Quais os mecanismos básicos que podem originar deformações no concreto?
Perguntado por: Carlota Núria Ramos Melo | Última atualização: 13. Februar 2022Pontuação: 4.9/5 (45 avaliações)
Alguns são os mecanismos básicos que podem originar deformações no concreto: - retração de secagem, expansão ou contração térmica, deformação plástica; - expansão de materiais no interior do concreto (a exemplo da corrosão).
Quais as patologias mais comuns nas estruturas de concreto armado?
Corrosões de armadura, carbonatação, fissuras e lixiviação são algumas das patologias mais comuns encontradas em concreto que exigem análise criteriosa antes da escolha do tratamento ideal.
Quais são as principais deformações que podem ocorrer no concreto armado?
Deformações causadas por variação das condições ambientes: retração e deformações provocadas por variações de umidade e temperatura ambiente; • Deformações causadas pela ação de cargas externas: deformação imediata, deformação lenta, deformação lenta recuperável e fluência.
O que é Patologia das estruturas de concreto?
No ramo da construção civil patologia é um termo utilizado para descrever problemas construtivos que podem comprometer a integridade estrutural de uma obra. ... Além disso, a ausência de manutenção adequada prevista pelo projetista também é uma das grandes causas que comprometem as estruturas de concreto.
Qual a patologia que ocorre quando se tem fissuração excessiva no concreto?
O fenômeno que causa a fissuração do concreto no estado fresco (antes do fim da pega do cimento) é conhecido como retração plástica, que ocorre por meio da rápida evaporação da água da superfície exposta do concreto não endurecido.
Patologias das estruturas de concreto armado e suas consequências
Que são fissuras que ocorrem no concreto e como evitá las?
Durante a fase de concretagem podem ocorrer fissuras por retração, fenômeno que se caracteriza por aberturas lineares com direções variadas e que ocorre por conta da redução de volume causada pela diminuição de umidade do concreto.
Qual a relação da carbonatação do concreto com o aparecimento de trincas?
A ocorrência da carbonatação do concreto se dá através das fissuras na estrutura desse material. Isso ocorre devido à facilidade, a partir desse cenário, da entrada de CO2. Da mesma maneira, em locais com mais umidade, em torno de 50% a 60%, o processo pode ocorrer com ainda mais rapidez.
O que é Patologia das construçoes?
O que são patologias na construção civil? São doenças que acometem as matérias-primas da estrutura das construções. Da mesma forma como ocorre conosco, as patologias podem se manifestar por uma série de razões. Do armazenamento inadequado e falta de atenção, até questões que envolvem o não cumprimento de leis e normas.
Quais os tipos de agressão podem ocorrer nas estruturas de concreto?
Por fim, podemos ainda mencionar mais dois tipos de ataque ao concreto, quando ele está em contato com os sólidos em movimento – a abrasão, ou, quando está em contato com fluidos- a erosão.
Como tratar carbonatação do concreto?
Para tratar a carbonatação do concreto, é possível utilizar do processo de realcalinização, que basicamente se trata do restabelecimento da alcalinidade do concreto através da elevação do seu pH.
Quais as desvantagens do concreto armado e como elas podem ser atenuadas?
A resistência à tração do concreto armado é cerca de um decimo da sua resistência à compressão. O concreto armado tem grande peso próprio (2.500 kg/m3). ... Tempo de execução maior do que outros sistemas de construção, devido ao tempo de cura (pode ser reduzido com uso de aditivos).
Quais são as funções do concreto nas peças de concreto armado?
O Concreto Armado alia as qualidades do concreto (baixo custo, durabilidade, boa resistência à compressão, ao fogo e à água) com as do aço (ductilidade5 e excelente resistência à tração e à compressão), o que permite construir elementos com as mais variadas formas e volumes, com relativa rapidez e facilidade, para os ...
Quais ações errôneas na fase de projetos podem levar a problemas patológicos nas estruturas de concreto armado?
- Infiltração e demais danos por umidade. As infiltrações são uma das principais causas de avarias em estruturas de concreto. ...
- Fissuras e trincas. ...
- Poros.
Qual a principal característica de uma fissura ocasionada por uma torção?
Fissuras devido a torção Ocorre principalmente em vigas com flechas excessivas e que se apoiam em outras vigas, causando uma rotação nesta última. Quando uma peça está submetida a um esforço de rotação em torno de sua seção transversal diz-se que esta está sofrendo uma torção (MARCELLI, 2007).
Quais são as reações químicas normalmente envolvidas no ataque por sulfatos ao concreto?
Basicamente o ataque por sulfatos ocorre pela sua reação com o aluminato tricálcico (CaO3Al2O3, C3A ou celita) do cimento hidratado, entretanto, enquanto o sulfato de cálcio (CaSO4) apenas reage com o aluminato tricálcico, o sulfato de sódio (Na2SO4) reage com o hidróxido de cálcio (Ca(OH)2) livre formando sulfato de ...
Qual a consequência do ataque dos sulfatos no concreto?
Ataques do íon sulfato nas estruturas de concreto
No concreto endurecido, a formação da etringita resultante do ataque de sulfato pode levar à expansão, e, devido à baixa resistência à tração do concreto, pode fissurar a peça (COSTA, 2004).
O que o sulfato causa no concreto?
Inicialmente, os sulfatos reagem com o Ca(OH)2 do cimento hidratado, formando o Gesso. nas tubulações de esgoto, ou em obras marítimas , a concentração de sulfatos no concreto aumenta muito e o ataque é mais intenso.
Qual a diferença entre patologia e manifestação patológica?
Em termos apropriados, uma manifestação patológica é a expressão resultante de um mecanismo de degradação e a patologia é uma ciência formada por um conjunto de teorias que serve para explicar o mecanismo e a causa da ocorrência de determinada manifestação patológica.
O que é patologia na construção civil artigo?
RESUMO: As patologias na construção civil são os defeitos apresentadas no decorrer da construção da obra, ou ainda adquiridas com o passar do tempo, as quais venham a prejudicar o desempenho esperado de uma edificação e das suas partes. ... PALAVRAS-CHAVE: Patologias; Construção Civil; Edificações.
O que é um problema Patologico?
Os problemas patológicos podem ser classificados em simples, ou seja, quando possuem padrão e podem ser resolvidos sem acompanhamento do profissional responsável, e os complexos, sendo estes, os problemas mais raros, que demandam uma minuciosa investigação e um amplo conhecimento sobre o assunto (Souza & Ripper, 1998).
O que ocorre na reação de carbonatação?
A carbonatação é um fenômeno lento que é ocasionado pelas reações químicas resultantes da interação entre componentes como o CO2 (gás carbônico), presentes na atmosfera, com os produtos da hidratação do cimento, formando um composto chamado ácido carbônico (H2CO3).
O que é a carbonatação e como podemos avaliar sua evolução no concreto?
Segundo Cadore (2008), a carbonatação é um processo físico-químico que faz com que seja reduzida a alcalinidade da parte líquida presente no concreto, ou seja, o pH do concreto que se encontra elevado devido aos compostos hidratados presentes nele, reduz até a ocorrência da neutralização.
Quais os principais problemas que podem ser observados no concreto?
- Fissuras e Trincas.
- Desagregação.
- Erosão e Desgaste.
- Disgregação (Desplacamento ou Esfoliação)
- Segregação.
- Manchas.
- Eflorescência.
- Calcinação.
O que é Disgregação do concreto?
Disgregação (Desplacamento ou Esfoliação) A disgregação, desplacamento ou esfoliação caracteriza-se pela ruptura e destacamento do concreto superficial, principalmente das partes salientes da peça. O fenômeno ocorre em função do surgimento de tensões de tração acima da resistência do concreto.
Qual a quantidade de vitamina c recomendada por dia?
Qual a diferença da Toro Freedom para Endurance?