Qual a melhor opção regime de caixa ou competência?

Perguntado por: Liliana Mota de Correia  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (67 avaliações)

No Regime de Competência, a empresa oferece à tributação o faturamento do período independente de ter recebido do cliente. No Regime Caixa, a empresa tributa apenas o valor recebido. Exemplo: Se efetuou uma venda em 30, 60 e 90 dias, ela oferecerá à tributação em cada mês o valor recebido.

Qual é mais útil para a empresa fluxo de caixa ou Regime de Competência?

Para realizar a medição dos resultados de uma empresa, o mais comum e recomendado é que se utilize do Regime de Competência, onde além de se considerar as vendas efetuadas e as despesas realizadas, também considera-se a depreciação, que no Regime de Caixa não é considerada.

Quais as vantagens e desvantagens do Regime de Competência em relação ao regime de caixa?

O regime de caixa é simples e direto, pois fornece um diagnóstico claro e objetivo de quanto dinheiro a empresa tem realmente em seu poder. Neste sentido, o regime de caixa leva vantagem sobre o regime de competência que não prevê um relatório preciso de quanto a empresa dispõe no momento da análise.

O que é opção pelo regime de apuração de receitas caixa ou competência?

A opção pelo Regime de Caixa servirá apenas para a apuração da base de cálculo mensal, e o Regime de Competência deve ser aplicado para as demais finalidades; especialmente, para determinação dos limites e sublimites da alíquota a ser aplicada sobre a receita bruta recebida no mês.

O que é apuração de caixa?

No regime de caixa a empresa paga os tributos sobre os valores efetivamente recebidos em cada mês, assim, a empresa não paga os tributos sem antes ter recebido pelo serviço prestado ou pela venda efetuada.

SIMPLES NACIONAL: CAIXA OU COMPETÊNCIA - OPÇÃO PELO REGIME DE APURAÇÃO DE RECEITAS | Contábil Play

27 questões relacionadas encontradas

O que é regime de competência?

O regime de competência é um método de registro de lançamentos contábeis. Nele, eles são feitos durante o período de competência de receitas ou de despesas efetuadas. Na prática, isso significa que os registros contábeis são contabilizados na hora em que são consumados.

Quais as vantagens e desvantagens do regime de caixa?

Regime de caixa
  • vantagem: ele é mais simples e demonstra exatamente o que a empresa tem em caixa, permitindo o gerenciamento da liquidez (capacidade de honrar os compromissos). ...
  • desvantagem: dificuldade para mensurar o resultado operacional da empresa.

Qual a vantagem do regime de caixa?

A simplicidade na apuração é a principal vantagem do regime do caixa. Também podemos falar que as declarações do fluxo de caixa — algo que é primordial fazer — ficam mais práticas assim. A desvantagem é a imprecisão quanto ao futuro.

Qual a vantagem para uma empresa adotar o regime de caixa?

O regime de caixa é um método de registro tributário que pode simplificar a gestão dessas áreas da sua empresa. Por meio da análise de todos os lançamentos de entrada e saída de capital, a empresa ganha segurança fiscal, melhora o comando gerencial e otimiza sua saúde financeira.

Quando utilizar o regime de caixa?

O regime de caixa é utilizado para registrar todas as receitas, custos e despesas que entram ou saem do caixa da sua empresa. Neste regime, as informações devem ser registradas no momento em que o pagamento ou recebimento ocorrem de fato e não quando são negociadas, compradas ou vendidas.

Qual é o regime contábil aceito universalmente?

o Regime de competência é universalmente adotado, aceito e recomendado pela legislação do Imposto de Renda. no Regime de competência a receita será contabilizada no período em que for gerada, independente do seu recebimento.

Qual a importância do regime de competência na demonstração do resultado do exercício?

O regime de competência é utilizado para montar o DRE (Demonstrativo de Resultado de Exercício) e com ele sua equipe consegue saber se a estrutura financeira da sua indústria está conforme o esperado e se o atual modelo de negócio é viável.

Qual a importância da adoção do regime de competência para as demonstrações financeiras e a contabilidade gerencial?

O regime de competência é importante porque é o modelo oficial da legislação brasileira para declaração de imposto de renda, é capaz de organizar as finanças de empresas de qualquer porte e é utilizado para prever o futuro financeiro da empresa.

Qual diferença regime de caixa e competência Simples Nacional?

No regime de competência, a receita bruta é baseada no valor do faturamento das notas fiscais. Assim, a apuração é fácil e objetiva. No regime de caixa, a receita bruta é baseada na escrituração do livro caixa ou das contas "caixa" e "bancos" no livro razão.

Como optar por regime de caixa?

A pessoa jurídica que optar por esse tipo de regime para base de cálculo dos tributos deverá:
  1. Emitir documento fiscal idôneo, quando da entrega do bem ou direito ou da conclusão do serviço.
  2. Indicar no livro Caixa, em registro individual, o documento fiscal correspondente a cada recebimento.

O que é regime de caixa na folha de pagamento?

REGIME DE APURAÇÃO: REGIMES DE CAIXA X COMPETÊNCIA

Regime de competência: uma despesa ocorre ou uma receita é realizada na data da situação que gerou o evento contábil, independentemente de pagamento; Regime de caixa: uma despesa ocorre ou uma receita é realizada apenas na data do seu pagamento.

Como funciona o regime de caixa no Simples Nacional?

As Micro e EPPs, enquadradas no regime do SIMPLES NACIONAL, poderão, opcionalmente, utilizar a receita bruta total efetivamente recebida em cada mês “regime de caixa”, em substituição à receita bruta auferida “regime de competência”, exclusivamente para a determinação da base de cálculo mensal do imposto.

O que está incluso no das?

No regime estão inclusos os tributos de IRPJ, CPP, PIS/PASEP, COFINS, IPI, CSLL, ICMS e ISS. O diferencial é que o seu cálculo e pagamento são unificados. Já a tributação aplicada nestes casos vai variar conforme a atividade econômica que a empresa exerce no mercado.

Quais são os regimes de contabilidade?

Temos três tipos de regimes contábeis. O Regime de Caixa, Regime de Competência e Regime Misto, onde vamos conhecer mais sobre cada um deles.

O que é um fluxo de caixa de uma empresa?

De forma simples, podemos dizer que fluxo de caixa é um instrumento que o empresário usa para acompanhar a situação financeira da sua empresa. Para fazer o seu, basta criar um relatório com informações sobre toda a movimentação de dinheiro gasto ou recebido pela sua empresa em um determinado período de tempo.

O que é um regime tributário?

O regime de tributação é um sistema que estabelece a cobrança de impostos de cada CNPJ, de acordo com o montante da arrecadação.

O que é regime de competência e exemplos?

Regime de Competência:

Ele é realizado no período de competência da receita ou despesa realizada. Caso uma empresa tenha feito uma despesa no mês de julho para pagar apenas em setembro, por exemplo, o registro contábil será efetuado em julho, sendo esse o mês de competência da despesa.

Como funciona competência?

O que é regime de competência

Os princípios da entidade e do regime de competência consistem no fato de que as receitas e despesas devem ser incluídas no período em que ocorrem na apuração dos resultados da empresa, independentemente da data do recebimento ou pagamento.

O que é competência em um boleto?

A data de competência representa a data em que o serviço foi prestado. Em algumas prefeituras é utilizada tanto a data de competência quanto data de emissão.

Qual a importância do Princípio da competência na contabilidade?

O Princípio da Competência é de máxima importância. Esse princípio determina que as receitas e despesas devam ser incluídas na apuração do resultado do período a que se referem, simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente do recebimento ou do pagamento.

Artigo anterior
Como escrever números coletivos?
Artigo seguinte
Qual é o divisor de 64?