Como identificar uma regência verbal?

Perguntado por: Doriana Leticia Pinto  |  Última atualização: 27. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (75 avaliações)

Regência Verbal
  1. Assistir. a) com o sentido de ver exige preposição: ...
  2. Chegar. O verbo chegar é regido pela preposição “a”: ...
  3. Custar. a) com o sentido de ser custoso exige preposição: ...
  4. Obedecer. O verbo obedecer é transitivo indireto, logo, exige preposição: ...
  5. Proceder. ...
  6. Visar. ...
  7. Esquecer. ...
  8. Querer.

Como identificar a regência do verbo?

Regência verbal é a relação existente entre o verbo e os seus complementos, ou seja, é a forma como o verbo se liga ao objeto direto e ao objeto indireto. Essa ligação entre o verbo e os complementos verbais pode ser feita através do uso de uma preposição ou sem a presença de uma preposição.

Como saber se tem erro de regência verbal?

Erros de regência verbal

(Procuro obedecer aos…) Usar preposição diferente da que o verbo exige: Da = de + a. O “a” pode ser artigo, preposição, pronome pessoal e pronome demonstrativo. Nesse caso, o “a” é pronome demonstrativo.

Quais são as características da regência verbal?

Na regência verbal, o verbo é o regente da oração, enquanto o seu complemento é o termo regido, logo é o que irá ser flexionado. Então, podemos entender por regência verbal a relação que o verbo estabelece com seu complemento (objeto direto ou indireto). ... Logo, “comeu” é transitivo direto e “o bolo” é objeto direto.

Qual é a regência de um verbo?

Regência verbal é a relação estabelecida entre os verbos e seus complementos, os quais integram seu sentido. Esses complementos podem ser objetos diretos e objetos indiretos. Nesse caso, o verbo é considerado termo regente e seu complemento, o termo regido.

Regência Verbal - Aula 01 [Prof Noslen]

42 questões relacionadas encontradas

O que é a regência?

Regência, tanto a regência verbal como a regência nominal, é o processo em que um termo determinante rege outro determinado a ele, estabelecendo relação de subordinação entre os dois. A marca de subordinação costuma dar-se pela preposição que liga um termo ao outro ou pela ausência dela.

Quais são os tipos de regência?

IMPORTANTE: A regência estabelece uma relação entre um termo principal (termo regente) e o termo que lhe serve de complemento (termo regido) e possui dois tipos: REGÊNCIA NOMINAL e REGÊNCIA VERBAL.

Qual é a característica do verbo transitivo direto?

O verbo transitivo direto é aquele que transita diretamente para o complemento, ou seja, o verbo está ligado de modo direto ao objeto.

Quais são os erros de regência verbal?

No sentido de alcançar ou de ter atingido um determinado destino, deve ser seguido da preposição a, que dará início ao adjunto adverbial, e não da preposição em, como costumeiramente aparece em erros comuns de regência verbal. Por exemplo: Cheguei ao hospital às 11h. (Em vez de “cheguei no hospital às 11h”).

Quais são os erros de regência?

A regência e a crase

Como o que “é revertido”, “é revertido a” e o termo regido pela preposição está no plural (entidades), não existe crase. Só existiria crase no caso da preposição estar aglutinada ao artigo antecedente à palavra “entidades”, ou seja, se fosse “revertidoàs entidades”.

Onde há erro de regência nominal?

(TJ – SP) Indique onde há erro de regência nominal: ... A regência nominal está errada na frase, pois o adjetivo “apegado” requer o uso da preposição “a”, e não da preposição “em”. Quem é apegado, é apegado a alguma coisa ou a alguém. Assim, a frase correta seria: Ele é muito apegado a bens materiais.

O que é regência verbal Cite exemplos?

Regência verbal é a parte da língua que se ocupa da relação entre os verbos e os termos que se seguem a eles e completam o seu sentido. Nos exemplos acima, morar é um verbo transitivo indireto, pois exige a preposição em (morar em algum lugar). ...

Qual a regência do verbo assistir?

No sentido de “ajudar, prestar assistência ou socorro, tratar”, o verbo assistir é transitivo direto, isto é, seu complemento não é precedido por preposição: Assistiu a doente assim como assiste muitas pessoas necessitadas. Recordo-me que o padre assistia o bispo no desempenho de seu cargo.

O que é crase e exemplos?

O que é a crase:

A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.

Quais são os verbos transitivos diretos?

Verbos transitivos diretos são verbos que necessitam de um objeto direto para completar o seu sentido. Sem esse complemento, apresentam um sentido incompleto.
...
Lista de verbos transitivos diretos
  • ler;
  • fazer;
  • querer;
  • quebrar;
  • ter;
  • causar;
  • comprar;
  • derrubar;

Tem é um verbo transitivo direto?

Significado de Ter. verbo transitivo direto Passar a possuir; receber: tiveram o contrato da casa. Ser o dono ou usufruir de; possuir: ele tem dois carros; ele não teve herança.

Como diferenciar um verbo transitivo direto e indireto?

Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.

Quantos sentidos tem o verbo assistir?

Em (1), o verbo “assistir” possui o sentido de “presenciar”, “estar presente”; em (2), o sentido expresso é “caber razão/direito a alguém”; e, em (3), é de “prestar assistência”, “ajudar”, “socorrer”.

Qual o correto Assista o vídeo ou assista ao vídeo?

As duas maneiras estão corretas. Gramaticalmente o verbo assistir pode ser transitivo direto ou indireto e isto que definirá o uso de “o” ou “ao”. Quando o verbo assistir for transitivo direto ele não admitirá preposição (o), mas quando for transitivo indireto sim (ao).

O que é preposição é um exemplo?

Preposição é toda palavra invariável que liga duas outras palavras, estabelecendo entre elas uma relação de sentido e de dependência. Veja os seguintes exemplos para ficar mais claro o que são preposições: Exemplo: Casa de Luís (relação de posse). Chegou com ela (relação de companhia).

O que é um erro de concordância?

Erro de concordância verbal

O erro de concordância verbal existe quando não há harmonia entre o sujeito gramatical e o verbo, em pessoa e número. Portanto, é correto dizer ou escrever “ele estuda”. Ao contrário, se torna um erro afirmar “Ele estudam” ou “Eles estuda”.

Está correta a regência na alternativa?

A alternativa correta quanto à regência é a letra B - “Agradeci o convite ao anfitrião”. A letra A “Os tolos admiram e obedecem os velhacos.” não está correta pois após o verbo obedecer deveria haver uma preposição “a”, “Todos admiram e obedecem aos velhacos”.

Quanto à amigos prefiro João do que Paulo por quem sinto menos simpatia?

Quanto a amigos, prefiro João a Paulo, por quem sinto menos simpatia. A Empresa obedeceu rigorosamente ao horário de início das provas. Não costumo assistir a filmes de terror. Sua atitude implica em graves punições.

O que é problema de regência?

O uso das preposições costuma ser fonte de dúvidas entre aqueles que escrevem. Muitas dessas palavras têm seu sentido apagado, isto é, seu valor semântico praticamente imperceptível para os falantes. Numa frase como "Dirija-se a outro caixa", a preposição "a" indica direção. ...

Artigo anterior
Como tirar adesivo cicatrizante?
Artigo seguinte
O que significa saída de som P2?