Quais os fatores que interferem na biodisponibilidade?
Perguntado por: Sebastião Rúben Abreu | Última atualização: 28. August 2024Pontuação: 4.2/5 (20 avaliações)
Com relação aos fatores que alteram a biodisponibilidade, são abordados aqueles relacionados ao paciente que abrange os fatores relacionados ao trato gastrintestinal, os relacionados ao sítio de absorção, os fatores genéticos, peso corporal, idade, sexo e alterações fisiológicas provocadas por doenças.
Quais são os fatores que interferem na biodisponibilidade?
Idade, sexo, atividade física, fenótipo genético, estresse, doenças (p. ex., acloridria e síndromes de má absorção) ou cirurgia pregressa do trato gastrointestinal (p. ex., cirurgia bariátrica) também podem afetar a biodisponibilidade de um fármaco.
Quais os fatores que interferem na biodisponibilidade de nutrientes?
Os fatores relacionados à dieta que afetam a biodisponibilidade dos nutrientes incluem a sua forma química, as interações entre os nutrientes e outros componentes dos alimentos e o processamento do alimento.
São fatores que influenciam a biodisponibilidade de fármacos exceto?
- A. lipo ou hidrossolubilidade.
- B. tamanho da partícula.
- tempo de trânsito intestinal.
- pH e pKa.
- E. hidratação.
Quais são os principais fatores que interferem na etapa de absorção?
Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.
Fatores que interferem na absorção
O que é a biodisponibilidade de um medicamento?
Biodisponibilidade: indica a velocidade e a extensão de absorção de um princípio ativo em uma forma de dosagem, a partir de sua curva concentração/tempo na circulação sistêmica ou sua excreção na urina.
Quais fatores podem ser impeditivos para a absorção dos fármacos e por quê?
Dentro dessa variedade de propriedades que resultam em impasses na absorção de fármacos, alguns deles são: a forma farmacêutica, concentração, solubilidade, pH local, circulação e área de superfície de absorção.
Qual dos fatores abaixo pode favorecer a absorção de fármacos?
- Forma farmacêutica: o formato do medicamento, podendo ser cápsula, comprimido, gel, gomas, entre outros.
- Solubilidade: capacidade da substância de se dissolver em outro meio.
Qual a via de administração que proporciona maior biodisponibilidade?
Outra via promissora para a administração de nanocristais de fármacos é a intravenosa, pois proporciona uma biodisponibilidade de 100%.
Como o pH pode interferir na absorção dos fármacos?
Fármacos mais ácidos se dissolvem melhor nos fluidos do organismo, mas são menos absorvidos em pH básico, ao contrário das bases. Os perfis de dissolução vão depender do pH do meio e do grau de ionização do fármaco, pois somente a forma neutra (não ionizada) atravessa a membrana plasmática, ou seja, é absorvida.
Qual vitamina não pode misturar?
- Benéficas:
- Cálcio + Vitamina D.
- Ferro + Vitamina A.
- Gorduras + Vitamina K.
- Ferro + Vitamina C.
- Vitamina A + Vitamina E.
- A evitar:
- Cálcio + Ferro.
Como as interações entre nutrientes podem afetar a biodisponibilidade?
Paralelamente, o nutriente pode influenciar na biodisponibilidade do fármaco através da modificação do pH do conteúdo gastrintestinal, esvaziamento gástrico, aumento do trânsito intestinal, competição por sítios de absorção, fluxo sangüíneo esplâncnico e ligação direta do fármaco com componentes dos alimentos (Welling, ...
O que atrapalha a absorção de vitaminas?
A cafeína pode dificultar a absorção de algumas vitaminas e minerais de alguns suplementos, como cálcio, ferro e vitaminas B e D. Por isso, os nutricionistas recomendam que os suplementos vitamínicos sejam ingeridos com água e, de preferência, antes ou depois de tomar bebidas com cafeína, como café, chá ou coca-cola.
Qual das alternativas apresenta fatores que interferem na biodisponibilidade de ferro?
Dentre os fatores dietéticos4 que afetam a biodisponibilidade do ferro, devem ser citados os fitatos, oxalatos, polifenóis, cálcio, zinco, carbonatos e fosfoproteínas, que são inibidores da sua absorção no lúmen intestinal.
São interferentes na análise de biodisponibilidade de minerais?
Outros fatores foram identificados como interferentes da biodisponibilidade, tais como: condições inerentes ao indivíduo (idade, sexo, estado fisiológico, estado nutricional e de saúde), além da matriz alimentar na qual o nutriente encontra-se inserido; interações nutriente-nutriente e condições de processamento do ...
Como ocorre a biodisponibilidade?
A biodisponibilidade é definida como: a fração (percentagem) de uma dose administrada do medicamento inalterado que atinge a corrente sanguínea (circulação sistémica). Sempre que se utiliza um medicamento, pretende-se que a substância ativa (também denominada por “princípio ativo” (PA)) consiga entrar no organismo.
Qual via apresenta 100% de biodisponibilidade?
Assim, por definição, um medicamento administrado por via intravascular é 100% biodisponível, isto é, toda dose do fármaco administrada diretamente na corrente sanguínea e está disponível para interagir com os receptores e desencadear o efeito farmacológico (ASHFORD, 2005a).
Qual a via mais rápida de absorção de medicamentos?
Quando um medicamento é administrado por via intravenosa, ele chega imediatamente à corrente sanguínea e tende a apresentar efeito mais rapidamente do que quando administrado por qualquer outra via.
Quais são os inibidores de biodisponibilidade?
Podemos citar como exemplo os fitatos, taninos e oxalatos que podem diminuir a absorção e por outro lado, ácidos orgânicos e alguns aminoácidos, que podem facilitar a absorção e bioconversão.
Quais fatores podem interferir no efeito do medicamento?
- Composição genética. ...
- Idade.
- Tamanho do corpo.
- O uso de outras substâncias e suplementos alimentares (como ervas medicinais. ...
- Consumo de alimentos (incluindo bebidas)
- Presença de doenças (como doença renal ou hepática)
Qual é o órgão responsável pela excreção da maioria dos fármacos?
A excreção dos fármacos do organismo geralmente se dá por via renal ou biliar e é facilitada devido à metabolização dos fármacos nas fases de oxidação/redução e conjugação/hidrólise, já que podem aumentar a hidrossolubilidade dos fármacos.
Como o leite pode afetar a absorção de medicamentos?
Algumas substâncias se ligam ao cálcio do leite, formando um complexo que não pode ser absorvido pelo organismo, diminuindo a ação do medicamento, explica. O ideal é tomar o remédio com água.
Qual é o principal órgão envolvido na metabolização dos fármacos E o que existe no órgão que é responsável por esse processo?
O fígado é o principal local de metabolismo de fármacos [para revisão, ver (1. Embora a biotransformação classicamente efetue a inativação de fármacos, alguns metabólitos são farmacologicamente... leia mais )].
Qual órgão absorve os remédios?
Quando um medicamento é ingerido, ele vai para o estômago e se não tiver uma cápsula protetora para conter as enzimas, parte do princípio ativo do remédio já será absorvida no estômago, entrando na corrente sanguínea.
Quais são os principais locais de absorção de medicamentos no organismo?
Por essas razões, a maioria dos fármacos é absorvida, principalmente, no intestino delgado, e os ácidos, apesar da capacidade de atravessar membranas prontamente por serem fármacos não ionizados, são absorvidos mais rapidamente no intestino do que no estômago [para revisão, ver (1. As formas de dosagem (p.
Para que serve cloridrato de fexofenadina 180 mg?
Qual é o gás fundamental para as plantas?