O que um advogado deve fazer em uma audiência de conciliação?

Perguntado por: Duarte Márcio Fernandes Correia  |  Última atualização: 6. Januar 2025
Pontuação: 4.8/5 (14 avaliações)

O que é uma audiência de conciliação?
  • Observe os interesses do cliente. Postura essencial em qualquer tipo de relação jurídica, o advogado sempre deve observar os interesses de seu cliente para defendê-lo nos processos judiciais. ...
  • Entenda os preceitos básicos do Direito. ...
  • Leve em conta a celeridade processual.

O que faz o advogado na audiência de conciliação?

24), o papel exercido pelo advogado durante a audiência de conciliação e mediação: A participação do advogado, por exemplo, é fundamental tanto no processo de escolha do método de solução de conflito a ser utilizado, podendo orientar seu cliente, quanto na atuação como terceiro facilitador.

Como se defender numa audiência de conciliação?

Como devo me comportar em uma audiência? Sua postura e apresentação importam tanto quanto sua atitude, que deve ser de máxima cordialidade com todos os presentes. Fale tranquila e claramente, aborde as pessoas respeitosamente e fale a verdade.

O que falar em uma audiência de conciliação?

O propósito principal dessa audiência é buscar uma solução amigável para o conflito, por meio de um acordo negociado entre as partes. Durante a audiência de conciliação, as partes têm a oportunidade de expor seus pontos de vista, discutir suas demandas e tentar chegar a um consenso sobre os termos de um acordo.

O que não fazer numa audiência de conciliação?

334. § 4º A audiência não será realizada: I – se ambas as partes manifestarem, expressamente, desinteresse na composição consensual; II – quando não se admitir a autocomposição.

AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO para ADVOGADOS INICIANTES - Dicas

19 questões relacionadas encontradas

Quem deve estar presente na audiência de conciliação?

A Lei nº 5.478/68 dispõe objetivamente que autor e réu devem comparecer à audiência de conciliação e instrução independente de intimação e do comparecimento de seus representantes (Art. 6º) e que a proposta de conciliação deve ser realizada havendo ou não resposta (contestação) por parte do réu (art. 9º).

Quanto tempo dura uma audiência de conciliação?

Tanto para casos que ainda não tramitam na Justiça como aqueles já ajuizados, o tempo de duração de uma audiência de conciliação é, em média, entre 20 e 30 minutos. No dia e hora designados, as partes comparecem ao local estabelecido.

O que o juiz pergunta em uma audiência de conciliação?

Na audiência de conciliação o Juiz pode fazer perguntas às partes, mas com o objetivo de entender melhor a situação, até mesmo para tentar sugerir alguma reflexão sobre possível acordo.

Como chamar o juiz na audiência de conciliação?

Gramaticalmente, são chamadas de vocativos. Servem para que você CHAME O JUIZ (a). Ex.: Ao entrar ao gabinete/vara, fala-se: “Meritíssimo/ Excelentíssimo, posso entrar?" VOSSA EXCELÊNCIA/SUA EXCELÊNCIA: Ambos são pronomes de tratamento.

O que acontece se não houver acordo na audiência de conciliação?

Não havendo acordo, a audiência prossegue de imediato na sala das audiências, com a defesa oral ou escrita, com a decretação ou não de revelia, juntada de documentos, manifestação das partes, resolução de preliminares e incidentes, por ventura arguidos, depoimentos pessoais e testemunhais, quando necessários.

Quais documentos levar na audiência de conciliação?

ROTEIRO PARA AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO. 1o) Identificação do autor e do réu através de identidade ou outro documento. Quando o requerido for pessoa jurídica, deverá apresentar a carta de preposto em papel timbrado e/ou com o carimbo da empresa.

Pode ir só o advogado na audiência de conciliação?

As partes deverão comparecer pessoalmente, ou constituir representante, que pode ser o próprio advogado, mediante procuração específica com poderes para negociar e transigir (...) Seguindo na mesma linha, Didier (2016, p.

Quanto tempo depois da audiência de conciliação sai a sentença?

O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias.

Como funciona o processo de conciliação?

A conciliação é um meio de resolução de conflitos através do qual as partes, mediadas por uma terceira pessoa (o conciliador), discutem a possibilidade de realização de acordo sobre o bem da vida discutido entre eles.

É correto chamar o juiz de doutor?

Ao se referir ao promotor de justiça, é apropriado utilizar pronomes de tratamento adequados à posição de autoridade, como "vossa excelência", "doutor", "senhor promotor" ou "senhora promotora".

Como falar na frente de um juiz?

O documento afirma que "vossa excelência" é a forma de tratamento mais adequada, especialmente na redação de atos oficiais, mas o vocativo "senhor (a)" também é compatível quando alguém fala com um juiz.

É possível falar diretamente com o juiz?

Qualquer cidadão é apto a procurar o Poder Judiciário e fazer a defesa dos seus direitos.

Como se sair bem em uma audiência?

Como se sair bem na audiência?
  1. Conheça muito bem o caso. Como advogado de uma das partes, é muito importante que você saiba sustentar bem sua narrativa, ou seja, os fatos descritos por seu cliente. ...
  2. Reflita sobre as perguntas. ...
  3. Use raciocínio inverso. ...
  4. Conheça os envolvidos. ...
  5. Saiba como se expressar.

Qual a importância da audiência de conciliação?

A principal vantagem é a possibilidade de resolver o conflito de forma mais rápida, menos onerosa e menos desgastante. Outro ponto é que a resolução costuma ser considerada mais justa já que os próprios envolvidos a constroem.

Qual é o principal objetivo da conciliação?

Conciliação: É uma forma de solucionar conflitos onde as partes envolvidas aceitam que uma terceira pessoa (neutra), o conciliador, faça o papel orientá-las para chegarem a um acordo.

Qual o objetivo da conciliação?

A conciliação é um instrumento efetivo de pacificação social, solução e prevenção de litígios, reduzindo a excessiva judicialização dos conflitos de interesses, a quantidade de recursos e de execução de sentenças.

Em que fase ocorre a audiência de conciliação?

Ela ocorre na abertura do processo. Por conseguinte, é normalmente, a primeira ação no qual as partes se encontrarão na justiça, visto que trata-se de uma ação dentro do processo.

Quais são as possíveis respostas do réu a um processo?

O réu pode responder à ação que lhe é proposta somente apresentando defesa ou, além da defesa, reconvir. No CPC/2015, toda a defesa, bem como a reconvenção (ação proposta pelo réu contra o autor e, eventualmente, outro (s) no mesmo processo da ação originária), são apresentadas na peça de contestação.

Quem fala primeiro na audiência?

Como a audiência de conciliação de julgamento é um procedimento formal, é preciso observar, então, a ordem na hora da produção de provas. Os primeiros a fazerem o depoimento, desse modo, serão os peritos. Em seguida, o autor e o réu prestam seu depoimento pessoal. Por fim, as testemunhas devem falar.

Artigo anterior
Quais os motivos para fazer curetagem?
Artigo seguinte
O que um paciente com cirrose pode comer?