O que e lacero-contusa?

Perguntado por: Mafalda Barros  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.2/5 (63 avaliações)

Ferimento lácero-contuso: ferimento contuso que criou retalhos. Ferimento perfurante: superfície circular com bordos regulares ou não.

O que é uma lesão Lacero contusa?

ferimento lácero-contuso: ferimento contuso que criou retalhos. ferimento perfurante: superfície circular com bordos regulares ou não. Apresenta orifício de entrada, um trajeto e às vezes orifício de saída. Produzido por objeto pontiagudo e fino capaz de atravessar a pele e tecidos subjacentes.

O que é uma ferida corto contusa?

Corto-contusa - o agente não tem corte tão acentuado, sendo que a força do traumatismo é que causa a penetração do instrumento, tendo como exemplo o machado.

O que é uma ferida aberta e fechada?

Os ferimentos abertos são aqueles em que há perda da integridade da superfície da pele. Nos ferimentos fechados não ocorre por definição perda da integridade da pele. São feridas abertas as escoriações, as incisões e as lacerações.

Quais os tipos de feridas fechadas?

Classificação
  • Feridas incisivas ou cortantes – provocadas por bisturi, faca, estilete, etc.
  • Feridas contusas – provocadas por paus, pedras, soco, etc.
  • Feridas perfurantes – provocadas por arma de fogo e arma branca.
  • Feridas penetrantes – o objeto atinge uma cavidade natural do corpo (tórax, abdômen).

Lacero contuso

35 questões relacionadas encontradas

O que é uma ferida fechada?

· Feridas Fechadas/Ferimento:

São ferimentos que não apresentam perda de continuidade da pele, correspondendo às contusões.

O que é uma lesão fechada?

Lesões fechadas

Em situações de lesões dos tecidos moles fechadas não há ruptura da superfície da pele ou das mucosas do corpo. Há, na verdade, um trauma nas camadas inferiores do tecido, podendo gerar edema, equimoses e hematomas.

O que é uma ferida superficial?

traumatismos superficiais – ferimentos

Pode ser superficial ou profundo. O traumatismo é superficial quando o agente causador atinge a pele, o tecido celular subcutâneo ou mesmo as aponeuroses e músculos.

O que fazer num ferimento aberto?

Assim, alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:
  1. Lavar a ferida e fazer um curativo. ...
  2. Aplicar calor na ferida por 15 minutos. ...
  3. Manter a ferida elevada. ...
  4. Comer ômega 3 e vitaminas A, C e E. ...
  5. Passar uma pomada cicatrizante.

Qual o melhor curativo para ferida aberta?

Curativo com Alginato de Cálcio

Indicação: feridas abertas, sangrantes, altamente exsudativas com ou sem infecção, até a redução do exsudato. Contra indicação: lesões superficiais com pouca u nenhuma exsudação; queimaduras. Modo de usar: remover exsudato e o tecido desvitalizado.

O que é o tecido amarelo na ferida?

Tecido amarelo indica a presença da liberação de fluidos resultantes da presença de bactérias. Geralmente, o nosso sistema de defesa consegue dar conta da presença de micro-organismos sozinho. Porém, quando eles proliferam no local da ferida, a coloração se torna amarelada.

O que fazer quando o ferimento é causado por objeto perfurante?

Nas feridas muito profundas causadas por um objeto que foi introduzido no peito (punhal ou estaca, por exemplo), não se deve tentar retirá-lo, pois isso pode agravar a hemorragia e provocar a morte. O acidentado, neste caso, deve ser transportado para o Hospital com o objeto, imóvel, no local mesmo.

O que é um instrumento corto contundente?

a) corto-contundente: objeto pesado com superfície de corte impulsionado pelo membros do agressor. Ex.: machado, facão, foice, enxada, dentes (segundo Flamínio Fávero) etc; b) perfuro-cortante: instrumento formado de uma lâmina com um ou mais gumes cortantes e ponta na extremidade que perfura associando as duas ações.

Qual a diferença entre escoriação ferimento superficial e profundo?

Outros ferimentos são os abertos, porque há corte ou abertura na pele. Podem ser superficiais (escoriações, como “ralar” o joelho) ou profundos (cortes ou perfurações). Nesses casos também é importante verificar se não há perda de movimentos, risco de fratura ou de ter sido atingida uma parte interna do corpo.

O que é lesão cortante?

As feridas incisas são normalmente produzidas pelos chamados instrumentos cortantes. Os instrumentos cortantes atuam por pressão e deslizamento sobre o seu fio ou gume.

O que é um tecido de granulação?

O "tecido de granulação" é constituído por vasos capilares sanguíneos neoformados, tecido conjuntivo propriamente dito e leucócitos. Não deve ser confundido com reação inflamatória crônica granulomatosa.

Quais os primeiros socorros em situações de ferimentos na pele?

Primeiros socorros em cortes superficiais
  • A primeira coisa a ser feita é ter certeza de que a ferida não é grave. ...
  • Lave a ferida com muito cuidado com água e sabão. ...
  • Aplique um anti-séptico e seque o local em volta da ferida;
  • De acordo com a lesão, coloque uma gaze ou pano limpo para cobrir o ferimento.

Quais são os procedimentos nas lesões de pele aberta?

A Membracel é muito utilizada para o tratamento de lesões de pele, pois acelera a cicatrização por meio do desenvolvimento do tecido de granulação. Os poros da membrana facilitam a drenagem do exsudato e as trocas gasosas, fatores que estimulam a formação do epitélio (tecido da pele).

Qual o melhor remédio para cortes?

Uma ótima estratégia para acelerar a cicatrização de feridas e cortes na pele é passar óleos, gel de babosa ou compressas de soluções com efeito cicatrizante, calmante e anti-inflamatório que podem ser feitos em casa, usando ingredientes naturais disponíveis em farmácias, drogarias ou lojas de produtos naturais.

Como identificar uma ferida aberta?

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

O que é um ferimento?

Ferimento é qualquer lesão ou perturbação produzi- da em qualquer tecido por um agente externo, físico ou químico.

Como descrever uma ferida?

Quanto ao grau de abertura, as feridas podem ser: • Abertas, feridas em que as bordas da pele estão afastadas; • Fechadas, feridas em que as bordas da pele estão justapostas.

O que é uma lesão cardíaca?

Lesão cardíaca fechada é trauma torácico fechado que causa contusão miocárdica, ruptura de câmara cardíaca ou rompimento de valva cardíaca. Às vezes, um baque na parede torácica anterior provoca parada cardíaca sem nenhuma lesão estrutural (concussão cardíaca). (Ver também Visão geral do trauma torácico.)

Qual o procedimento em uma fratura fechada?

Na fratura fechada

A fratura fechada é aquela em que o osso quebrou, mas a pele está fechada, não permitindo observar o osso. Nestes casos, deve-se colocar uma tala de cada lado da fratura e passar uma ligadura desde o início até o fim das talas, como mostra a imagem.

Como se deve imobilizar uma fratura fechada?

Fratura fechada: o osso quebrado não fica visível, pois o músculo e a pele não foram rompidas.
...
Cuidados:
  1. Não movimentar o acidentado.
  2. Imobilizar o local atingido usando talas, que podem ser improvisadas com papelão, bengala, tapete do automóvel, triângulo, galho de árvore ou qualquer outro objeto reto e rígido.

Artigo anterior
O que significa designei?
Artigo seguinte
Palavras que começam com bar?