Qual é a distribuição eletrônica do cloro?
Perguntado por: Bárbara Iara de Vieira | Última atualização: 4. März 2025Pontuação: 4.9/5 (21 avaliações)
O Cl tem número atômico (Z) = 17 e Massa Atômica (A) = 35, está localizado na grupo 17 ou família 7A e no 3o período da tabela periódica dos elementos químicos, sua distribuição eletrônica é K2 L8 M8 N7. Palavras-chave: cloro, símbolos químicos, tabela periódica.
Como fazer a distribuição eletrônica de Cl?
Com auxílio de uma tabela periódica, pode-se concluir que o cloro é um halogênio do grupo 3 e possui 17 elétrons na camada de valência. Fazendo a distribuição eletrônica no diagrama de Linus Pauling, teremos o seguinte: 1s22s2 2p63s2 3p5.
Qual e o número de elétrons do cloro?
Cloro na tabela periódica
O cloro é representado pelo símbolo “Cl”. Na tabela periódica localiza-se na família 7A, por isso integra a família dos halogênios. Possui sete elétrons em sua camada de valência.
Qual e a camada de valência do cloro?
Podemos pensar da mesma forma com o cloro, o cloro tem 7 elétrons de valência.
Qual e a fórmula química do cloro?
Representação do elemento químico cloro (Cl). O cloro (Cl) pertence ao grupo 17 da Tabela Periódica, conhecido como família dos halogênios. Em temperatura ambiente, é um gás (Cl2) de coloração amarelo-esverdeada, odor característico e altamente irritante ao trato respiratório e aos tecidos oculares.
Distribuição Eletrônica do Cloro (Cl)
O que e o Cl2?
O cloro gasoso é um composto químico com a fórmula Cl2.
Qual e a distribuição eletrônica?
A distribuição eletrônica é a organização dos elétrons ao redor do núcleo do átomo, ocupando os níveis e subníveis energéticos da eletrosfera. Estrutura atômica segundo o modelo atômico de Rutherford-Bohr, com a eletrosfera organizada em níveis ou camadas.
Qual e a camada de valência Na distribuição eletrônica?
A camada de valência é a camada mais externa do átomo e é o nível de maior energia. É o último nível eletrônico preenchido por elétrons. Os elétrons que a preenchem são chamados elétrons de valência. São os elétrons de valência que estabelecem as ligações químicas e participam da formação de íons.
Como descobrir a camada de valência Na distribuição eletrônica?
Podemos localizar a camada de valência a partir da posição de dado elemento na tabela. Essa informação corresponde aos períodos, que são as linhas horizontais do quadro. São sete no total, e correspondem às sete camadas que podem estar presentes em um elétron, representadas pelas letras do alfabeto entre K e Q.
Qual a carga do cloro?
Conclusão: os íons de cloro possuem carga negativa; os íons de sódio possuem carga positiva.
Qual e a função do cloro?
O cloro possui uma importante propriedade, que é a de potabilizar a água de consumo humano, sendo usado também como oxidante, branqueador e desinfetante. O cloro é usado para a desinfecção de piscinas porque possui a capacidade de matar bactérias e algas, entre outras coisas.
Quais são as 7 camadas eletrônicas?
Admite-se a existência de 7 camadas eletrônicas, designados pelas letras maiúsculas: K,L,M,N,O,P e Q. À medida que as camadas se afastam do núcleo, aumenta a energia dos elétrons nelas localizados. As camadas da eletrosfera representam os níveis de energia da eletrosfera.
Como saber a distribuição eletrônica de um elemento?
Para realizar a distribuição eletrônica de um elemento, através do Diagrama de Linus Pauling, o primeiro passo é identificar o número atômico na tabela periódica. Em seguida, percorrer as diagonais de acordo o modelo acima. Por fim, preencher os subníveis com a quantidade máxima de elétrons por camadas e subníveis.
Quais são as camadas de valência?
- nível K (1ª camada): subnível s.
- nível L (2ª camada): subníveis s e p.
- nível M (3ª camada): subníveis s, p e d.
- nível N (4ª camada): subníveis s, p, d e f.
- nível O (5ª camada): subníveis s, p, d e f.
- nível P (6ª camada): subníveis s, p e d.
- nível Q (1ª camada): subníveis s e p.
Como fazer a distribuição em camadas?
Para realizar uma distribuição eletrônica em camadas, é necessário: Conhecer o número atômico do átomo que será trabalhado, pois esse número indica o número de elétrons; Respeitar o limite de elétrons de cada camada, como foi descrito acima.
Qual elemento representa a configuração 2s2 2p3 na camada de valência?
Como a camada de valência do nitrogênio é 2s2 2p3, temos 5 elétrons nesta última camada.
Como se calcula o número de elétrons?
Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons. Obs.: Como o número de elétrons é igual ao número de prótons, esse átomo apresenta 18 elétrons.
Como fazer a distribuição eletrônica do ferro?
Vejamos um exemplo: O átomo de ferro (número atômico = 26) tem a seguinte distribuição eletrônica nos subníveis em ordem energética: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d6. Já quanto às camadas eletrônicas, temos: K = 2; L = 8; M = 14; N = 2. Quando o átomo de ferro perde 2 elétrons, ele se transforma no cátion Fe2+.
O que e distribuição eletrônica em camadas?
A distribuição eletrônica refere-se ao modo em que os elétrons estão distribuídos nas camadas ou níveis de energia que ficam ao redor do núcleo do átomo. Por exemplo, abaixo temos os elétrons do berílio. Ele possui 4 elétrons no total, distribuídos em duas camadas eletrônicas.
Qual e a distribuição eletrônica do ferro?
O Fe tem número atômico (Z) = 26 e Massa Atômica (A) = 56, está localizado no grupo 8 ou família 8B e no 4º período da tabela periódica dos elementos químicos, sua distribuição eletrônica é K2 L8 M14 N2.
Porque Cl2 e Apolar?
Se a molécula for formada por ligações entre átomos dos mesmos elementos químicos, isto é, se forem substâncias simples, tais como O2, H2, N2, Cℓ2, P4, S8, etc., elas serão apolares, porque não há diferença de eletronegatividade entre os seus átomos.
Qual o tipo de ligação do Cl2?
Por exemplo, o Cl2 apresenta a seguinte ligação covalente: Não pare agora...
Qual o tipo de ligação Cl2?
Ligação covalente simples
Como exemplo, podemos citar o gás cloro Cl2, no qual os dois átomos de cloro realizam o compartilhamento de um elétron para alcançar assim a estabilidade química.
O que são bactérias multirresistentes?
Quais os metabólitos obtidos nas reações de fase II?