Quais os exames para sífilis?

Perguntado por: Leonardo Baptista Assunção  |  Última atualização: 28. Januar 2025
Pontuação: 4.4/5 (33 avaliações)

A sífilis é uma infecção de caráter sistêmico, curável e exclusiva do ser humano, causada por uma bactéria denominada Treponema pallidum. O diagnóstico da sífilis é habitualmente feito através de dois exames sorológicos: VDRL (ou RPR) e FTA-ABS (ou TPHA).

Que tipo de exame é feito para detectar sífilis?

Para diferenciar esta fase da infecção primária deve-se pesquisar no líquor a presença de anticorpos, utilizando-se o VDRL. Evidencia-se sífilis latente quando o VDRL é reagente no líquor, acompanhado de baixos títulos no soro.

Qual é o teste rápido para sífilis?

Teste rápido para sífilis (TRS): exame treponêmico de fácil execução, podendo ser utilizada amostra de sangue total colhida por punção digital ou venosa, com apresentação de resultado em aproximadamente 10 a 15 minutos, sem o uso de equipamentos.

Qual a diferença entre VDRL e FTA ABS?

- VDRL positivo e FTA-ABS positivo confirmam o diagnóstico de sífilis. - VDRL positivo e FTA-ABS negativo indicam outra doença que não sífilis. - VDRL negativo e FTA-ABS positivo indicam sífilis em fase bem inicial ou sífilis já curada ou sífilis terciária.

Quando o VDRL é considerado positivo?

O VDRL é considerado positivo quando seu título for igual ou superior a 1/16. Títulos inferiores são considerados falso-positivos quando os testes treponêmicos forem negativos. Entretanto, algumas condições estão associadas com VDRL reagente e ELISA não reagente, sem história prévia de sífilis.

VDRL │ TESTE DE TRIAGEM PARA SÍFILIS │ MEU EXAME

32 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre sífilis e VDRL?

O VDRL é o exame mais simples e mais utilizado como rastreio da sífilis. O VDRL costuma ficar positivo entre 4 e 6 semanas após a contaminação. Geralmente, seus valores começam a subir uma a duas semanas após o aparecimento do cancro duro.

Como saber se a sífilis é recente ou antiga?

A sífilis adquirida até dois anos é considerada recente. Nessa fase, a doença pode manifestar-se como sífilis primária, secundária ou latente recente. Já a infecção presente no indivíduo há mais de dois anos é chamada de sífilis tardia, e pode manifestar-se como latente tardia ou terciária.

Como saber se a sífilis está ativa?

Na sífilis em atividade a doença apresenta, habitualmente, altos títulos de VDRL (maiores ou iguais a 1/16). Esta condição ou a elevação de títulos do VDRL em quatro vezes ou mais, comparativamente ao último exame realizado, justificariam um novo tratamento para indivíduos previamente tratados.

Como saber se tenho sífilis ativa?

Quais os sintomas? A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.

Quem tem sífilis 1 8 pode transmitir?

Olá. Para ser considerada corretamente tratada, você e seu parceiro tem que ter realizado o tratamento adequado, na dose de benzilpenicilina adequada. A sífilis é uma doença que não confere imunidade. Se você tiver contato novamente, você poderá pega-la.

Quem já teve sífilis aparece no teste rápido?

 O teste rápido para sífilis é um teste treponêmico, ou seja, ficará positivo o resto da vida, tanto nos casos de doença ativa quanto nos casos doença pregressa, já tratada¹ ². O monitoramento do caso deve ser feito com testes não-treponêmicos (VDRL).

Tem como eu ter sífilis e meu marido não?

Você pode ter pego a sífilis de um outro parceiro, há muito anos atrás e não ter desenvolvido sintomas. Você pode estar na fase latente e sem nenhuma lesão da sifilis. Assim, você tem a sífilis e não transmitiu para o seu parceiro atual.

Como curar sífilis rápido?

Diagnóstico precoce e o tratamento para sífilis

Ambos percebem a presença de anticorpos contra o agente causador. A sífilis, quando bem tratada, tem cura. Como é uma infecção bacteriana, o tratamento consiste em injeções do antibiótico Penicilina Benzatina, conhecido popularmente como Benzetacil.

É possível ter sífilis e o exame dar negativo?

Há a possibilidade de ser sífilis e você estar no período de janela imunológica, ou seja, o exame de sangue ainda não positivou. Ou mesmo ser outra patologia. Você deve procurar um infectologista para avaliação.

Quanto tempo a pessoa pode ter sífilis e não saber?

Sífilis primária: ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria (vulva, vagina, pênis, colo uterino, ânus, boca ou outro local da pele), que aparece entre 10 e 90 dias após o contágio.

Como saber o grau da sífilis?

O teste rápido (TR) de sífilis está disponível nos serviços de saúde do SUS, sendo prático e de fácil execução, com leitura do resultado em, no máximo, 30 minutos, sem a necessidade de estrutura laboratorial. Esta é a principal forma de diagnóstico da sífilis.

Como fica a Pepeca com sífilis?

Os primeiros sinais da sífilis são feridas que se manifestam somente nos locais de entrada da bactéria, como pênis, vulva, vagina, boca ou outras partes da pele. Nessa fase primária, entre 10 e 90 dias após o contágio, essas lesões não geram pus, coceiras ou até mesmo dores, mas podem vir acompanhadas de caroços.

Quanto tempo o vírus da sífilis fica no corpo?

A bactéria da Sífilis pode permanecer no corpo da pessoa por décadas.

É possível a sífilis cura sozinha?

A sífilis não cura sozinha e não existe uma cura espontânea dessa doença. No entanto, após o surgimento da ferida, mesmo sem o tratamento, é possível que a pele cicatrize totalmente, mas isso não significa que houve uma cura natural da sífilis, mas sim uma progressão da doença.

Quantos dias a sífilis aparece no exame de sangue?

“Para o diagnóstico de sífilis e HIV, deve-se aguardar um intervalo de 30 dias após a exposição para realizar a testagem.

Quanto tempo demora para dar positivo para sífilis?

O teste rápido para sífilis dá positivo depois de quantos dias após uma relação sexual onde houve contaminação? Olá. O teste rápido para sífilis é um exame treponêmico. Assim, ele poderá ficar positivo após 10-15 dias do contato sexual com portador de sífilis.

Quanto tempo para detectar sífilis no exame de sangue?

Além do teste tradicional ou convencional de sangue, que demora cerca de 15 a 20 dias para ficar pronto – principalmente por conta da análise laboratorial - , há testes de HIV, sífilis e hepatites B e C de metodologia rápida, em que o resultado fica pronto em cerca de 30 minutos.

O que confunde com sífilis?

Mesmo com o acesso mais fácil à informação, muitas pessoas ainda confundem duas doenças sexualmente transmissíveis, a herpes e a sífilis, o que acaba aumentando o risco de contaminação. Em primeiro lugar, é importante estar sempre atento a qualquer alteração no aspecto ou odor no órgão genital.

Porque a sífilis volta?

Se adequadamente tratada, a sífilis é curada e não volta mais. O problema é que essa doença pode ser contraída novamente se houver relação sexual desprotegida (sem camisinha).

Quem já teve sífilis pode transmitir?

Homens que já tiveram sífilis também devem se certificar de que estão completamente curados antes de tentarem ter filhos, pois podem infectar a parceira, que poderá transmitir a doença para o bebê. Quando ambos estão infectados (homem e mulher), o tratamento deve ser feito em conjunto.

Artigo anterior
Como fazer a limpeza do piercing no nariz?
Artigo seguinte
Qual é o melhor navegador para Android?