É normal ficar duro o local da cirurgia?

Perguntado por: Bianca Fonseca  |  Última atualização: 15. September 2024
Pontuação: 5/5 (57 avaliações)

O endurecimento ao redor de uma ferida cirúrgica pode ser normal ou pode sinalizar alguma complicação local, atrasando a cicatrização. Essa região precisa ser examinada por um cirurgião para ver se é necessário algum tratamento ou exame específicos.

Por que o local da cirurgia fica duro?

A inflamação faz parte do processo inicial de cicatrização normal da pele. Dessa forma, é normal e esperado que haja algum grau de vermelhidão, dor, desconforto e inchaço local. Em um período inicial forma-se um tecido cicatricial mais rígido, fibroso, com consistência mais endurecida.

É normal ficar um caroço no local da cirurgia?

Isso acontece devido a cicatriz gerada após uma incisão que em algum ponto não cicatrizou adequadamente. Assim, nota-se o surgimento de um nódulo na incisão ou próximo a ela. Em geral, a causa do problema está associada à prática prematura de exercícios ou outros tipos de esforço físico após a cirurgia.

Porque a cicatriz fica dura por dentro?

A fibrose é o aumento de fibras no tecido da pele, ou seja, a formação de um tecido “a mais” no local que houve o corte. É a cicatriz para o lado de dentro do corpo.

Como saber se o local da cirurgia está inflamada por dentro?

Para identificar se seus pontos estão infeccionados ou inflamarem, observe se há vermelhidão ao redor dos pontos, inchaço, sensação de que o local está mais quente, dor, odor ruim no local da ferida/cirurgia e, em alguns casos, febre alta.

Pele endurecida depois da cirurgia é normal?

17 questões relacionadas encontradas

Como saber se a cirurgia está cicatrizando bem por dentro?

Sinais Positivos de Cicatrização Interna

Ausência de inchaço excessivo: Embora algum inchaço seja normal, sua redução gradual é um indicativo de cicatrização, principalmente a partir de 48h a 72h após a cirurgia. Mobilidade Melhorada : A capacidade de movimentar-se sem dor intensa sugere uma boa cicatrização.

Quais são os primeiros sinais de infecção cirúrgica?

Clinicamente, a ferida cirúrgica é considerada infectada quando existe presença de drenagem purulenta pela cicatriz, esta pode estar associada à presença de eritema, edema, calor rubor, deiscência e abscesso.

Como amolecer cicatriz endurecida?

– Cicatriz Endurecida

Cicatrizes endurecidas, também conhecidas como cicatrizes hipertróficas, podem ser suavizadas com injeções de corticosteróides ou tratamentos a laser.

Como amolecer a fibrose?

A infusão de dióxido de carbono (terapia de CO2 ou carboxiterapia) na fibrose cicatricial pós-operatória sob a pele também ajuda na cura. Ao melhorar a circulação e alongar a fibrose, o dióxido de carbono permite a reabsorção e laceração da cicatriz.

Quais são as 4 fases do processo de cicatrização?

A fase proliferativa é constituída por quatro etapas fundamentais: epitelização, angiogênese, formação de tecido de granulação e deposição de colágeno. Esta fase tem início ao redor do 4º dia após a lesão e se estende aproximadamente até o término da segunda semana. A epitelização ocorre precocemente.

O que pode ser um nódulo endurecido em uma cicatriz recente?

Pode ser um abscesso, cisto sebáceo infectado, furúnculo, fibrose, ... É melhor procurar um médico para ter o diagnóstico e tratamento adequado, em alguns casos pode até ser necessário tomar antibiótico ou fazer uma pequena cirurgia.

Quanto tempo demora para desinchar o local da cirurgia?

Geralmente, leva-se cerca de 3 semanas para o inchaço diminuir consideravelmente.

Como saber se a cirurgia está inflamada por fora?

Sensação de que o local está mais quente; Dor; Muitas vezes, febre alta; Odor ruim no local da ferida ou da cirurgia.

Como saber se a cirurgia está indo bem?

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

Quando o seroma fica duro?

Em alguns casos o corpo absorve o excesso de líquido, porém muitas vezes é preciso tratar o seroma. Caso não seja tratado e o acúmulo de líquido não seja removido, ele pode endurecer e formar um seroma encapsulado. Além de tudo isso, o seroma também pode infeccionar e formar abcessos na cicatriz, liberando pus.

O que é fibrose depois da cirurgia?

O que é fibrose? A fibrose é uma resposta do organismo ao trauma gerado por uma agressão cirúrgica, ou seja, é a cicatrização da área submetida ao procedimento cirúrgico. Contudo, quanto maior a lesão, maior será a formação tecido cicatricial (fibrose).

Quanto tempo demora para fibrose sumir?

Alguns profissionais acreditam que com aproximadamente 6 meses a fibrose irá melhorar ou até mesmo desaparecer.

Como romper a fibrose?

Entretanto, as fibroses podem ser solucionadas apenas com o desenvolvimento de um tratamento específico. A fisioterapia manual, tem sido considerada padrão ouro de tratamento para fibrose. Com o tratamento fisioterapêutico manual é possível tratar fibroses recentes e tardias com muito sucesso.

Quanto tempo para desfazer fibrose?

A fibrose faz parte desse processo natural de cicatrização interna e normalmente não causa problemas para as pacientes, desaparecendo após alguns meses.

Pode massagear cicatriz de cirurgia?

DE CICATRIZES. Pode ser realizada assim que a ferida tiver fechado devidamente, os pontos tiverem sido tirados e com a aprovação do seu médico. Não massage se a ferida apresentar hemorragia ou exsudado.

Qual a melhor pomada para fibrose?

Fibrase Cloranfenicol Pomada 30g - Drogaria Sao Paulo.

Porque a cicatriz fica repuxando?

A Cicatriz Alargada pode acontecer normalmente, em áreas de articulação, onde a cicatriz, durante o processo de cicatrização, sofre forte tensão. É um tipo de cicatriz comum, pois em alguns casos cirúrgicos a pele é esticada ao máximo para a realização do procedimento.

Quanto tempo após a cirurgia pode dar infecção?

Esta infecção pode se dar nas primeiras 24h após a cirurgia (aguda) ou pode acontecer de forma tardia, podendo se manifestar semanas, ou até anos depois da cirurgia. A infecção pode ser suspeitada pela presença de edemas e vermelhidão ao redor da incisão cirúrgica, com a presença de saída de secreção pururlenta.

Quais as cinco principais complicações no Pós-operatório?

Quais são os principais riscos que o paciente corre no pós-operatório?
  • Infecções no pós-operatório. ...
  • Trombose venosa profunda. ...
  • Retenção urinária e constipação. ...
  • Abertura dos pontos. ...
  • Dificuldades de cicatrização. ...
  • Sarcopenia no pós-operatório.

O que faz infeccionar cirurgia?

Causas. A causa da infecção da ferida operatória são microorganismos introduzidos durante ou após a cirurgia. Em suma, os microorganismos mais comuns são as bactérias, incluindo o Staphylococcus aureus e a Escherichia coli.

Artigo anterior
Qual é o primeiro passo para a disciplina?
Artigo seguinte
Qual o cheiro da prosperidade?