Quais os elementos de validade do ato administrativo e os critérios para sua convalidação?

Perguntado por: Telmo Amaral Carneiro  |  Última atualização: 3. Dezember 2024
Pontuação: 4.6/5 (56 avaliações)

As condições de validade do ato administrativo devem ser examinadas em relação a cada um de seus requisitos, elementos ou pressupostos, quais sejam: sujeito, objeto, forma, motivo e finalidade. Sujeito do ato é quem o pratica ou assina; no caso, o agente público que confere existência ao ato.

Quais são os elementos do ato administrativo que podem ser convalidados?

São convalidáveis os atos portadores dos seguintes vícios: a) Competência; b) Formalidade; c) Procedimento.

São elementos requisitos de validade do ato administrativo?

O ato administrativo deve ser editado com observância do princípio da legalidade. Para ser válido, além da observância ao princípio da legalidade, o ato administrativo precisa ser editado pelo agente competente, ter forma adequada, objeto definido, precisa ser motivado e possuir uma finalidade.

Quais são os elementos do ato administrativo?

📌 Os elementos do ato administrativo são: competência, finalidade, forma, motivo e objeto.

Quais são os pressupostos de validade do ato administrativo?

Na seqüência, como pressupostos de validade, são comentados: sujeito; motivo; requisitos procedimentais; finalidade; causa e formalização. Sujeito é aquele que pratica o ato. Não basta ser capaz, como no Direito privado, deve ser competente para tal.

Elementos dos atos administrativos | VOCÊ NUNCA MAIS VAI ESQUECER

37 questões relacionadas encontradas

O que é convalidação dos atos administrativos?

A convalidação, também conhecida como saneamento ou aperfeiçoamento, não é uma forma de desfazer um ato administrativo, mas sim de corrigi-lo ou regularizá-lo.

Quais são os pressupostos de validade?

Já os Pressupostos de validade são: Petição inicial apta, Imparcialidade do juiz e Juízo competente, Capacidade processual de ser parte.

Quais os 5 requisitos do ato administrativo?

Conforme a doutrina clássica, existem cinco requisitos de validade dos atos administrativos, a saber: competência, forma, finalidade, motivo e objeto.

Quais são os 7 requisitos do ato administrativo?

São eles que distinguem os atos administrativos dos atos privados: a) presunção de legitimidade; b) imperatividade; c) executoriedade em sentido amplo; d) executoriedade em sentido estrito; e) tipicidade.

Quais os 5 cinco requisitos necessários ao ato administrativo?

O Ato administrativo deve possuir alguns elementos em sua natureza, tais como:
  • Competência. Quem a lei determina (estabelece/delimita) Princípio da Legalidade. ...
  • Finalidade. Pública. ...
  • Motivo. Condicionantes de fato e de Direito que autorizam ou determinam a realização do ato.
  • Objeto.

O que é convalidação de um ato?

Também chamada de ratificação, confirmação ou sanatória, a convalidação é uma forma de corrigir vícios existentes em um ato ilegal sendo preceituado no art.

Qual a diferença entre convalidação e conversão do ato administrativo?

Trata-se de instituto utilizado pela Administração Pública para converter um ato inválido em ato de outra categoria, com efeitos retroativos à data do ato original. Diferentemente do que ocorre na convalidação, dá-se qualificação jurídica diversa a dois atos de efeitos semelhantes.

Qual a validade de um processo administrativo?

O Projeto de Lei 4554/19 estabelece que a instrução de processos administrativos na esfera federal deverá durar até 60 dias, podendo ser prorrogada uma única vez, por igual período, se a autoridade competente julgar necessário.

Como ocorre a convalidação?

A convalidação se opera por meio da edição de um ato administrativo que, dotado de efeitos retroativos, retira o vício do primeiro ato ilegal, a fim de que este saneamento permita que o ato inicialmente viciado produza os seus regulares efeitos desde o momento da sua edição.

Quando cabe a convalidação?

São requisitos necessários à convalidação do ato: (1) ausência de prejuízo ao interesse público; (2) ausência de prejuízos a terceiros; e (3) presença de defeitos sanáveis, excluindo-se nulidades. A maior parte da doutrina entende que apenas se convalidam os atos anuláveis, jamais os nulos.

Quando um ato não pode ser convalidado?

Vícios insanáveis tornam os atos não convalidáveis, são os vícios de motivo, objeto e finalidade. O motivo não admite convalidação afinal trata-se das razões de fato e de direito que ensejaram à pratica do ato.

São elementos essenciais à formação do ato administrativo?

Conforme a doutrina, consistem em elementos essenciais dos atos administrativos a competência, a forma, a finalidade, o motivo e o objeto.

Quais as principais características de um ato administrativo?

Em primeiro lugar, é importante destacar que, em regra, são considerados como atributos dos atos administrativos: a presunção de legitimidade ou veracidade; a imperatividade; e a autoexecutoriedade; e a tipicidade.

Quais as características de um ato administrativo?

Os atos administrativos são caracterizados por toda manifestação de vontade unilateral da administração pública cujo objetivo é criar, extinguir, modificar e manter direitos e obrigações de terceiros. Estes atos precisam cumprir requisitos legais para garantir sua eficácia no âmbito jurídico.

São exemplos de atos administrativos?

Ex. Licença, autorização, permissão, aprovação, admissão, visto, homologação, dispensa, renúncia, protocolo administrativo. Atos Enunciativos: certificam ou atestam uma situação existente.

Quais são os tipos de atos administrativos?

Dentre as espécies de atos administrativos, destacam-se os atos normativos, os atos ordinatórios, os atos negociais, os atos enunciativos, os atos punitivos e os atos de controle.

Qual lei fala dos atos administrativos?

LEI Nº 9.784 , DE 29 DE JANEIRO DE 1999.

Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.

Quais são os elementos da validade?

Validade
  • Agente capaz;
  • Objeto lícito, possível, determinado ou determinável; e.
  • Forma prescrita ou não defesa em lei.

O que é requisito de validade?

Os requisitos de validade dos negócios jurídicos são aqueles necessários para que o negócio jurídico seja válido. Se os possui, é válido e dele decorrem os devidos efeitos. Se, porém, falta-lhe um desses requisitos, o negócio é inválido, não produz o efeito jurídico em questão e é nulo ou anulável.

Quais são os elementos do plano da validade?

3 PLANO DA VALIDADE

Para que o negócio jurídico seja válido são necessários vários requisitos, de caráter geral, que são: capacidade do agente (condição subjetiva), objeto lícito e possível (condição objetiva) e forma prescrita ou não defesa em lei, conforme arts.

Artigo anterior
O que significa ordem rejeitada posição insuficiente?
Artigo seguinte
Quem é considerado o pai da pintura abstrata?