento a favor do evolucionismo?

Perguntado por: Tomás Frederico Moura  |  Última atualização: 22. April 2024
Pontuação: 4.9/5 (27 avaliações)

Essas estruturas constituem argumento a favor do evolucionismo porque os "mesmos órgãos" ão capazes de desempenhar diferentes funções, quando em outro organismo, tendo assim, evoluído de acordo com a necessidade de cada espécie. A característica não é que eles possuam a mesma estrutura mas sim mesma origem embrionária.

O que são órgãos ou estruturas homólogas porque essas estruturas constituem um argumento a favor do evolucionismo?

Órgãos homólogos- órgãos que têm a mesma origem, a estrutura e posição idêntica no ser vivo mas que podem desempenhar funções diferentes - sofreram evolução divergente. Um órgão ancestral comum divergiu devido a pressões ambientais, ou seja, o órgão ancestral sofreu uma adaptação ou evolução adaptativa.

O que são órgãos homólogos e orgãos análogos de um exemplo de analogia que ocorre entre mamíferos e insetos?

Resposta verificada por especialistas. Órgãoa homólogos: Apresentam diferentes funções nos seres vivos de espécies diferentes, porém tem a mesma origem embrionário. Órgãos Análogos- Apresentam mesma função em seres vivos de espécies diferentes, porém diferentes origens embrionárias. Asa do morcego e asa da barata.

Quando comparamos o braço humano com a asa de uma ave?

Resposta. Resposta: Alternativa “c”. O braço humano e a asa da ave possuem funções diferentes, mas apresentam a mesma origem embrionária, sendo, portanto, órgãos homólogos.

Que são órgãos homólogos?

Os órgão homólogos são aqueles que podem ou não realizar a mesma função, porém apresentam uma estrutura básica igual e mesmo desenvolvimento embrionário.

ÓRGÃOS HOMÓLOGOS E ANÁLOGOS - Evolução | Biologia com Samuel Cunha

42 questões relacionadas encontradas

O que são órgãos homólogos considerando os processos evolutivos o que eles podem representar?

Quando organismos de espécies diferentes apresentam órgãos que possuem a mesma origem embrionária e desempenham a mesma função ou não, dizemos que os órgãos são homólogos. Um exemplo de órgão homólogo é a nadadeira dos golfinhos e as asas dos morcegos.

Qual a diferença entre estruturas homólogas e estruturas análogas?

Características homólogas possuem a mesma origem embrionária e indicam uma ancestralidade comum. Nem sempre uma característica homóloga possui a mesma função nas espécies analisadas. Características análogas apresentam a mesma função, porém não possuem a mesma origem embrionária.

Qual é a diferença entre homologia e analogia?

Homologia: semelhança entre estruturas de diferentes organismos, devida unicamente a uma mesma origem embriológica. Analogia: semelhança morfológica entre estruturas, em função de adaptação à execução da mesma função.

O que são órgãos análogos Cite um exemplo?

Um exemplo de órgãos análogos são as asas das aves e dos insetos que, apesar de distintas quanto à estrutura e origem embrionária, têm a mesma função: permitir o voo.

O que são órgãos homólogos e análogos de exemplos?

Por exemplo: a asa de um ancestral como o Pterodactyl, a asa de um morcego e a asa de uma ave. Ambas as estruturas são análogas enquanto asas, ou seja, embora a função seja a mesma, elas possuem origens embrionárias diferentes. Porém são homólogas enquanto membros superiores.

O que órgãos homólogos e vestigiais O que a análise destas estruturas podem nos dizer?

As estruturas homólogas apresentam mesma origem embrionária, mas nem sempre exercem a mesma função. Alternativa “c”. Órgãos vestigiais são considerados evidências da evolução, pois, atualmente, estão atrofiados, mas, no passado, podem ter sido importantes.

Porque os fósseis podem ser considerados uma evidência da evolução?

Os fósseis são considerados evidências da evolução porque esse registro mostra frequentemente organismos bastante diferentes do que vemos hoje. Esse é o caso dos dinossauros, que possuem seu registro bem documentado nos fósseis, sendo encontrados ossos, pegadas, dentes e até mesmo fezes fossilizadas desses animais.

São exemplos de estruturas homólogas?

Outro exemplo de homologia é o membro dos tetrápodes (vertebrados com pernas). Sapos, pássaros, coelhos e lagartos, todos têm diferentes membros anteriores, refletindo seus diferentes estilos de vida. Mas todos esses membros anteriores diferentes compartilham o mesmo conjunto de ossos - o úmero, o rádio e a ulna.

O que é uma estrutura análoga?

A classificação consiste em colocar, em categoria ou classes, os objetos semelhantes. Este princípio demasiado simples é, na prática, bastante difícil.

O que é uma característica homóloga?

Nós utilizamos características homólogas – características similares em organismos diferentes porque foram herdadas de um ancestral comum que também tinha essa característica. Um exemplo de característica homóloga é os quatro membros dos tetrápodes. Pássaros, morcegos, ratos e crocodilos todos têm quatro membros.

Como funciona a analogia?

A definição de analogia remete à semelhança entre coisas ou fatos, e a palavra pode ser usada em vários contextos, como jurídico, científico, linguístico e filosófico (desde que tenha por base a ideia de relação de semelhança).

O que é o conceito de homologia?

O que é Homologia? A homologia consiste na análise de semelhanças biológicas entre organismos decorrente do mesmo ancestral comum. É interessante observar que é um conceito que funciona como uma forte evidência evolutiva. A partir desse estudo é possível determinar a ancestralidade.

Qual é o significado de homologia?

O conceito de homologia – “similaridade entre partes com ancestralidade comum” – é um dos mais importantes conceitos dentro da biologia evolutiva. Desde a sua origem, muitas definições propostas diferem na definição e na aplicação.

Como as estruturas análogas indicam a atuação da seleção natural?

Estruturas análogas

A seleção natural favoreceu insetos com asas que lhes permitiam escapar de predadores ou caçar presas com eficiência. A mesma coisa aconteceu com as aves, só que a partir de animais, provavelmente répteis, que são tidos como animais mais primitivos do que as aves.

Como é chamado o processo evolutivo que levou as baratas e os pássaros a terem asas?

A convergência evolutiva, também chamada de evolução convergente, é um processo evolutivo em que indivíduos, sem grau de parentesco próximo, mas que vivem em condições ambientais parecidas, apresentam estruturas morfológicas, fisiológicas e até comportamentais semelhantes.

Quem criou a teoria da seleção natural?

Charles Darwin era um naturalista britânico que propôs a teoria da evolução biológica por seleção natural. Darwin definiu evolução como "descender com modificações", a ideia de que as espécies mudam ao longo do tempo, dão origem a novas espécies e compartilham um ancestral comum.

Quais são os 5 fatores evolutivos?

Essa reinterpretação ficou conhecida como teoria sintética da evolução ou teoria neodarwinista. De acordo com a teoria sintética da evolução, a evolução ocorre por intermédio de alguns fatores principais, tais como mutação, recombinação gênica, deriva genética, migração e seleção natural.

Como é chamada a existência de certos tipos de semelhanças entre as espécies biológicas?

Características homólogas

Características físicas compartilhadas devido à história evolutiva (um ancestral comum) são chamadas de homólogas.

Quando a semelhança entre estruturas animais não é sinal de parentesco mas conseguida pela ação da seleção natural sobre espécies de origens diferentes Fala-se em?

(UFU-MG) Quando a semelhança entre estruturas animais não é sinal de parentesco, mas conseguida pela ação da seleção natural sobre espécies de origens diferentes, fala-se em: a) convergência adaptativa.

Que são órgãos homólogos?

Os órgão homólogos são aqueles que podem ou não realizar a mesma função, porém apresentam uma estrutura básica igual e mesmo desenvolvimento embrionário.

Artigo anterior
O que causa Romberg positivo?
Artigo seguinte
Como mudar de operadora e manter o mesmo número vivo?