Quem deve emitir a nota fiscal de devolução?

Perguntado por: Isaac Oliveira Moreira  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (46 avaliações)

Acontece quando quem recebeu a nota (comprador, cliente ou fornecedor) a devolve ao estabelecimento (empresa, comércio ou loja). O próprio destinatário deverá emitir a nota de devolução para seguir o caminho da operação de compra e venda.

Por que emitir nota fiscal de devolução?

Devolução de venda: Para os casos em que o cliente decide não receber as mercadorias, é necessário emitir a nota fiscal de devolução. Essa emissão de nota fiscal de devolução tem como objetivo manter seu negócio em dia com a legislação e para que o estoque possa conter dados corretos.

Onde emitir nota fiscal de devolução?

Para emitir a Nota Fiscal de Devolução, acesse na tela inicial o menu Vendas > Notas Fiscais de Produto. Em seguida, clique em Criar Nova > Nota de Devolução. A tela de preenchimento é semelhante a da nota fiscal convencional, porém, o tipo de nota fiscal já vem definido no topo como Devolução.

Quem tem que emitir a nota fiscal?

O primeiro ponto que você precisa saber é que emitir nota fiscal é obrigação de qualquer empresa que comercializa um produto ou serviço, a menos que você seja isento por lei, o que é bem raro. Já aderir ao modelo eletrônico é um processo gradativo, conforme explicamos anteriormente.

Sou MEI como emitir nota fiscal de devolução?

Como emitir uma nota fiscal de devolução?
  1. faça o cadastro da natureza da nota juntamente com o CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações das Entradas e Saídas de Mercadoria), na aba “Cadastros” > “Naturezas”. ...
  2. vá em “Nota de Produtos” e clique em “+Nova”;

Como Emitir Nota Fiscal de Devolução e outras remessas - Emissor Gratuito SEBRAE

40 questões relacionadas encontradas

Qual a função da devolução de mercadoria?

Devolução de mercadoria é quando o item comprado é enviado de volta à empresa após ter sido recebido/escriturado pelo cliente. Note que já houve a aceitação do produto por ele, pois esse fato é importante para diferenciar o processo de retorno de mercadoria.

Como uma pessoa física pode emitir nota fiscal de devolução?

Caso a venda tenha sido para pessoa física e não tenha se concretizado, é preciso que o emitente da nota de origem emita a nota de devolução com uma CFOP de entrada. Mas caso o destinatário seja pessoa jurídica, a responsabilidade de emissão da nota fiscal eletrônica de Devolução cai sobre ele.

Qual a importância de manter uma planilha com as informações da devolução de venda?

O motivo para esse prazo é garantir ao cliente a possibilidade de desistência da compra quando receber o produto em sua casa, podendo assim verificar se está tudo certo com o pedido.

Como deve ser o procedimento fiscal da devolução de venda?

Todo o processo de devolução de venda deve ser feito tendo como base o cupom fiscal emitido para a compra do produto. Ao receber o cupom do cliente, o funcionário responsável pela atividade precisa dar entrada na mercadoria usando os dados impressos neste documento.

Como proceder em caso de devolução de mercadoria?

Você deve enviar o item para o conserto e, se o problema não for resolvido em até 30 dias, deve haver o ressarcimento do valor pago ou a troca por mercadoria similar. Depois do período de 90 dias, você está desobrigado de fazer qualquer procedimento de troca ou devolução.

Como proceder no caso de devolução de mercadoria?

Para realizar esse processo, basta informar no verso da nota fiscal os motivos da devolução, datar e assinar. Com isso, a mercadoria já está pronta para retornar ao seu local de destino. Vale ressaltar que será preciso registrar a entrada da mercadoria na empresa por meio de nota com indicação de dados da NF original.

Como emitir nota fiscal de devolução pelo emissor gratuito?

Para emitir a nota fiscal de devolução de mercadoria o emitente deve:
  1. acessar seu sistema de gestão de nota fiscal;
  2. procurar em “finalidade de emissão” a opção de devolução;
  3. entrar com a chave de acesso da NF-e que será anulada;

Quem não tem inscrição estadual pode emitir nota fiscal de devolução?

Portanto, quando a devolução é realizada por pessoa física ou ainda por empresa não contribuinte do ICMS, o próprio fornecedor catarinense poderá emitir a nota fiscal como devolução de venda. Como trata-se de nota fiscal de entrada, deverá ser utilizado o CFOP de entrada de devolução de vendas.

Qual CFOP para nota de devolução?

O CFOP será um CFOP especifico para devolução de mercadoria vendida ao cliente, nesse caso o CFOP 1202 (dentro do estado) ou 2202 (fora do estado) com a Natureza da Operação "Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros".

O que é devolução de vendas?

O que é uma devolução de venda? A devolução de venda é realizada quando os produtos vendidos pela sua empresa estão em desacordo com o pedido de compra elaborado pelo seu cliente e(ou) com problemas de qualidade.

Como classificar devolução de compra?

A nota de devolução deve ser contabilizada em conta redutora que compõe o grupo de Custo: (-) Devolução de Compras. O lançamento do ICMS está correto.

Quais os principais motivos da devolução de cargas?

Os principais motivos de devolução são: 20% receberam o produto danificado, 22% o produto recebido parece diferente, 23% receberam o item errado e 35% por outros motivos. A devolução do produto é garantida por lei, de acordo com o CDC- Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990: Art.

Qual CFOP de devolução para não contribuinte?

Inicialmente, cabe destacar que a Nota Técnica 2015.002, em sua versão 1.20, definiu que, “na Nota Fiscal de entrada de devolução de mercadora”, deve ser aceito “apenas o CFOP 1.949 ou 2.949, no caso de devolução de venda de consumidor final não contribuinte”.

Qual é o CFOP de devolução do CFOP 5405?

Para nota de devolução do 5.405, use o 1.411.

Como fazer uma nota fiscal de retorno?

5 dicas fundamentais como emitir nota fiscal de retorno de mercadoria?
  1. 1 – Conheça o motivo da emissão da NF de retorno. ...
  2. 2 – Preencha corretamente os dados da mercadoria. ...
  3. 3 – Referencie a nota fiscal de origem. ...
  4. 4 – Utilize o CFOP correto. ...
  5. 5 – Atente-se ao prazo da operação.

Quais são os procedimentos de devolução física ou documental?

Como proceder documentalmente. A recusa da mercadoria pode ocorrer de duas formas: ou o destinatário emite uma Nota Fiscal de devolução de compras, ou o destinatário recusa a mercadoria no verso da própria NF, destacando os motivos que o levaram a isso.

Qual a natureza da operação para devolução de mercadoria?

Para devolução de compra, é necessário cadastrar uma natureza de operação de saída de mercadoria. Já que você estará devolvendo a mercadoria para o fornecedor, será dada a saída dela da empresa. Dentro da natureza, clique nas regras da tributação para editar informações, como CFOP, ICMS, PIS/COFINS, entre outros.

Quando o consumidor pode pedir o dinheiro de volta?

Código de defesa do consumidor e a restituição do dinheiro

Há casos nos quais o consumidor pode pedir o valor pago de volta. A restituição de valores é prevista pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e pode ser solicitada pelo consumidor, seja por defeito, cobranças indevidas, ou até mesmo por desistência da compra.

Como funciona o direito do arrependimento?

O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único.

Artigo anterior
Porque a naftalina diminui com o passar do tempo?
Artigo seguinte
Pode ir de branco em enterro?