Quais os fatores determinantes da sucessão secundária?

Perguntado por: Tiago Isaac Loureiro Simões Neves  |  Última atualização: 11. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (33 avaliações)

Entretanto, a sucessão secundária depende de uma série de fatores, como a presença de vegetação remanescente, o banco de sementes do solo, a rebrota de espécies arbustivo-arbóreas, a proximidade de fontes de sementes e a intensidade e a duração do distúrbio.

Quais são os fatores determinantes no processo de sucessão secundária?

A sucessão secundária acontece num ambiente que foi anteriormente ocupado por outras comunidades e que sofreu algum tipo de perturbação, como forças da natureza, que podem ser vendavais, inundações, deslizamentos ou furacões, ou perturbações provocadas pelo homem ou animais, como fogo, áreas cultivadas e corte de ...

O que significa florestas secundárias?

O que são as florestas secundárias? São floresta ou matas resultantes de um processo natural de regeneração da vegetação, em áreas onde anteriormente houve corte raso da floresta primária.

O que é uma planta secundária?

As espécies pioneiras favorecem o aparecimento de outras espécies vegetais maiores, que por sua vez, sombreiam e eliminam as anteriores. Essas espécies são chamadas de secundárias e caracterizam-se por serem mais exigentes em termos de nutrientes e condições climáticas.

Quais são as etapas da regeneração florestal?

Segundo a Embrapa, uma área pode ser restaurada se aproveitando da regeneração natural de duas formas: Regeneração natural sem manejo: Em uma área de potencial de regeneração alto, a restauração por regeneração natural consiste em deixar que os processos naturais atuem livremente.

Me Salva! ECO20 - Ecologia - Sucessão ecológica: secundária

17 questões relacionadas encontradas

O que é o processo de regeneração?

A regeneração se caracteriza pela restituição dos componentes teciduais idênticos àqueles removidos. Esse tipo de reparo só é possível em tecidos em que ainda possuem células com a capacidade de se proliferar ou tenham ainda células tronco.

O que é regeneração ambiental?

Regeneração é quando as condições da área permitem que a vegetação anteriormente existente volte a brotar e crescer, exercendo suas funções ambientais. Essa área deve ser protegida e ter acesso restrito, para que a regeneração ocorra de forma equilibrada e segura.

O que são espécies secundárias?

Espécies secundárias

Apresentam características intermediárias entre as pioneiras e as climácicas. O grupo é subdividido em Secundárias Iniciais (crescimento rápido e ciclo relativamente curto) e Secundárias Tardias (crescimento médio e ciclo longo).

O que é vegetação primária e secundária?

II - Vegetação Secundária ou em Regeneração: vegetação resultante dos processos naturais de sucessão, após supressão total ou parcial da vegetação primária por ações antrópicas ou causas naturais, podendo ocorrer espécies remanescentes da vegetação primária; ... a) Vegetação clímax.

O que é uma floresta primária e secundária?

Floresta primária é aquela mata intocada, onde as pessoas ainda não provocaram mudanças em suas características originais. ... São consideradas também secundárias as florestas que foram descaracterizadas. A maior parte da Mata Atlântica é composta por floresta secundária em diferentes estágios de desenvolvimento.

Quais são as árvores primárias?

As principais espécies pioneiras são árvores frutíferas, tais como:
  • Cajueiro;
  • Mangueira;
  • Dendê;
  • Coqueiro;
  • Goiabeira;
  • Bambu gigante;
  • Aroeira;
  • Limoeiro;

Como identificar vegetação nativa?

E aquelas plantas que se desenvolveram espontaneamente em determinada região, seguindo as características de solo, clima e ecossistema são as plantas nativas. Elas já possuem toda uma interação bem definida com outras plantas, com insetos que as polinizam, com algumas espécies de pássaros que se alimentam do fruto.

Onde se localizam as florestas subtropicais?

O bioma floresta tropical e subtropical húmida é um tipo de ecossistema que ocorre aproximadamente dentro da região compreendida entre a latitude de 35 graus norte e a latitude de 35 graus sul – em outras palavras, na zona equatorial entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.

Como ocorre a sucessão secundária?

Sucessão ecológica secundária

É o caso da sucessão que ocorre em um ambiente parcialmente destruído, mas que já foi anteriormente ocupado por outra comunidade biológica.

Quais os fatores determinantes para a que sucessão secundária aconteça explique detalhadamente como cada um deles influência no processo de sucessão secundária?

A sucessão secundária ocorre em substratos que já foram anteriormente ocupados por uma comunidade biológica. ... A sucessão secundária desenvolve-se mais rapidamente que a primária. Uma razão é alguns organismos e sementes podem permanecer no solo, tornando o substrato mais favorável à recolonização por outros seres vivos.

Como os colonizadores distinguem entre sucessão primária e secundária?

Na sucessão primária, rochas recentemente expostas ou formadas são colonizadas por organismos vivos pela primeira vez. Na sucessão secundária, uma área previamente ocupada por seres vivas é perturbada—desorganizada—e então colonizada novamente após o distúrbio.

O que é vegetação primária?

As florestas primárias são também chamadas de "clímax". Apresentam "vegetação primária" que é considerada como a vegetação de máxima expressão local, com grande diversidade biológica, sendo os efeitos das ações antrópicas mínimos, a ponto de não afetar significativamente suas características originais.

O que é vegetação e quais os tipos?

Vegetação é caracterizada como o conjunto de plantas de uma determinada região. ... Os principais tipos de vegetação são: deserto, estepe, floresta de coníferas, floresta temperada, floresta tropical, savana, tundra, vegetação de montanha e vegetação mediterrânea.

Quais são os estágios de regeneração da vegetação secundária?

Artigo 3º - Os estágios de regeneração da vegetação secundária a que se refere o artigo 6º do Decreto 750/93, passam a ser assim definidos: I - Estágio Inicial: a) - fisionomia herbáceo/arbustiva de porte baixo, com cobertura vegetal variando de fechada a aberta; b) - espécies lenhosas com distribuição diamétrica de ...

O que é uma espécie secundária inicial?

Secundárias iniciais: espécies intermediárias na sucessão. Produzem sementes de tamanho médio. São intolerantes à sombra. Apresentam crescimento rápido e ciclo de vida curto (10 a 25 anos).

O que são as espécies pioneiras?

Líquens, algas verdes, fungos, bactérias, ervas daninhas, gramíneas, amieiros e salgueiros são exemplos de espécies pioneiras.

O que são consideradas espécies pioneiras?

Espécies pioneiras são os primeiros indivíduos que colonizam um ambiente e possuem crescimento rápido. Apesar da grande diversidade de conceitos sobre o processo dinâmico da sucessão florestal, existem três tipos de classificação ecológica das espécies que são tradicionalmente utilizados: espécies pioneiras.

O que é regeneração segundo a Palavra de Deus?

[ Religião ] Renascimento ou nova vida dada pelo baptismo ou pela penitência.

Como fazer a recuperação ambiental?

Consiste em adotar ações de manejo que induzam os processos de regeneração natural. Exemplos: Controle de plantas competidoras, que pode ser químico ou mecânico, em área total ou só na coroa, controle de formigas, adubação de cobertura, plantio de enriquecimento, adensamento e nucleação.

Como plantas se regeneram?

Dentre os processos de regeneração utilizados pelas plantas, o mais comum é a organogênese. A organogênese é o processo que dá origem a um novo órgão, sendo que este pode ser gerado a partir de células embrionárias ou, no caso das plantas, a partir de qualquer célula!

Artigo anterior
Qual a diferença do câmbio automático para o CVT?
Artigo seguinte
O que é Maria Mucilon gíria?