Quais os metabólitos obtidos nas reações de fase II?
Perguntado por: Jorge João Morais Baptista Pinheiro | Última atualização: 4. März 2025Pontuação: 4.3/5 (70 avaliações)
D Os metabólitos obtidos nas reações de fase II são mais hidrossolúveis que seu precursor, sendo eliminados na urina ou bile. As reações de fase II estão relacionadas ao metabolismo de pró-fármacos ou pró-drogas, onde a forma farmacologicamente ativa é obtida depois que o pró-fármaco ou pró-droga é metabolizado.
O que é metabolismo de fase 2?
As reações na fase II englobam a conjugação com alguma substância endógena (p. ex., ácido glucurônico, sulfato, glicina); essas reações são sintéticas.
São consideradas reações de fase 2 de biotransformação?
As reações de biotransformação de fase II, também chamadas de reações de conjugação, incluem glicuronidação, sulfonação (mais conhecida como sulfatação), acetilação, metilação, conjugação com glutationa e conjugação com aminoácidos.
Quais são as principais reações metabólicas fase 1 e 2 que podem ocorrer em um fármaco?
As reações metabólicas são divididas em fase 1 (oxidação, redução e hidrólise) e fase 2 (conjugação).
O que são metabólitos ativos e inativos?
O organismo metaboliza substâncias por diversas vias, principalmente no fígado, gerando metabólitos que podem ser: Inativos: não mantêm nenhuma atividade relacionada à substância original. Ativos: mantêm atividade relacionada à substância original. Algumas vezes, os metabólitos são até mais potentes.
Farmacocinética: METABOLIZAÇÃO | Aula 6 | Farmacologia rápida e fácil | Flavonoide
Quais são os metabólitos?
Os metabólitos primários são aqueles compostos imprescindíveis ao desenvolvimento do vegetal, como as proteínas, os ácidos graxos, os polissacarídeos e a clorofila. Os metabólitos secundários podem ou não estar presentes ou nos vegetais dependendo das variáveis ecológicas.
O que são metabólitos exemplos?
É o produto do metabolismo das mais diversas substâncias em organismos vivos. Em resumo, seria o resíduo que sobra depois que o organismo aproveita a parte útil do alimento. Por exemplo, você ingere proteína. Por sua vez, o organismo transforma a proteína em aminoácidos.
Como ocorrem e quais os propósitos das reações de fase II do metabolismo de fármacos?
Reações de fase II - Envolvem conjugação, o que, via de regra, resulta em produtos inativos; - São anabólicas; - Assim como a reação de fase I, a fase II diminui a lipossolubilidade do fármaco, aumentando sua eliminação renal.
Qual das seguintes reações metabólicas de fase 2 torna um metabólito facilmente Excretável pela urina?
3. Qual das seguintes reações metabólicas de fase II torna um metabólito de fase I facilmente excretável pela urina? Oxidação.
Quais as fases de metabolização dos medicamentos?
Tais reações de metabolização são chamadas de biotransformação, nas quais o fígado é capaz de transformar o fármaco em metabólitos ativos, inativos e/ou facilitando sua eliminação. As reações de biotransformação podem ser classificadas em duas fases: fase I ou de oxidação/redução e fase II ou conjugação/hidrólise.
O que é um metabólito ativo?
Os metabólitos ativos resultantes produzem os efeitos terapêuticos desejados. Os metabólitos podem sofrer metabolização adicional ao invés de serem eliminados do corpo. Os metabólitos subsequentes são, então, excretados.
Para que ocorram as reações de conjugação Na fase II da biotransformação a droga deve passar antes obrigatoriamente pela fase I?
Para que ocorram as reações de conjugação na Fase II da biotransformação, a droga não necessariamente deve passar antes pela Fase I. III. Correta. A idade e o estado patológico do indivíduo são fatores limitantes para a biotransformação.
Qual a função do citocromo P450?
Os citocromos P450 são heme-proteínas envolvidas nas biotransformações de vários compostos de origem endógena e exógena. Biologicamente estas enzimas promovem a modificação química de várias moléculas exógenas lipofílicas, que após isso se tornam mais solúveis e de fácil excreção pelo organismo humano.
O que é metabolismo e quais são suas fases?
Metabolismo é o nome dado ao conjunto de todas as reações que ocorrem no organismo. Essas inúmeras reações são reguladas e catalisadas por enzimas. Dentre as funções do metabolismo, podemos destacar a obtenção de energia. Existem dois grandes processos metabólicos, o catabolismo e o anabolismo.
O que é metabolismo de fase 1?
Metabolismos de FASE I : convertem o fármaco original em um metabólito mais polar através de oxidação, redução ou hidrólise. O metabólito resultante pode ser farmacologicamente inativo, menos ativo ou, às vezes, mais ativo que a molécula original.
Qual das seguintes reações metabólicas da fase II transforma um metabólito de fase I passível de ser Excretável pela urina a oxidação?
A resposta correta é a alternativa E) Glicuronidação. A glicuronidação é uma reação metabólica da fase II que transforma um metabólito de fase I em uma forma mais hidrossolúvel e excretável pela urina.
O que acontece com os fármacos na biotransformação?
Os fármacos (remédios) e toxinas mais lipossolúveis necessitam ser transformados em hidrossolúveis antes da excreção. A biotransformação se processa principalmente no fígado e consiste em carregar eletricamente o fármaco (Polarização) para que, ao passar pelos túbulos renais, não seja reabsorvido.
Quais são as quatro etapas da farmacocinética?
Tais fatores são organizados em basicamente quatro etapas farmacocinéticas: absorção, distribuição, metabolismo e excreção. A depender das características físico-químicas de cada fármaco e da forma como interage com estruturas corpóreas este trajeto será facilitado ou dificultado.
Quais são as 5 fases da farmacocinética?
- Absorção.
- Distribuição.
- Biotransformação.
- Biodisponibilidade.
- Excreção.
Qual o papel do citocromo P450 no metabolismo dos fármacos?
O sistema citocromo P450 faz parte da fração microssômica e é responsável pelas reações de oxidação de inúmeras drogas, desempenhando papel fundamental na biotransformação (Korolkovas e Burckhalter, 1988; DeLucia et al., 1988 A).
Como age o citocromo P450?
O citocromo P450 é responsável pela transferência de elétrons do NADPH + H+ para o oxigênio e pela transferência do grupamento OH para o substrato.
O que é metabólito primário e secundário?
Os metabólitos primários possuem função estrutural, plástica e de armazenamento de energia. Os metabólitos secundários, produtos secundários ou produtos naturais, aparentemente não possuem relação com crescimento e desenvolvimento da planta (TAIZ; ZEIGER, 2006).
São considerados metabólitos secundários?
Os metabólitos secundários (ou metabólitos especializados), ao contrário, são altamente específicos e desempenham um papel importante na evolução dos vegetais e na interação com os seres vivos. Em geral, pertencem a uma das três principais classes de moléculas: terpenos, compostos fenólicos e nitrogenados.
Qual a função dos metabólitos secundários?
Eles atuam como agentes na competição planta-planta e nas simbioses plantas-microrganismos. A capacidade de competição e sobrevivência das plantas é, portanto, profundamente afetada pelas funções ecológicas dos seus metabólitos secundários.
Qual é a distribuição eletrônica do cloro?
O que é bom para unha inflamada com pus?